Revista do Clube Tex Portugal #1 recebida no Brasil pelo staff do Ranger

Por José Carlos Francisco

Dolores e Marcos Maldonados com a Revista do Clube Tex Portugal #1

A Revista do Clube Tex Portugal #1 continua a sua epopeia junto dos Sócios do Clube e desta vez os ecos chegam do outro lado do Atlântico, nomeadamente do Brasil, o país onde o Ranger é editado na língua portuguesa através da Mythos Editora.

E também do Brasil os elogios à Revista são imensos, elogios esses vindos do próprio staff do Ranger, staff actual, mas também do passado, como é o caso da mítica tradutora Tizziana Giorgini Crudeli. Tradutora oficial, por um período de cerca de 10 anos, de Tex (e Zagor) na década de 8o do século passado, nos velhos tempos das Editoras Vecchi e Globo, faz parte da história viva do Ranger no Brasil, tendo inclusive traduzido algumas das mais épicas histórias de Tex, como se pode constatar nas fichas técnicas das edições nº 111 e 112 de Tex, mais precisamente “Ao Sul de Nogales” e “El Muerto“, duas das mais memoráveis e apreciadas aventuras do Ranger.

Tizziana Giorgini com a Revista do Clube Tex Portugal #1

A propósito da Revista do Clube Tex Portugal #1, Tizziana Giorgini afirma: “A revista está FAN-TÁS-TI-CA! Um primor! Não deixa nada a desejar (até supera!!) em relação ao padrão Bonelli. Parabéns a toda a equipa pela edição e pela TEXnacidade em concretizar os vossos ideais.“.

Marcos Maldonado com a Revista do Clube Tex Portugal #1

Quem também já recebeu a primeira Revista do Clube Português foram Marcos Maldonado e sua esposa Dolores Maldonado, míticos legendadores (no Brasil: letristas) de Tex (e muitas outras personagens de banda desenhada publicadas ao longo de mais de 4 décadas de profissão) e que nos confidenciaram: “Foi com grande prazer que recebemos as revistas do Clube Tex Portugal.“.

Dolores Maldonado com a Revista do Clube Tex Portugal #1

Paulo Guanaes, o lendário tradutor de Tex que em 2014 comemorou o seu 40º aniversário a traduzir o Ranger (iniciou-se nestas lides em 1974, mas trabalha com Tex desde 1971, mais precisamente aquando do lançamento da histórica edição nº 1), ao posar com a Revista do Clube Tex Portugal #1 disse-nos que já estava a pensar na próxima colaboração: “Parabéns pelo trabalho, a revista está bem editada! E já estou maquinando um texto para o próximo número…“.

Paulo Guanaes e seu neto Miguel com a Revista do Clube Tex Portugal #1

Por sua vez Júlio Schneider, consultor, redactor e tradutor de Tex (e demais personagens publicadas no Brasil pela Mythos Editora) numa primeira análise afirmou: “Quanto à revista, numa primeira olhada, tudo muito bom. Depois lerei com calma.“.

Júlio Schneider com a Revista do Clube Tex Portugal #1

Mas no Brasil também temos um Sócio muito especial, um Grande Pard e Amigo dos fãs e coleccionadores do Ranger em Portugal e inclusive colaborador do blogue português do Tex, o Antonio Carlos S. Moreira, mais conhecido pelo nome artístico de AMoreira e que colecciona Tex desde 1971, tendo adquirido o mítico nº 1, com arco e flecha directamente na banca e sendo por isso um dos poucos pards com toda a colecção do Ranger em perfeitíssimo estado de conservação.

AMoreira com a Revista do Clube Tex Portugal #1

Pois bem, o AMoreira também já recebeu, no Rio de Janeiro, ou melhor em Niterói, o exemplar do Clube Português como mostramos na foto acima e como forma de reconhecimento, e devidamente equipado, escreveu publicamente as seguintes palavras: “Excelente edição, com matérias isentas e verdadeiras que revelam as opiniões da maiorias dos fãs.“.

(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. Muito, muito bom!

    Estão todos de parabéns, sobretudo os “mentores” e “criadores” da Revista e do Clube Tex.

  2. Sinto muito orgulho de fazer parte do “staff” de Tex no Brasil. Ao lado de competentes profissionais como Marcos e Dolores, que conheci nos anos 1970, e Julio.
    Mas me emociona rever minha querida amiga Tizzi, talentosa tradutora, e compartilhar esse momento de alegria com meu pequeno pard Miguel.
    Parabéns aos responsáveis pela revista!

  3. Eu e a Dolores nos sentimos honrados em fazer parte do Clube Tex Portugal, quanto à revista nº1 conta com matérias muito bem elaboradas, o que não poderia ser de outra forma dado a capacidade de seus redatores, ficamos felizes ao ver grandes amigos como o Júlio Schneider amigo de longa data, o AMoreira, a Tizziana que infelizmente não conhecemos pessoalmente, mas não faltará oportunidade, e o grande amigo de mais longa data Paulo Guanaes (desde o tempo da Vecchi) que muito nos honra junto com sua esposa da sua amizade, e em especial a toda diretoria do Clube Tex Portugal. Um grande abraço e um 2015 com muito sucesso a todos os Pards de todas as partes do planeta.

  4. Parabéns pelo sucesso, porque foi conquistado com perseverança e paixão. Votos de um Bom 2015, para a família Texiana.

  5. Orgulhoso de estar entre as “feras” acima reafirmo:
    Excelente revista, com excelentes matérias e de uma independência que eu realmente não esperava.
    Todos estão de parabéns, tanto o Clube Tex Portugal quanto os editores da Revista.
    Que venha a nº 02.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *