Tex Willer desenhado por Haris Varajic

Tex Willer desenhado por Haris Varajic

Por José Carlos Francisco

Haris Varajic

Haris Varajic é um desenhador profissional de banda desenhada, nascido em 1976 na cidade de Foča (ex-Jugoslávia), vivendo no presente em Goražde (Bósnia e Herzegovina). Desde muito novo mostra o amor pela nona arte já que desde os primeiros tempos escolares sempre que podia lá estava a desenhar.

Em 1986, “descobre” Dylan Dog, apaixonando-se pelas histórias aos quadradinhos e mais a sério começa a aprender tudo sobre esse tipo particular de arte. Em 1992 inscreveu-se na Secondary school of Applied Arts, em Sarajevo, onde aprendeu os fundamentos do desenho clássico, tendo se formado em 1995. Nos anos seguintes vira-se para as pinturas clássicas, vendendo os seus belos quadros, destacando-se sobretudo pelas paisagens e retratos. Em 2011 Haris Varajic decide dedicar-se totalmente em trabalhar com a Banda desenhada, sendo hoje em dia um dos autores mais renomados do seu país com muitas obras publicadas.

Tex, o grande, na interpretação de Haris Varajic

Mas o grande sonho de Haris Varajic, cuja arte é influenciada visivelmente pelos fumetti italianos, é desenhar para a Sergio Bonelli Editore e em especial para Zagor ou Tex, duas das suas três (a outra é Dylan Dog) personagens preferidas. Inclusive Haris Varajic está a fazer testes para se candidatar a um lugar na Sergio Bonelli Editore, o que pelos desenhos que damos a conhecer hoje neste post, pode vir a ser uma realidade tamanha é a sua qualidade.

Haris Varajic no seu estúdio, interpretando o papel de Tex Willer

Para conhecer melhor Haris Varajic e a sua deslumbrante arte, recomendamos uma vista ao seu excelente blogue (http://harisvarajic.blogspot.com) onde inclusive podem ser vistas algumas das suas histórias já publicadas e até vídeos durante a realização de algumas das suas ilustrações.

Tex na arte de Haris Varajic

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Gostei mais do segundo desenho, o primeiro mostra o rosto do Tex muito “duro”, parece que o corpo se movimenta no salto mas o rosto não, já o segundo ficou lindo, fico feliz em ver artistas deste naipe querendo trabalhar na Bonelli, isso mostra um futuro maravilhoso para nosso amado Tex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *