Tex Willer de Alessandro Nespolino

Por Afrânio Braga, criador do blogue Blueberry, Uma Lenda do Oeste: https://blueberrybr.blogspot.com

Tex Willer de Alessandro Nespolino

Alessandro Nespolino

Alessandro Nespolino

Alessandro Nespolino, Nápoles, Itália, nasce em 1971. Após o diploma de Geómetra, frequenta a Scuola Internazionale di Comics de Roma, Itália.

Em 1996, inicia a trabalhar para a editora Star Comics nas séries “Lazarus Ledd”, e “Lazarus Ledd Extra” e ainda na mini-série “Morgan – La Sacra Ruota”, para a qual Nespolino realiza o primeiro episódio, o estudo das personagens e todas as capas.

De 1998 a 2005, ensina na Scuola Italiana di Comix de Nápoles, com a qual continua a colaborar esporadicamente, mantendo lições especiais e seminários. Com a Scuola ele realiza também um álbum da colecção “Il Teatro di Eduardo a Fumetti” (“Il sindaco del rione Sanità”), “La vita del Beato Bartolo Longo a Fumetti”, e cuida da direcção artística da adaptação em banda desenhada do conto “Uguale” do escritor napolitano Michele Serio.

Desde 2000, Nespolino trabalha para a Sergio Bonelli Editore, para a qual realiza álbuns para as séries “Nick Raider”, “Brad Barron”, “Volto Nascosto”, “Magico Vento” e “Shanghai Devil”.

Ao trabalho de banda desenhista ele alterna também aquele de ilustrador, colaborando com a editora Medusa, realizando as capas e as ilustrações para livros destinados ao ensino médio, ou realizando desenhos para campanhas publicitárias ou de informação.

Desde 2008, colabora também com a editora francesa Soleil-Delcourt, para a qual publica o tomo “Ed Gein”, para a série “Dossier Serial Killer”, e os tomos “Sherlock Holmes – Crime Alleys” I e II, e “Sherlock Holmes Society” vol. 3 – “In Nomine Dei”, para a série “Collection 1800”.

Em 2009, Alessandro Nespolino vence o Prémio ANAFI (Associazione Nazionale Amici del Fumetto e dell’Illustrazione), como melhor desenhador do ano.

Em 2012, realiza o estudo das personagens e o primeiro episódio da série “Adam Wild” da editora Sergio Bonelli.

Desde 2013, ele está no staff dos desenhadores de “Tex” e actualmente está também envolvido, sempre com a Sergio Bonelli Editore, na transposição em banda desenhada dos romances de “Il Commissario Ricciardi” do escritor napolitano Maurizio De Giovanni.

Il Commissario Ricciardi, página 49; In fondo al tuo cuore

Em 2019, Nespolino vence o Prémio Spaccanapoli, no interno da manifestação Napoli Comicon, como melhor desenhador napolitano do ano.

Alessandro Nespolino

Prancha 55 do “Maxi Tex” nº 23 “Deserto Mohave”

A personagem Tex foi criada por Giovanni Luigi Bonelli e realizada graficamente por Aurelio Galleppini
Tex © Sergio Bonelli Editore

Agradecimentos a Alessandro Nespolino pelo desenho de Tex Willer, o Ranger do Texas, para o Tex Willer Blog.
Afrânio Braga

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *