SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 20

Por Saverio Ceri [1]

Vigésimo encontro com a (re)descoberta das capas originais utilizadas pela redacção de Tex para a série Tex Classic.

Tex Classic #20 – La banda dei Dalton

O 20° Tex Classic hospeda as aventuras publicadas pela primeira vez entre 21 de Dezembro de 1950 e 25 de Janeiro de 1951 nas strisce 55 à 60 da segunda série. A capa da primeira destas strisce, já nos mostra o fim da viscosa Bessie Milligan, também protagonista da capa deste Classic.

Collana del Tex nº 55 – 2ª Série “Un’orribile fine!

O trágico epílogo da vida da senhora Milligan também tinha sido escolhido em Janeiro de 1954 como capa do 39° albo d’oro; a mesma imagem foi ligeiramente limpa para a recente reimpressão na série a cores.

Albo d’oro Tex #39

Escolha bastante original e curiosa, não tanto porque o título do Tex ClassicLa banda dei Dalton” faz referência à aventura sucessiva àquela de Bessie, mas pelo facto da outra capa elegível, a do 40° albo d’oro que pode ser vista mais abaixo, mostrava o protagonista da série em acção. Hoje entre as regras fundamentais na realização de uma capa de Tex, está a de que o Ranger deve sempre estar presente. Evidentemente esta directiva ainda não tinha sido concebida em 1954. 

Albo d’oro Tex #40

Agradecendo devidamente ao site www.collezionismofumetti.com que nos permite mostrar as capas da época em todo o seu esplendor, encerramos o post de hoje vendo a primeira versão desta imagem, que apareceu como capa da quinquagésima oitava striscia da segunda série da collana del Tex.

Collana del Tex nº 58 – 2ª Série “Sul sentiero di guerra

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 30/12/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *