Pranchas originais de Tex, expostas no Festival da BD da Amadora

60 anos de Tex no 19º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – 2008Na exposição dedicada aos 60 anos de Tex, integrada no 19º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – 2008, estão expostas pela primeira vez num país fora da Itália, pranchas originais de Tex, pranchas essas da autoria de alguns dos mais consagrados desenhadores de Tex, como por exemplo Giovanni Ticci, Fabio Civitelli, Alfonso Font e Ernesto Garcia Seijas, mas também de alguns mais novos, ou mesmo estreantes como por exemplo Marco Santucci, Marco Bianchini, Franco De Vescovi, Rossano Rossi e Ugolino Cossu.

Ler uma história de Tex, é uma aventura maravilhosa,  mas poder apreciar os originais, é uma aventura muito maior. É uma daquelas coisas que nos ficará na memória para toda a vida. Quem vier à Amadora para ver as pranchas originais expostas no Festival, poderá constatar isso mesmo. Até porque hoje a BD tem o estatuto de Arte – a 9ª – e os seus originais podem valer milhares de euros.

Vinheta de Ernesto Garcia Seijas que foi refeitaAlém disso, através da visão e apreciação ao pormenor dos originais, apercebe-se que entre a prancha desenhada pelo autor e a página que será impressa, por vezes há algumas mudanças, umas mais subtis, outras menos, como por exemplo se pode constatar por exemplo num dos quadradinhos de Ernesto Garcia Seijas que foi refeito mais tarde na editora Bonelli, como se pode ver na fotografia aqui ao lado.

Fabio Civitelli e Marco BianchiniEsta e muitas outras curiosidades, podem ser apreciadas por quem visitar a exposição dedicada à célebre personagem da banda desenhada italiana, que se encontra aberta ao público, até ao dia 9 de Novembro e que contará com a presença dos desenhadores FABIO CIVITELLI e MARCO BIANCHINI, nos dias 7, 8 e 9 deste mês de Novembro, para abrilhantar o evento.

Para aguçar ainda mais a curiosidade e o desejo de se deslocarem à Amadora, deixamo-vos com algumas das pranchas originais de Tex que podem ser vistas no Festival:

Giovanni Ticci
Pranchas originais de Giovanni Ticci

Prancha original de Giovanni Ticci - 1Prancha original de Giovanni Ticci - 2
.

Fabio Civitelli

Pranchas originais de Fabio Civitelli

Prancha original de Fabio Civitelli - 1Prancha original de Fabio Civitelli - 2
.

Marco Santucci & Marco Bianchini
Pranchas originais de Santucci e Bianchini

Prancha original de Santucci e Bianchini - 1Prancha original de Santucci e Bianchini - 2
.

Ugolino Cossu:

Pranchas originais de Ugolino Cossu

Prancha original de Ugolino Cossu - 1Prancha original de Ugolino Cossu - 2
.

Rossano Rossi
Pranchas originais de Rossano Rossi

Prancha original de Rossano Rossi - 1Prancha original de Rossano Rossi - 2
.

Outra curiosidade bem interessante que se pode observar é comparar a prancha original, com a página publicada na revista, como por exemplo nas fotos seguintes, onde se pode ver as páginas coloridas da história comemorativa dos 60 anos de Tex, comparando com os respectivos originais:

Prancha original de Fabio Civitelli e página impressa - 1

Prancha original de Fabio Civitelli e página impressa - 2

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

5 Comentários

  1. Lindas imagens !!!
    Parabéns e Obrigado Pard ZECA, por proporcionar a nós, cá deste lado do Atlântico, visualizarmos belíssimas fotos das pranchas originais que estão expostas no FIBDA da AMADORA/2008…
    UM GRANDE & ” TEX ” ABRAÇO do tamanho de 60 ANOS!

  2. Realmente temos que agradecer. O blog está em constante evolução e à cada matéria que passa, o nosso “vocabulário” texano ou quadrinhístico em geral vai aumentando.
    Eu gostei muito em especial das últimas postagens mostrando os originais.
    Quanta coisa boa num lugar só!!! 🙂

  3. Já andei a pesquisar no site da FIBDA mas não encontro nada agendado para dia 7/11. Será que alguém me pode dizer qual vai ser o programa das festas, entenda-se “comemoração dos 60 anos de Tex Willer”, para os dias 7,8 e 9 ou então dizerem-me onde poderá ser consultado.
    Fico ansiosamente a aguardar a vossa resposta.

  4. Olá prezado pard e Amigo Rui Rolo. Oficialmente no dia 8/11, o ponto alto das comemorações dos 60 anos de Tex, serão as sessões de autógrafos de Fabio Civitelli e Marco Bianchini, que decorrem das 15 às 19 horas. Mas durante o dia, Texianos portugueses, mas também brasileiros, espanhóis, franceses e italianos vão estar pela Amadora, de forma a que haja um grande convívio Texiano, onde os autores também estarão presentes. Está-se ainda a estudar a viabilidade de nos reunirmos todos durante uma refeição e se possível com a presença de Civitelli e Bianchini, mas de momento temos que aguardar para saber se a organização os dispensa para estarem connosco… por isso o melhor mesmo é todos nos deslocarmos à Amadora e depois por lá, juntos veremos como se comemorarão então os 60 anos do nosso TEX!
    Ah, no dia 7 ao findar do dia e à noite, os autores italianos já devem estar pelo Festival, tal como no domingo de manhã, já que retornam a Itália após o almoço de domingo.

  5. Adorei a edição comemorativa dos 60 anos de Tex, achei o desenho de Fabio Civitelli realmente fantástico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.