Tex Willer por Wagner Macedo

Wagner Macedo é professor, ilustrador e coleccionador de Banda Desenhada e presenteou o blogue do Tex com um desenho do Ranger de sua autoria, realizado em 2007.

Segundo o professor Wagner Macedo, tratava-se de um rabisco simples a lápis, sem nenhum tipo de tratamento de imagem, que não traduzia ainda o que ele pretendia, ou seja foi um mero estudo sem nenhuma pretensão maior… e foi o seu primeiro trabalho com personagens do mundo Bonelliano e hoje damos então a conhecer o primeiro Tex de Wagner Macedo:

(Para aproveitar a extensão completa da imagem, clique na mesma)

21 Comentários

  1. Simplesmente estrondoso, barbaridade! Parece até que o homem nasceu desenhando. Realmente, é uma obra digna dos grandes desenhadores de Tex.

  2. Um belo desenho realmente, só deixando a desejar a sombra do chapéu que ficou errado, mas o resto está “perfeito”.
    Lucílio Valério

  3. Quer dizer que esse desenho é uma “imitação”? Que pena, eu já estava achando que haviam descoberto mais um artista, mas ele simplesmente copiou o desenho de Brindisi.

  4. Mais do que “imitação” ou “cópia”, o correcto é dizer “inspiração”, porque quantos grandes nomes da 9ª Arte Mundial (basta citar somente no campo Bonelliano, nomes como Galleppini, Villa, Milazzo ou até o próprio Brindisi) não fazem desenhos “inspirados” em outros desenhos… e eu pelo menos não me atrevo a dizer que são cópias, porque há sempre algo de diferente (e de seu) em cada desenho e no caso Wagner Macedo basta atentar por exemplo para o rosto do seu Tex!

  5. O Zeca está certo, esse desenho foi apenas um estudo… não passou de um sketch com objetivo de deixar uma padrão realista no Tex. Sou aluno do Wagner e cheguei a ver este desenho quando entrei no curso… as ilustrações que ele faz são fantásticas!!
    Luiz Piorotti

  6. Esse estudo do Tex que o Wagner fez sobre o desenho do Brindisi ficou muito bom.
    Quanto ao comentário acima, que chamou o desenho de “imitação”, bem, concordo com os comentários do Zeca e do Piorotti. Tal desenho, como o próprio post diz, é apenas um rabisco simples, um estudo, e não um “produto final”. Rabisco este baseado no desenho do Bruno Brindisi. É só comparar os dois desenhos: a posição e a incidência de luz são as mesmas, mas os traços são completamente diferentes.
    Vale lembrar que todos os grandes artistas da banda desenhada usam referências para o desenho da figura humana, referências essas que podem ser desde fotografias à desenho de outros artistas.

  7. Gostei do desenho! Agora venha o próximo, que pela “amostra” seguramente o potencial é bem grande. Um abraço. Orlando Silva

  8. O desenho, apesar de ser um estudo, está a altura dos artistas que passaram pelo personagem; porque não é qualquer um que pode desenhar Tex.

  9. Realmente, apesar do desenho não ter sido totalmente desenvolvido por seu autor (visto que ele pegou muita coisa do desenho de Brindisi, até a sombra do chapéu errada), ficou um desenho muito bom; a expressão séria, o olhar duro, o jogo de sombra delineando a fisionomia de Tex… Perfeitos!
    Bem que ele podia ter colorizado, talvez com aquarela. Aí sim hein? Ficaria nota 11!

  10. Estudo muito bom! Acredito que mais alguns colorizados… Ficarão BEM melhores….

  11. O sketch está perfeito. Discordo daqueles que disseram que a sombra do chapéu está errada, uma vez que o foco de luz é oriundo do canto superior à esquerda do personagem (quem quiser pode fazer o teste com uma luminaria).
    Espero ver mais desenhos desse artista no blog, e quem sabe na revista um dia.

  12. Eu vou postar um trecho do e-mail que mandei ao José Carlos Francisco…

    Quanto a esse pequeno estudo (esboço) realizado por mim, que ficou inacabado e com alguns erros, me servindo de referência para o traje típico da personagem que gostamos tanto, e também para começar a preparar um Tex dentro da essência do meu traço. Peguei então vários desenhos de artistas que gosto, um deles foi esse do grande Bruno Brindisi, espero que ele não fique chateado por eu ter estragado seu desenho… rsrsrs… pode colocar sim, e não precisava nem autorização pois TEX e um patrimônio mundial.

    Eu estava para mandar duas fotos minhas ao Zeca, quando recebi o email… já estava no ar… rs… onde ele consegui a foto!?!?!…rs

    Eu gostaria de agradecer imensamente ao Zeca a oportunidade de participar do blog do Tex, agradecer as críticas e elogios de todas as pessoas que aqui expressam sua opinião pessoal.
    O meu muito obrigado à todos.
    Wagner Macedo

  13. Nós é que agradecemos, grande Mestre Wagner, por nos ter deixado publicar este seu primeiro Tex no blogue do Ranger e foi uma boa opção, tendo até em conta o número de comentários (e elogios) ao seu “rabisco” e a “crítica” que houve, nem sequer é para levar a sério, pois veio de alguém que nem teve a coragem de assinar o seu comentário.
    Quanto à foto, eu depois lembrei que tinha no meu computador uma foto sua tirada em casa do José Ricardo e aproveitei para usá-la, até para não atrasar ainda mais o post, que já estava com cerca de 2 anos de atraso (…risos…).
    Agora ficamos à espera de novas colaborações vindas de si… pois será sempre um privilégio e uma honra para o blogue do Tex, ver as suas novas Artes Texianas…
    Um grande abraço.

  14. Muito bom o desenho do artista!!!! Comparando com a sua “fonte”, percebe-se os detalhes caracteristicos e pessoais de seu autor… realmente por ser um simples estudo está muito bom mesmo… agora uma pergunta ao demais: alguém chegou a perceber, mesmo q pequenos alguns traços do grande Civitelli, tais como a clareza dos traços e sutilezas nas sombras… acho q o autor teve alguns desenhos de Civitelli também como inspiração ou seria só coincidencia?!!!

    De: SGT-SERAFIM@HOTMAIL.COM

  15. O cara de cima falou que é imitação mas eu digo o seguinte:
    Senta na prancheta e faz melhor!
    Falar isso é facil, quero ver fazer!!

    Muito bom o rabisco Wagner!!

  16. Bela obra, um exercício que mostra uma parcela do potencial desse grande artista brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *