Por José Carlos Francisco
Foi inaugurada no sábado, dia 2 de Fevereiro, em Cardano al Campo (Itália), no Hotel Cavalieri della Corona, via Baroldo 12, a mostra “Cavalcando con Tex“, cujo cartaz se dá a conhecer, aqui ao lado, organizada pela
ASSOCIAZIONE AMICI NELL’ARTE
“Il Laboratorio JazzClub” -”APJ-Art,Photo & Jazz”- “Jazz Photo”.
Tratou-se de uma exposição de desenhos originais de Aldo Capitanio, Fabio Civitelli, Ferdinando Fusco, Francesco Gamba, Guglielmo Letteri, Carlo Raffaele Marcello, Virgilio Muzzi, Giovanni Ticci e Claudio Villa.
O programa do evento, que prosseguiu até às 18 horas deste domingo, 3 de Fevereiro, compreendeu também um encontro com o público, onde estiveram presentes o editor Sergio Bonelli, o desenhador Fabio Civitelli, o argumentista Tito Faraci, o autor Giovanni Battista Verger e o editor Sergio Pignatone, integrados numa “mesa redonda” intitulada “Tex e il fumetto popolare italiano”, que entre outras coisas serviu para a apresentação em antestreia do primeiro (de três) volume de “Cavalcando con Tex – 60 anos”, edição de luxo realizado pela editora Little Nemo, propositadamente por ocasião do 60° aniversário de Tex Willer, a ocorrer precisamente neste ano de 2008.
Trata-se da reproposta em dois elegantes volumes de Cavalcando com Tex, editado por ocasião dos 50 anos do ranger (na altura, em cinco volumes), com a inclusão de desenhos inéditos e sobretudo de um terceiro volume especial e totalmente inédito para os coleccionadores e fãs de Tex. Foram impressos 1.000 exemplares, todos numerados e as primeiras 300 cópias a serem vendidas serão acompanhadas de um desenho original, entre os publicados no interior da série.
Seguiu-se ao findar do dia, um jantar Texiano com um especial menu realizado graficamente por Fabio Civitelli, arte oferecida aos cerca de cem participantes no jantar, cuja presença custou 35,00 Euros e de cuja ementa constou:
– Tenros bifes com três dedos de altura assados na brasa;
– Uma montanha de batatas fritas, cozinhadas segundo uma velha receita do velho Oeste;
– Feijões pretos à mexicana, com piri-piri (para quem adora um pouco de picante);
– Rios de cerveja bem gelada;
– Torta de maçã (ou de mel) na melhor tradição do Oeste;
– Café… à italiana;
– “Água de fogo” ou se preferirem wishky;
Deixamo-vos agora com algumas fotografias do evento, tiradas pelos correspondentes do blogue do Tex na Itália: Gianni Petino e Omar Bacis.
Algumas pranchas e desenhos expostos:
.
A mesa redonda, que afinal era rectangular e fotos de ilustres presentes:
.
.
.
Fabio Civitelli desenhando… quase uma constante durante o evento:
.
.
.
.
.
.
.
O já raro e famoso menu Texiano, realizado graficamente por Fabio Civitelli, abrilhantado por uma dedicatória especial, mesmo para quem não esteve presente, o autor deste texto:
.
.
.
(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)
Mais uma excelente iniciativa no ano em que Tex completa 60 anos. Só mesmo na velha bota é que os leitores conseguem estar perto e confraternizar com os seus artistas preferidos. Por cá, felizmente podemos acompanhar tudo o que se passa no Blog e muitas vezes em primeira mão.
Sérgio Sousa
Sono molto contento di vedere le notizie e le foto della
nostra manifestazione sul vs blog.
Grazie.
Alberto Pempinelli
Carissimo Alberto Pempinelli,
siamo noi a ringraziare lei per avere organizzato questa bella riunione.
(Nós é que agradecemos ao senhor pela organizaçao desta reunião.)
José Carlos/Gianni Petino