Vídeo: Enrique Breccia a desenhar Tex!

Enrique Breccia e Francesco Micoli, dois ilustres sócios do Clube Tex Portugal

Hoje no blogue do Tex vamos dar a conhecer um vídeo do magnífico Enrique Breccia, desenhador, pintor, ilustrador, um dos maiores autores latino-americanos de sempre, a desenhar Tex!

Breccia para além de ser o autor das duas magníficas capas da revista Clube Tex Portugal #4, é também o desenhador do recentíssimo Tex Gigante, publicado em Itália no passado mês de Junho com o título de Capitan Jack. Enrique começou a trabalhar em 1968, como colaborador do pai Alberto Breccia na biografia de Che Guevara, escrita por Héctor Germán Oesterheld, percorrendo desde aí uma carreira intensa e brilhante que o levou a Tex!

Como escreve Italo Marucci, ilustre sócio honorário do Clube Português, na revista nº 4 do Clube Tex Portugal “Não é fácil encerrar numa única definição categórica a obra de um artista que reflecte em si as contradições úteis e as curiosidades estimulantes de uma cultura e de uma arte que tem múltiplos aspectos expressivos: é o caso de Enrique Breccia. Nos seus quadros não há perda de tempo em detalhes, mas uma síntese, uma simplificação unitária dos variados aspectos da nossa existência. Em algumas obras, Enrique Breccia deixa de lado as suas qualidades de desenhador e lança mão de uma inteligente economia gráfica e de uma grande força colorífica, nas quais sabe fundir as experiências do realismo, das expressões e dos tons, para obter um discurso unitário, no qual traduz o senso dramático da vida. Também na banda desenhada ele une figuras, formas, objectos, animais, paisagens, numa espécie de incrustação gráfica em que se fundem desenho e trama.

Mas hoje mais do que falar da arte do Mestre Argentino, queremos mostrá-lo a desenhar o Ranger dedicando-o a todos os leitores apaixonados:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *