Vídeo: Ilustrações originais de Tex do Mestre Cubano Orestes Suárez Lemus, que brindará a próxima revista do Clube Tex Portugal com um Tex devidamente dedicado aos amigos do Clube

Orestes Suárez Lemus, desenhador cubano possuidor de um traço realista extremamente detalhado é um dos grandes Mestres estrangeiros que já tiveram o grato privilégio de desenhar oficialmente o mítico Ranger criado em 1948 pela dupla G. L. Bonelli & Galep. E teve-o, para já, por duas vezes, primeiramente em 2010 com o Albo Speciale (Tex Gigante) “I ribelli di Cuba” e posteriormente com o Almanacco del West 2014 – “I rapitori”.

É este consagrado desenhador que brindará todos os sócios do Clube Tex Portugal com uma imponente ilustração (inédita e exclusiva) de Tex em acção, ilustração essa dedicada a todos os amigos do Clube Tex Portugal e que será publicada na contracapa da próxima revista, a número 16, a publicar em Junho, ilustração essa que daremos a conhecer em momento oportuno a todos os visitantes do Tex Willer Blog.

Orestes Suárez Lemus e Tex

Na ilha de Cuba, Sergio Bonelli esteve no longínquo ano de 1994, para visitar um “festival” internacional de banda desenhada sem igual no mundo, já que o festival decorria num bar, cujas paredes, entre uma propaganda de rum e uma outra de cigarros, acolhiam algumas fotocópias de aventuras mexicanas, italianas e francesas.

Apesar da absoluta pobreza da organização, o festival cubano, segundo exprimiu Sergio Bonelli, demonstrou ser uma extraordinária ocasião para conhecer uma porção de pessoas cordiais, ricas de orgulho e vontade de viver. Foi aí também, que Sergio Bonelli conheceu Orestes Suárez Lemus, nascido em Pinar del Rio (Cuba), em 14 de Março de 1950.

A sua estreia no mundo da banda desenhada aconteceu em 1977 com as personagens Inés, Aldo e Beto, criadas por uma publicação da Organização Nacional de Pioneros José Marti, em cujas páginas publicou também inúmeras ilustrações. Diplomado pela Escuela Nacional de Diseño Gráfico, em 1983, colabora com a revista da Editora Abril, Zunzún e com outras séries da mesma editora argentina, como, Pionero e El Guia.

Os seus trabalhos mais importantes foram publicados pela editora Pablo de la Torriente: Vitralitos, Camila e alguns episódios da série histórico-geográfica intitulada precisamente de Pablo de la Torriente, jornalista cubano/porto-riquenho morto durante a Guerra Civil espanhola. Ainda o tema da guerra (mas desta vez tratou-se do conflito hispano-cubano para a independência da ilha das Caraíbas) retorna na produção de Suárez que colaborou graficamente também em algumas curtas-metragens de desenhos animados inspirados nesse argumento. O seu ingresso oficial no mundo bonelliano aconteceu em 1994, quando o próprio Sergio Bonelli o recruta para a esquadra de artistas que realizava as aventuras de Mister No.

Mas hoje estamos aqui para mostrar, em exclusivo, um vídeo feito pelo próprio desenhador cubano, vídeo esse onde Orestes Suárez nos mostra vários desenhos de Tex e dos seus pards, desenhos esses realizados ao longo do tempo, já que sempre que termina um grupo de páginas da história que está a desenhar, o consagrado desenhador sente a necessidade imperativa de desenhar uma imagem em movimento e livre das amarras dos quadradinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *