Uma família portuguesa na Sergio Bonelli Editore

Por Carlos Moreira

Familía Moreira e Gianni Petino no mítico nº 38 da Via M. Buonarroti

Dia 3 de Setembro de 2008, foi um dia memorável para mim e para a minha família, pois finalmente realizei um dos meus grandes sonhos de fã e coleccionador de Tex: visitei a Sergio Bonelli Editore.

Davide Bonelli e Carlos MoreiraAproveitando as férias, fizemos as malas e lá fomos nós até Milão, não só com o intuito de conhecer a SBE, como também de rever amigos como o Gianni, a esposa Luísa e o Marco. Com pena nossa não conseguimos estar com o Ivano e com o Sergio.

Visitámos a cidade durante dois dias e ao terceiro, a ”Casa dos Sonhos de Papel” e com a gentil companhia do Gianni, na entrada do edifício encontramos o Marco, algumas fotos para a posteridade, e …entramos.

Mauro BoselliFomos recebidos logo na entrada por Mauro Boselli, que estava a trabalhar e logo chamou Moreno Burattini que nos presenteou com a sua amabilidade e entusiasmo e nos mostrou alguns trabalhos para próximas edições (especialmente Zagor) e também conversamos sobre a edição Nº 575 de Tex.
Visitamos também o arquivo onde conversamos com o seu responsável, o Mauro Zampolini e ficamos a saber como todas as edições são  guardadas.

Gianni Petino, Moreno Burattini e Carlos MoreiraDe seguida subimos ao 2º andar e para nos receber estava Davide Bonelli, pessoa simples e afável, que nos mostrou a editora e nos apresentou a todos os presentes, onde pontificavam nomes como por exemplo Alfredo Castelli, criador de Martin Mystère e Mauro Marcheselli, argumentista de Dylan Dog e actualmente redactor chefe central da editora.

Uma visita onde se conversou muito também sobre os heróis publicados pelo editora e as preferências de cada um dos presentes.

Mauro Marcheselli, Gianni Petino, Davide Bonelli, Alfredo Castelli e Carlos MoreiraDepois Davide Bonelli convidou-nos  para  um café,  e foi o próprio que o preparou e serviu,  de  seguida  fomos presenteados  com  a edição  a  cores  comemorativa dos 60 anos de Tex.

Terminada a visita fomos conhecer um pouco mais de Milão. O dia esse terminou com um maravilhoso jantar com o nosso amigo Gianni e a sua esposa, e depois de um pequeno passeio, fomos até sua casa onde pudemos conversar mais um pouco e apreciar a magnífica colecção do Gianni. Chegou depois o momento das despedidas, não foi um adeus mas sim um até breve meus amigos!

Marco Corbetta, Carlos Moreira e Gianni Petino às portas da SBEMarco Corbetta, Carlos Moreira e Teresa na SBE

Carlos e Gianni entrando na SBERestante comitiva entrando na SBE

Na sala de Burattini e BoselliSendo apresentados a Burattini

Carlos e Gianni observando as explicações de BurattiniHistória de Dampyr

Uma família portuguesa nos corredores da SBEDavide Bonelli

Original de Claudio VillaA colecção colorida de Tex

Gian Luigi BonelliConversando com Burattini

Davide Bonelli, Marco Corbetta, Gianni, Carlos e TeresaDavide Bonelli autografando a edição dos 60 anos de Tex

Falando sobre a história comemorativa dos 60 anos de TexInês na SBE

Bebendo caféMauro Marcheselli, Gianni, Davide Bonelli e Alfredo Castelli

Gianni e Carlos ouvindo as explicações de Davide Bonelli referentes a uma edição estrangeira de TexEstante Bonelliana

A edição comemorativa dos 60 anos ainda fresquinha...Original de Alfonso Font

Uma verdadeira galeria de arte...Mais um belo original

Exemplares da colecção colorida de TexPresenTEX's

José Carlos Francisco, o Zeca, sempre presente na SBEVendo o famoso beijo de Tex na edição colorida dos 60 anos

