7ª Mostra do Clube Tex Portugal CONFIRMADA para 30 de Abril e 1 de Maio, no Museu do Vinho Bairrada, Anadia, com as presenças de Laura Zuccheri e Roberto Diso

7ª Mostra do Clube Tex Portugal CONFIRMADA para 30 de Abril e 1 de Maio, no Museu do Vinho Bairrada, Anadia, com as presenças de Laura Zuccheri e Roberto Diso

Devido ao surto epidémico da infecção por COVID-19 que já vem a afectar o mundo inteiro desde o início de 2020 o Executivo Camarário de Anadia e a Direcção do Clube Tex Portugal seguiram sempre as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e também as orientações do Plano de Contingência do Município de Anadia e adiaram a 7ª Mostra do Clube Tex Portugal prevista inicialmente para os dias 25 e 26 de Abril de 2020.

Agora na esperança que a situação pandémica continue a melhorar no nosso país e sobretudo ao facto de já ser possível organizar eventos culturais com a presença de público, mesmo que com algumas restrições, como por exemplo a obrigatoriedade do uso de máscara para o público, assim como a higienização dos espaços, o evento TEXiano foi reagendado para 30 de Abril e 1 de Maio de 2022, esperando os responsáveis do Município, do Museu do Vinho Bairrada e do Clube Tex Portugal, que nessa data já seja possível a realização do mesmo sem perigosidade, de acordo  com a evolução da situação provocada pelo coronavírus (COVID-19).

Também continuam confirmadas as presenças de Laura Zuccheri e de Roberto Diso, já que ambos os autores italianos foram solidários com as decisões tomadas em Portugal e desde o primeiro momento se mostraram disponíveis para vir a Anadia numa data alternativa e havendo conciliação de todas as partes, confirma-se os dias 30 de Abril e 1 de Maio para a realização da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal, no Museu do Vinho Bairrada.

O evento contará com uma Mostra Pessoal dedicada ao Tex Gigante desenhado pela Laura Zuccheri, onde serão exibidas ao público diversas pranchas da já histórica história de Tex desenhada por Laura Zuccheri, cujos textos são da autoria de Mauro Boselli e a pouco mais de três meses de distância é plausível afirmar que a Editora Polvo, aproveitará a presença de Laura Zuccheri em Portugal, para lançar no nosso país aquela que é a primeira aventura de Tex desenhada por uma mulher!

LAURA ZUCCHERI, a estrela texiana que abrilhantará a 7ª Mostra do Clube Tex Portugal, na cidade de Anadia

Laura Zuccheri

Natural de Budrio, província de Bolonha, onde nasceu em 4 de Outubro de 1971, Laura Zuccheri é uma desenhadora de traço realista e elegante, cujos primeiros trabalhos foram publicados em 1992 no Ken Parker Magazine. No ano seguinte, a revista é adquirida pela Sergio Bonelli Editore, mas acabará por cessar a sua publicação em 1994. No entanto, Sergio Bonelli decide consagrar à personagem de Berardi e Milazzo uma série de álbuns com histórias inéditas, cabendo a Laura Zuccheri e a Pasquale Frisenda desenharem o primeiro episódio, I Condannati, com argumento de Maurizio Mantero. Em 1996, Laura deixa Ken Parker e assina Hardware, aventura publicada na revista Zona X. A partir de 1997, torna-se colaboradora de Julia, convidada por Giancarlo Berardi, série onde vai desenhar mais de 30 episódios. No mercado francófono vai trabalhar com Sylviane Corgiat em Épées de Verre, cujo 2º episódio, Liango, a leva a obter o prémio do melhor desenho no Festival de Bande Dessinée de Lucques em 2011. Paralelamente à sua actividade de desenhadora, Laura Zuccheri é também pintora, com trabalhos que recolhem influências de nomes como Frederic Remington, Charles Marion Russell, Norman Rockwell, Giovanni Boldini ou Ilia Répine. Apesar de durante anos ter estado ao serviço de Julia e dos ambientes citadinos de Garden City, a verdadeira paixão de Laura são as extensas pradarias e os desertos da Fronteira americana, não sendo de estranhar a sua chegada a Tex, primeiro com a capa de um Color Tex e em 2019 com o Texone Doc!, o que a torna na primeira mulher a desenhar uma história completa do Ranger.

Tex na região vitivinícola de Anadia numa belíssima arte de Laura Zuccheri

Também a Editora A Seita está a preparar certamente uma surpresa para lançar em Anadia, aproveitando o facto do evento reunir bastante público-alvo da sua colecção dos volumes cartonados de Tex e tendo a atracção da presença dos autores e caso se confirme o lançamento d’A Seita, o Clube Tex Portugal olvidará todos os esforços para tentar abrilhantar o evento com a presença de um autor relacionado a esse lançamento, aumentando assim o número de autores presentes para três.

A 7ª Mostra do Clube Tex Portugal também contará com uma Mostra Pessoal dedicada a Roberto Diso onde serão exibidas ao público diversas pranchas de algumas das suas histórias de Tex!

