Arte de Dag Lemos

Tex e Kit Carson por Dag LemosDagoberto Viegas Lemos, mais conhecido por Dag Lemos, é um veterano desenhador brasileiro de banda desenhada, pois há mais de  cinquenta que o desenho faz parte da sua vida, tendo entre muita outra coisa, desenhado para a Hanna-Barbera, onde fez o Falcão  Azul e o Bionicão e foi inclusive um dos pioneiros no Brasil, tendo se profissionalizado em 1956 e de lá para cá nunca mais parou, sempre publicando a sua arte no seu país, especializando-se nos género terror, policial e western.

Tex a galope.
No presente e depois de um acidente relativamente grave, o Mestre, está novamente a trabalhar para o mercado norte-americano, após ter recebido uma interessante e irrecusável proposta.
O seu estúdio (Escola de Artes Dag Lemos) situa-se na cidade brasileira de Campinas, Estado de São Paulo e dele já saíram alguns actuais ilustres artistas da 9ª Arte.

.
Buck JonesNos seus tempos livres mais recentes e depois de um contacto com José Carlos Francisco e vendo a paixão (e a BiblioTEX) do português popularmente conhecido como Zeca, Dag Lemos desenhou Tex (e Kit Carson), com tinta acrílica e como o conceituado desenhador brasileiro não gosta de figuras estáticas, fez os desenhos em tamanho A3 e com cenas de movimentação, como o género Western pede e como se pode apreciar nessas artes (para as ver na sua plenitude, clique nas imagens) que publicamos neste texto, cujos originais, devidamente autografados e dedicados ao Zeca, foram oferecidos ao pard lusitano.

Mas para além de Tex (e Carson) Dag Lemos também fez dois magníficos desenhos de Buck Jones, nome artístico de Charles Frederick Gebhart, (Vincennes, Indiana, 12 de Dezembro de 1891 – Boston, Massachusetts, 30 de Novembro de 1942) um actor norte-americano, conhecido pelos seus papeis de cowboy em inúmeros filmes de faroestes desde os tempos do cinema mudo e que assim como outros cobóis famosos do cinema, teve as suas aventuras adaptadas para os quadradinhos, igualmente dedicados ao Zeca e que irão engrandecer ainda mais a colecção de originais de José Carlos Francisco.

Buck Jones e seu cavalo

6 Comentários

  1. Caaara, você tem algum contato dessa escola dele? Tentei achar pela net mas nada!
    Se o nosso amigo Google não acha, imagina a gente! Ha, ha, ha, ha…

    Valeu!
    Abraco e parabéns pelo blog.

    Feliz 2010

  2. Com a devida autorização de Dag Lemos, vou enviar de seguida para o seu e-mail, o e-mail do próprio artista para que você entre então em contacto com o próprio, prezado Lucas.

    Entretanto, obrigado pelos parabéns com relação ao blogue. Um bom 2010 também para si, em nome de toda a equipa 😉

  3. Queria saber o e-mail ou telefone de contato do Dag, pois em 2008 fui a casa dele no jambeiro em Campinas mais perdi contato com ele, e gostaria muito de começar a desenvolver meu talento com ele. Se puderem me ajudar serei muito grato, obrigado e aliás o blog é demais, sucesso!

  4. Gostaria muito se alguém puder me ajudar a encontrar onde está situada a escola do professor de desenho e telefone DAG LEMOS.
    Preciso muito falar com ele, se alguém puder me ajudar agradeço.

  5. Por favor, alguém sabe o endereço ou telefone do professor Dag Lemos?
    Preciso muito do endereço do professor Dag Lemos. Já fui aluna dele e preciso saber se alguém tem os seus contatos.

    • Prezada Clair,
      Conforme sua solicitação, irei enviar-lhe por e-mail o contacto do ilustre desenhador Dag Lemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.