Se noartigo anteriorfomos surpreendidos com a ausência de Tex na capa do Classic, desta vez não nos podemos lamentar: Tex está lá! E numa das suas imagens mais icónicas, como pode ser visto de seguida.
.
Tex Classic #21 – La legge del giudice Colt
O Classic como sempre, tem por base as capas da colecção Albo d’Oro, a primeira que publicava as páginas de Tex montadas em três tiras. Entre as duas capas elegíveis, desta vez, a escolha recaiu na mais famosa:
Albo d’oro Tex #42
Como se pode constatar as diferenças são muitas, começando pela ausência quase total do fundo. Inclusive as linhas que sulcam o céu atrás do protagonista não são as habituais do original, tendo sido redesenhadas aproximadamente da mesma forma para a ocasião. Isto porque o desenho realizado em 1954 para a capa do albo d’oro foi “mutilado” em 1959, quando decidiram usá-lo como capa do terceiro número da segunda série gigante de Tex, ou seja, a série inédita que ainda hoje encontramos mensalmente à venda nos quiosques italianos. Ao contorno recortado de Tex foi acrescentado um fundo com o aviso de uma recompensa para justificar o título e o conteúdo daquela edição. De seguida mostramos todas as versões do terceiro número da actual colecção de Tex. Divirtam-se a descobrir as diferenças.
.
Tex #3
Tutto Tex #3
Tex Nuova Ristampa #3
Esta icónica posição de Tex foi utilizada uma infinidade de vezes por parte dos editores do personagem ao redor do mundo; segue-se uma curiosa versão em que Tex, graças a esta capa “encontra” um outro bem conhecido personagem da banda desenhada italiana, ainda que da concorrência: Kinowa.
Kinowa e Tex
Trata-se da capa do número 53 (datado de 1960), da série turca dedicada a Kinowa, colecção onde as aventuras do nosso Tex apareceram pela primeira vez naquele país.
Encerramos com uma curiosidade sobre uma das seis capas das ‘strisce‘ contidas neste Classic; aquela que pode ser vista de seguida:
.
Collana del Tex nº 58 – 2ª Série “Sul sentiero di guerra”
Tex Raccoltina Serie Rossa nº 16 ‘La legge del coltello’
A imagem, além de ter sido reutilizada para uma das raccoltine de Tex, graças à conclusão do desenho no canto superior esquerdo com o título (que coincidentemente também lembra o do Classic de que estamos a abordar hoje), está repleta de mudanças cromáticas clássicas, típico do período, também foi escolhida por Claudio Villa como ponto de partida para a capa do quinto volume da Collezione Storica a Colori publicada pelo La Repubblica na década passada.
Collezione Storica a Colori #5 – ‘Il re dei tiratori’