Manfred Sommer e Tex no Jornal de Notícias: 05-10-2007

Texto da secção Cultura de 05/10/2007
Banda Desenhada
F. Cleto e Pina

Morreu Manfred Sommer

* Criador de Frank Cappa e actual desenhador de Tex foi dos rostos do boom da BD espanhola nos anos 80

Morreu Manfred SommerManfred Sommer, um dos rostos do grande boom da banda desenhada espanhola nos anos 80 (com Torres, Prado, Ortiz, Segura, Abulli ou Bernet) faleceu aos 74 anos, vítima de doença.

Nascido em San Sebastian, com apenas 9 anos tornou-se aprendiz de Jesus Blasco (criador de “Cuto“), tendo assinado as suas primeiras histórias aos 14 anos. Fez BD para Espanha e para o estrangeiro, trabalhando em cinema de animação e publicidade, mas só em 1981 conheceria o sucesso, com a criação de Frank Cappa na revista “Cimoc“, um fotojornalista livremente inspirado em Robert Capa, o célebre fotógrafo da agência Magnum.

Criado “por uma urgência quase visceral” de alguém cansado “de ficar impotente diante dos horrores que a televisão mostra“, Cappa, publicado em Portugal no “Mosquito” e no álbum “Frank Cappa no Brasil“, interessava-se mais pelos seres humanos protagonistas das notícias que cobria do que pelos acontecimentos em si.

Jornal de NotíciasCanadiano no passaporte mas cidadão do mundo, que percorreu de lés a lés, serviu a Sommer para transmitir dele a sua visão melancólica e desencantada, através de um preto e branco contrastado e ritmado, inspirado em mestres como Pratt e Caniff.

Depois de alguns anos afastado da 9ª arte, para se dedicar à pintura, Sommer voltou aos quadradinhos em 2003, para desenhar Tex, o célebre ranger da Bonelli, tendo deixado incompleta uma história.

Copyright: © 2007 Jornal de Notícias; F. Cleto e Pina
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.