Tex une (uma vez mais) Portugal e Brasil

Aconteceu neste fim de semana, dias 11 e 12 de Junho, no lar do  coleccionador e incentivador de Águia da Noite, José Carlos Francisco, o QG de Tex em Portugal como sempre diz o editor Dorival Vitor Lopes, localizado na pequena aldeia da Malaposta, centro de Portugal, um convívio Texiano luso-brasileiro. A região, conhecida como Bairrada, é famosa por seu leitão assado e fica bem próximo da cidade de Anadia, que dista cerca de 28 Km da  cidade universitária de Coimbra, a maior cidade da região Centro de Portugal e situada na sub-região do Baixo Mondego.

Compareceram ao encontro em casa de José Carlos Francisco na companhia da sua esposa Fátima e das suas filhas Andreia Sofia e Ana Beatriz, onde está uma das maiores colecções de Tex em Portugal, dois entusiasmados fãs do Ranger mais famoso do mundo, Carlos Moreira, do Cacém, Portugal, que veio acompanhado da sua esposa Teresa, do seu filho Hugo e da sua futura nora Lilly e António Carlos Moreira, popularmente conhecido por AMoreira, acompanhado de sua esposa Tânia, vindos de Niterói, município do Estado do Rio de Janeiro no Brasil.

A tertúlia começou no QG de Tex no final do dia de sábado e com um delicioso Bacalhau Assado com Batatas a Murro, finalizando somente após o fausto almoço de domingo, um verdadeiro manjar dos deuses: Leitão à Moda da Bairrada, o rei incontestado no domínio das carnes da Beira Litoral, sendo considerado um dos mais notáveis assados da cozinha portuguesa. O que distingue este prato, para além da arte do assado, é a idade do animal, que deverá ter entre um mês e um mês e meio.

No intervalo das refeições e de uma noite com poucas horas de descanso, pois havia que aproveitar ao máximo a presença de tão ilustres texianos,  falamos do nosso Águia da Noite e das nossas colecções assim como de muitas novidades sobre Tex, havendo também a troca dos habituais PresenTEX’s.

No que a passeios diz respeito, ainda houve tempo para dar a conhecer, num magnífico passeio nocturno, ao casal amigo oriundo do Brasil, a Curia, um lugar bonito onde reina o verde, a água, as flores e as árvores que enchem parques, percorrem alamedas e dão nomes às ruas. Trata-se de uma localidade portuguesa situada no coração da região da Bairrada, onde se podem encontrar as famosas termas com o mesmo nome.

.

Na manhã de domingo a visita foi até ao lendário Palácio do Bussaco, construído para o ultimo Rei de Portugal em 1885, agora entre os mais belos hotéis históricos do Mundo, classificado inclusive como Imóvel de Interesse Público em 1996. Real e único, um verdadeiro conto de fadas na floresta encantada situada como que magicamente no interior da Mata Nacional do Bussaco assemelha-se a uma Torre de Belém (Lisboa) rodeada de um extenso oceano verde, uma floresta mágica onde se encontram igualmente capelas, fontes, miradouros, uma Via Sacra e um Convento. O edifício do actual hotel, em estilo neomanuelino, está decorado com painéis de azulejos, frescos e quadros alusivos à Epopeia dos Descobrimentos portugueses, todos eles assinados por alguns dos grandes mestres das artes…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

9 Comentários

  1. Excelente matéria sobre um dos membros mais conceituados da milenar confraria dos Bengalas Boys Friends, do Brasil, o mestre-Mor Antonio Carlos Moreira (Vulgo: A.Moreira e Duke\Jãoeine), em verdadeira peregrinação pela Europa, com seus familiares, e que culminou com o maravilhoso encontro de famílias lusitanas e a brasileira no QG Texiano de Portugal. Que belos momentos, belos registros fotográficos, que irão perpetuar para sempre esta reunião histórica. Parabéns à todos e gratos por divulgarem Apache e Chet nessas belas fotografias.
    Valeu, cowboys! Adorei!

  2. Foi tudo isso, e muito mais.
    Não dá pra descrever a hospitalidade da família do Zeca, nem da do Carlos Moreira, que deixaram de aproveitar um feriado de 4 dias para nos dedicar atenção exclusiva, foi realmente indescritível… tenho muitas fotos e vídeos que logo, logo, postaremos.

  3. PARABÉNS, ZECA, AMOREIRA E CIA. O DESENHO ESTÁ MUITO BONITO:

    AMoreira, realmente,
    Que desenho especial!
    O Ranger unindo as bandeiras
    De Brasil e Portugal
    .”

  4. Pard AMoreira, foi um prazer enorme poder receber-vos e estar também com o Zeca e família.
    Foram momentos dos quais não iremos esquecer nunca.

    Abraços,
    Carlos Moreira

  5. Gostei muito de ver as fotos da confraternização e amizade. E as t-shirts, excelentes!! Dias bens passados, sem duvida, com dois dos maiores anfitriões portugueses: Zé Carlos e Carlos Moreira e suas famílias! Um abraço

  6. Realmente o mérito do sucesso dessa confraternização foi dos anfitriões.
    Rouxinol, obrigado pelos verso.

  7. Maravilhosas as fotos desta estada do Amigo Moreira visitando o QG português do ranger mais famoso do mundo.

    Certamente será uma recordação para toda a vida, esta visita que o Moreira e esposa fizeram ao nosso Amigo Zeca, tendo a chance de poder compartilhar de algumas horas com ele e sua Família.

    Um grande abraço a estes dois Amigos.

    Alvarez

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.