A Sergio Bonelli Editore apresentou em Outubro de 2021, no seu site o Maxi Tex #29, uma edição verdadeiramente especial porque trouxe um duplo regresso à saga de Tex: Gianfranco Manfredi nos textos e Massimo Rotundo nos desenhos, este um verdadeiro regresso após seis anos de ausência tendo assim a sua segunda participação na saga de Tex, após ter sido o desenhador do Texone nº 30, “Tempesta su Galveston“, no Verão de 2015 e publicado em Portugal, pela editora Polvo, em 2016 com o título “Tempestade sobre Galveston” e com a presença do próprio desenhador italiano, aquando do seu lançamento na 3ª Mostra do Clube Tex Portugal, evento realizado em Anadia.
O Maxi Tex #29 (340 páginas a preto e branco) trouxe a história “Mississippi Ring”, escrita por Manfredi e desenhada por Rotundo. Quanto ao enredo da história: Os tráficos ilegais do bando conhecido como “Mississippi Ring” infestam o curso do grande rio… Assassinatos, sequestros, extorsão e corrupção… Com a ajuda de um insuspeitável aliado chamado Capitan Destiny, Tex e Carson estão prontos para restabelecer a justiça ao som de chumbo quente!
Mas hoje o destaque é um vídeo de um dos fundadores da Escola Romana de Banda Desenhada, o Massimo Rotundo, que nos fala sobre o seu método de trabalho e a sua abordagem didáctica, inspirada nas antigas oficinas de arte e apoiada na visualização em sala de aulas de originais como o deste seu Maxi Tex. Assim sendo, no vídeo que apresentamos de seguida, Rotundo aborda as diferenças estilísticas entre Mississippi Ring e Tempesta su Galveston, precedente aventura desenhada para o mais popular personagem da Sergio Bonelli Editore.
Massimo Rotundo fala ainda dos desafios da documentação para um personagem tão ligado à fidelidade histórica, finalizando com os tempos de produção do Maxi Tex, uma verdadeira maratona e a utilidade dos originais para o crescimento artístico dos alunos da Scuola Romana dei Fumetti.