Personagens BonelliAs capas do Tex Colorido

Dois Tex's especiaisCom o recepcionista do hotel em Milão

Estátuas do mundo de TexO beijo entre Tex e Lilyth

Carlos em casa do Gianni PetinoLuisa, Gianni, Carlos, Teresa, Hugo e Inês

Alegra cavaqueira enquanto esperavam por um caféCorredores da SBE

Hugo na SBEInês e Teresa na SBE

Galeria Bonelli

(Para aproveitar a extensão completa  das  imagens,  clique nas mesmas)

9 Comentários

  1. Parabéns! O Blogue do Tex está cada dia melhor (MESMO!). Excelente a entrevista com o Gervásio e muito boas as “Antecipações” para 2009, isso sem falar no relato da visita à Casa Bonelli do Carlos Moreira.
    Dá gosto visitar o blogue!

  2. Uma das melhores e mais interessantes reportagens que já vi no site. Aguçou ainda mais a curiosidade de muita gente para ver ainda mais um pouco. Que tal uma reportagem mais ampla mostrando o dia à dia da editora bonelli? O que acontace desde o primeiro contato com o escritor, depois o desenhista, etc, etc,… até a distribuição final? Fica a idéia. Parabéns. Abs.

  3. Parabens, Carlos e Família essa viagem é um presentaço, já que coincide com os 60 anos do nosso Tex. Um abraço a todos.
    Edna Maria

  4. Que bom que esta reportagem foi do agrado geral, mas sobretudo em especial do pard Adauto Silva que acabou mesmo dando uma excelente ideia e que vou tentar pôr em prática junto de alguém “forte” da SBE… se será possível, ou não, não sei, mas tentarei… já agora se quiser saber um pouco mais da Casa Bonelli, recomendo que faça a uma visita aqui no blogue do Tex a https://texwillerblog.com/wordpress/?p=1168 que não se arrependerá, caro Amigo Adauto!

    Aproveito esta mensagem para felicitar o pard Carlos Moreira e a sua família por terem concretizado um sonho que todo o coleccionador e fã de Tex (ou de outra personagem Bonelli) deseja um dia realizar!
    Segue também um muito obrigado pelo envio do texto e fotos para o blogue do Tex!

  5. Como fã do Ranger agradeço ao caro Carlos Moreira e ao Blog do Tex por descortinar mais um pouco da “Casa dos Sonhos Bonelli”.

    Belíssimas fotos que já “nasceram saudosas”.

    Me pareceu que o caro José Carlos Francisco já figura num mural da Casa Bonelli.

    Parabéns.

    Fred Macêdo

  6. De facto caro pard Fred Macêdo, é com muito orgulho que num local que é mais uma galeria de arte, com obras expostas nas paredes, dos mais conceituados desenhadores do mundo, constato que numa das paredes se encontra uma foto minha de uma das visitas que fiz à Sergio Bonelli Editore, sinal do carinho com que sou certamente lembrado por alguns dos grandes Amigos que tenho na editora, até porque não me recordo de ver outra foto do género, em nenhuma das paredes da editora Bonelli.
    Aproveito para agradecer ao pard Carlos Moreira por ter registado esse facto…

  7. Eu,Wellington Verdan, vou resumir a visita do Pard Moreira em apenas algumas palavras:
    Depois de ver,rever e ver de novos todas as fotos de sua visita na Sergio Bonelli,só posso dizer que:
    Existe a famosa e fantástica “Fábrica de Chocolates” onde é o sonho de um dia toda Criança poder estar lá.
    Portanto, a Sergio Bonelli é o sonho de todo Texiano como eu de um dia poder visitá-la, mesmo que para mim seja apenas um sonho…

  8. Adorei esta reportagem, parabéns ao Carlos e família, e gostei de rever os amigos italianos que estiveram em Portugal o ano passado. Um abraço a todos. Orlando Santos Silva

  9. Tenho uma tela da familia Bonelli no Rio de Janeiro de 1940 com pintura em eucatex e com moldura original. Gostaria de vendê-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.