ROBERTO DISO, a estrela texiana que abrilhantará a 7ª Mostra do Clube Tex Portugal, na cidade de Anadia

Roberto Diso

Veterano dos fumetti e um dos mais prestigiados desenhadores italianos, Roberto Diso nasceu em 16 de Abril de 1932 em Roma. Depois de abandonar a Faculdade de Arquitectura, inicia a sua carreira em 1954 na revista Il Vittorioso em colaboração com Santo D’Amico. Produz para o mercado estrangeiro histórias de guerra para a inglesa Fleetway Pubblication, Lancelot Y Dan Panther para a francesa Éditions Aventures et Voyagese, em colaboração com o estúdio de Alberto Giolitti, algumas histórias de ambiente fantástico para o mercado alemão. Em 1965 desenha Goldrake, mas é a partir de 1974 que a sua carreira profissional sofre um impulso, quando conhece Sergio Bonelli. Desde cedo, entre os dois cimenta-se uma verdadeira amizade e o editor milanês encarrega o desenhador das ilustrações dos editoriais da Collana Rodeo, publicação onde Diso também vai publicar duas histórias, até ser integrado em Mister No. Estreia-se com L’Uomo della Guyana e torna-se no capista a partir do número 116, acabando por adaptar a personagem de Jerry Drake à sua imagem e semelhança. Paralelamente, trabalhou para revistas como L’Eternauta, Zona X e Comic Art. Em 2003, estreia-se em Tex com a aventura Figlio del Vento, regressando às aventuras do Ranger a partir de 2006, com o final de Mister No. Para a SBE trabalhou ainda em Volto Nascosto e Shanghai Devil, ambas de Manfredi, dois Romanzi a Fumetti Bonelli, um episódio de Dragonero e outro de Nathan Never.

A chegada de Tex a Anadia na arte de Roberto Diso

Destaque para o facto de a 7ª Mostra do Clube se realizar, pelo sétimo ano consecutivo, em Anadia, devido ao interesse e apoio da autarquia Bairradina, na pessoa da Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Eng.ª Maria Teresa Belém Correia Cardoso, do Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Eng.º Jorge Sampaio e do Director do Museu do Vinho Bairrada, o Excelentíssimo Senhor Doutor Pedro Dias, disponibilizando novamente o luxuoso e mui nobre Museu para a realização de mais esta Exposição Texiana. Recorde-se que temos em Anadia uma Exposição PERMANENTE dedicada a Tex, exposição essa que se encontra patente no Museu do Vinho Bairrada e tem a (enorme) particularidade de ser a ÚNICA Exposição PERMANENTE (exposta numa ala inaugurada em 2017 na 4ª Mostra) neste magnífico Museu Bairradino que não está relacionada com o vinho e que mostra bem a importância e a aposta do Executivo Camarário assim como da Direcção do Museu do Vinho Bairrada, que denominaram oficialmente Anadia como sendo a Capital Portuguesa do Tex.

Exposição permanente dedicada a Tex no Museu do Vinho Bairrada

Tex (Mário João Marques), José Carlos Francisco, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia (Eng. Jorge Sampaio) e Dr. Pedro Dias (Director do Museu do Vinho Bairrada) e o estatuto de Anadia – Capital Portuguesa do Tex!

O Museu do Vinho Bairrada foi inaugurado a 27 de Setembro de 2003. Sob a tutela da Câmara Municipal de Anadia, está instalado num edifício construído de raiz para o efeito, dotado de mobiliário adequado aos espaços e funções, com equipamentos informáticos e audiovisuais, e sistema de segurança. A Exposição Permanente, designada por Percursos do Vinho, encontra-se no piso zero do museu e exposta ao longo de seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.  E agora, então como prova da consideração e apreço do município, realce também para a exposição permanente dedicada ao Tex no Museu do Vinho Bairrada, tratando-se, como dissemos anteriormente e não nos cansamos de repetir, da única exposição permanente que não está relacionada com o vinho, mas que exibe as belíssimas Artes com que os desenhadores de Tex agraciaram Anadia e a sua região nestes últimos anos!

Laura Zuccheri vem a Anadia em 2022 para gáudio dos seus fãs

Roberto Diso desenhará em 2022 para os seus fãs em Anadia

Por tudo isto e muito mais, caro leitor, reserve já na sua agenda os dias 30 de Abril e 1 de Maio para poder marcar presença em mais este grandioso evento que se perspectiva e onde uma vez mais a convivência com autores e coleccionadores de Tex será algo de verdadeiramente excepcional e grandioso!

E mantenham-se atentos ao Tex Willer Blog, porque com o aproximar da data daremos mais e novas informações referentes à 7ª Mostra do Clube Tex Portugal!

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Caro José Carlos Francisco! Morando no Brasil desde sempre, sem ter passaporte, pois nunca viajei ao exterior, sócio recente do Clube do Tex, quais as chances de eu participar, querendo, deste evento? Como proceder?

    • Boa noite, pard Genivaldo,
      Os eventos do Clube Tex Portugal contam sempre com a presença de vários texianos do Brasil. Seria um prazer um dia receber você também. Poderá vir sempre que quiser, mas o primeiro passo será mesmo tirar um passaporte para poder viajar. Depois de o ter é só comprar o bilhete do avião e vir 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *