Fabio Civitelli: de consagrado desenhador de Tex a estrela de publicidade

Por José Carlos Francisco (texto) e G. G. Carsan (fotos)


De consagrado desenhador da mítica personagem Tex Willer, criada por G. L. Bonelli e Aurelio Galleppini em 1498, Fabio Civitelli, o autor italiano que nasceu a 9 de Abril de 1955 em Lucignano, província de Arezzo e que comemorou no ano passado em Portugal, mais precisamente no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, os 25 anos de carreira a desenhar Tex e que nos dias 10 e 11 de Setembro próximo comparecerá no 17º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, onde teremos uma exposição com páginas suas, intitulada “As Cidades de Tex“, a estrela de publicidade, foi um feito, ao que julgamos, inédito até à data de hoje.

Conhecido por ser dono de um estilo caracterizado por um grande cuidado nos mínimos detalhes, por um hábil uso do preto e branco e pelo extremo asseio do seu traço, sendo a sua versão de Tex, uma das mais apreciadas pelos leitores, respeitando a tradição, mas sendo ao mesmo tempo, moderna e cativante, Fabio Civitelli, foi eleito pelo fotógrafo Geraldo Guilherme Carsan, popularizado no meio da banda desenhada pelo nome G. G. Carsan, apelidado inclusive por muitos pards, de “o Tex brasileiro“, para ser um dos novos protagonistas do anúncio publicitário da Gerafoto Studio, empresa fundada em 2002 e que é propriedade do fã do Ranger de 46 anos que começou aos 7 anos a ler Tex nunca mais tendo parado, sendo hoje em dia fã, coleccionador e divulgador, tendo inclusive já realizado 5 exposições em João Pessoa e escrito um livro sobre a personagem no Brasil, e  localizada na Capital da Paraíba, a cidade de João Pessoa, no Brasil.

Segundo o lema da empresa fotográfica de G. G. Carsan, o objectivo é sempre surpreender a cada novo trabalho e esta publicidade colocada na montra (vitrine, no Brasil) da loja, comprova isso mesmo, como podemos ver nas fotos que ilustram este texto, porque acreditamos que até para o popular autor aretino, ela constituirá uma grande surpresa, já que certamente Civitelli não se imaginaria como sendo uma estrela de publicidade a cerca de 10.000 Km da sua casa e tendo até um Oceano a separar a sua Itália do Brasil…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

9 Comentários

  1. Uma estrela internacional na vitrine da Gerafoto. Parabéns, GG Carsan! Na fotografia, com Fabio Civitelli, encarnando Tex Willer, o Ranger mais temido do Oeste. 🙂

  2. Caramba y carambita, pard Zeca, se soubesse que uma foto do Civitelli na vidraça do studio daria toda essa matéria, teria feito só com fotos dos desenhistas texianos.

    Falando a sério, o motivo foi que eu queria colocar uma foto de homem maduro, com as garotas e uma criança como forma de mostrar para os clientes e transeuntes que faço foto de todo tipo, então comecei uma seleção aqui. De repente, lembrei do Civitelli e da sua paixão por fotografia. Afinal, foi inesquecível o fato dele levar as suas câmaras para me mostrar durante o Fest Comix. Digo isso porque ele deixou o Tex de lado por alguns minutos e passou a puxar as suas câmaras e lentes maravilhosas, caríssimas, para me mostrar. São lentes que beiram os 10 mil reais, devido a sua claridade exorbitante construídas com cristais puríssimos em empresas de alto quilate, suíças.

    Valeu, pard!
    Um forte Tex pra você!
    G.G.Carsan

  3. GG, toda a boa matéria tem que ser aprofundada e não pode ser apenas superficial e esta sua iniciativa de “fazer” de um consagrado desenhador de Tex, um modelo fotográfico, mereceu o amplo destaque aqui no blogue do Tex até porque ao que imagino, é algo inusitado de todo… e ficou mesmo algo diferente e bem interessante, ou seja, uma verdadeira curiosidade texiana 😉

  4. De fato, uma excelente curiosidade!!

    Como vemos, tod@s casam suas paixões com o trabalho:
    G.G fotógrafo – se caracteriza em nosso “TEX BRasuca
    Civitelli desenhista do TEX – apaixonado por fotografias (o cabra, tem alguma exposição destas?!!).

    E, como dizemos por estas bandas, ambos se deram bem na foto!!

    Abraços pards, e tod@s mandando ver mundo afora!!

  5. Imagina se eu ando aqui pelo centro de Charqueadas e vejo um anúncio usando a foto do Villa ou do Civitelli? Com certeza inusitado e interessante para um texiano.

  6. Gerafoto não é fraco, não… (Rsss…). Tá usando o mestre Civitelli numa bela e estratégica jogada de marketing.
    Adorei a idéia, parabéns, cowboy GG!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.