Por José Carlos Francisco (texto e fotos)
Esteve patente na cidade do Porto, integrada na 1ª Edição do MAB Invicta – Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada que se realizou na Faculdade de Belas Artes dessa bela cidade nortenha, no fim de semana de 17 e 18 deste mês de Março, uma exposição com pranchas inéditas do Tex Gigante da autoria de Fabio Civitelli a ser lançado na Itália em Julho (portanto em rigorosa antestreia MUNDIAL) e cuja trama contendo 224 páginas tem o título provisório ”La cavalcata del morto“, exposição essa que foi abrilhantada pela presença do próprio desenhador italiano.
Ler uma história de Tex, é uma aventura maravilhosa, mas poder apreciar as pranchas no seu formato original, é uma aventura muito maior. É uma daquelas coisas que nos ficará na retina durante muito tempo. Quem compareceu no evento do Porto para ver as pranchas expostas no MAB Invicta, pôde constatar isso mesmo. Até porque hoje a BD tem o estatuto de Arte – a 9ª. Além disso, através da visão e apreciação ao pormenor das pranchas no formato original, apercebe-se que entre a prancha desenhada pelo autor e a página que será impressa na revista, por vezes há algumas mudanças, umas mais subtis, outras menos.
Para aguçar ainda mais a curiosidade e verem o que perdeu quem não se deslocou ao Porto no fim de semana passado, deixamos-vos com algumas fotografias da exposição dedicada ao Tex Gigante de Fabio Civitelli e Mauro Boselli (o argumentista da história), até porque todos aqueles que visitaram esta exposição no fim de semana não lhe ficaram indiferente, pois para além das pranchas expostas, a mostra também contou com uma fantástica cronologia de Tex desde 1948 até precisamente à data da inauguração do MAB Invicta, exaltando todos os principais acontecimentos relacionados à saga nestes quase 65 anos de vida editorial, para além de um texto alusivo à efeméride.

Fabio Civitelli, na companhia de Hernâni Portovedo e Orlando Santos Silva, visitando a exposição dedicada ao seu Tex Gigante, ainda inédito

José Eduardo Monteiro observando atentamente as pranchas inéditas do Tex Gigante desenhado por Fabio Civitelli
(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)
224 páginas com a arte detalhada de Fabio Civitelli. Certamente, essa edição da série “Tex Edição Gigante” será um grande sucesso. 🙂
Esse Tex Gigante desenhado por Civitelli fará parte da minha coleção sem qualquer dúvida!
Esse Tex Gigante do Civitelli, quando sair por aqui, a Mythos deveria lançar com um papel de primeira qualidade para não estragar a obra do mestre.