Vídeo: Tex em flores no Festival de San Remo

Por José Carlos Francisco

San Remo tem uma excelente localização, na Riviera italiana, na parte noroeste do país e fica a apenas cerca de 20 km da fronteira francesa. A cidade está localizada na província de Imperia e faz parte da região da Ligúria, fronteira com o Mar da Ligúria, ao sul. Além de ser conhecida pelas suas praias convidativas e de um clima agradável, San Remo também é chamada da “Cidade das Flores” por causa da bela natureza. As suas flores são conhecidas mundialmente e paisagem urbana é caracterizada por belos jardins e parques exuberantes, com plantas tropicais. Em San Remo realizam-se diversas festividades ao longo do ano, incluindo um desfile anual de carros alegóricos enfeitados de flores que são uma verdadeira obra de arte e aos quais muitos habitantes de San Remo dedicam o ano todo para preparar o que é denominado San Remo in fiore.

Este importante evento começou em 1904 sob o nome de “Festival da Deusa Flora” e em 2007 teve como tema principal “As grandes personagens da Banda Desenhada Italiana” e obviamente que Tex Willer foi um dos eleitos para figurar no desfile, ficando o município de Ventimiglia com o encargo da decoração do carro dedicado a Tex. Mas para além do Ranger criado por G. L. Bonelli e Aurelio Galleppini, o cortejo que para além dos cidadãos da cidade, foi seguido por cerca de 60.000 pessoas que foram a San Remo especificamente para assistir a este evento, havendo ainda milhões de telespectadores que o acompanharam em directo pela televisão, também contou com carros alegóricos dedicados a outras personagens.

Tiramolla, Alan Ford, Dylan Dog, Cocco Bill, Lupo Alberto, Corto Maltese, Pimpa, Nick Carter, Diabolik, Bonaventura e Pedrito El  Drito foram a par de Tex, as personagens eleitas para desfilarem nos belíssimos carros florais compostos em 80% por flores frescas para melhorar o impacto visual de modo a valorizar as flores de San Remo, conforme se pode assistir no belíssimo e inusitado vídeo que mostramos de seguida:

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

4 Comentários

  1. Oi Zeca, você é único, de verdade… nem eu, que moro na Itália, conhecia esta coisa… meus parabéns caro amigo.
    😀

  2. Olá Gianni,
    Desde 2007 que eu soube desta iniciativa e salvei o vídeo, mas nunca o publiquei antes porque o Youtube só permitia vídeos com até 10 minutos de duração, mas agora que me aumentaram a capacidade temporal dos vídeos, já pude fazer o post que eu ambicionava há 4 anos e é sem dúvida alguma uma curiosidade texiana que poucos pards sabiam 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.