TEX no BDJornal nº 17: Fevereiro/Março de 2007

Texto da secção Novidades, Notícias e Lançamentos de Fevereiro/Março – 2007

Por J. Machado-Dias

Alentejo começa a aquecer

Alentejo começa a aquecerCom datas já marcadas, o III Festival Internacional de BD de Beja, que decorrerá de 5 a 20 de Maio e o XVI Salão Internacional de BD de Moura, de 26 de Maio a 3 de Junho, começam a aparecer as primeiras notas das respectivas programações.

Recordemos que em 2006 não houve Salão de BD em Moura. Tendo todas as suas 15 edições sido realizadas no mês de Novembro, a fraca afluência de público na edição de 2005 levou a conjecturar sobre o futuro do Salão. Um ano de suspensão para reflectir e eis que a novidade principal é a mudança de calendário. O mês escolhido é o de Maio, logo a seguir ao Festival de Beja, que este ano também muda de Abril para Maio. Teremos assim um final de Primavera carregado de banda desenhada na planície alentejana.

Mas digamos que toda esta informação começou por ser desencadeada por José Carlos Francisco, o representante da editora brasileira Mythos em Portugal e grande entusiasta da personagem Tex Willer (da editora italiana Bonelli e editado pela Mythos na versão em português), da qual possui uma impressionante colecção de livros, originais, cartazes, etc… e parte deste material vai estar exposto em Moura (como esteve também no Salão de BD de Viseu em 2005). No entanto, a mola que desencadeou uma autêntica “chuva” de emails, deu-se quando José Carlos Francisco obteve a confirmação da presença no Salão de Moura de Fabio Civitelli, um dos principais desenhadores de Tex. Civitelli receberá o troféu Balanito de Honra 2007.

Temos portanto que Tex, o ranger do Texas, será a estrela do Salão. Com exposições mais ou menos programadas no “segredo dos deuses”…

Assim, com o Regulamento para os Concursos de Banda Desenhada e Cartoon do Salão de Moura, chegaram também mais dados sobre o programa e ficou-se a saber que o autor português homenageado nesta edição do Moura BD será José Abrantes (receberá o troféu Balanito de Honra para autor português), com exposição de originais e a edição do nº 7 dos Cadernos Moura BD, dedicado à sua obra. Também homenageada será Catherine Labey, com um troféu Balanito Especial.

O Salão terá como tema O Gato e outra das exposições individuais previstas será a de Susa Monteiro.

Ocorrerá também, pela primeira vez, a entrega dos “Diplomas Moura BD” para o Melhor Álbum Português, o Melhor Álbum Estrangeiro e para o Melhor Álbum traduzido, referentes a 2006.

No dizer de Carlos Rico, mentor e director do Salão: “(…)Comecei por planear sete exposições (até era um número baixo para deixar as pranchas “arejadas” e não sufocar o visitante). Já vou em dez! Entretanto a exposição do Tex foi ganhando protagonismo e, se antes era para levar, praticamente, apenas o material de colecção do José Carlos Francisco, agora já vai em 4 espaços diferentes: o espaço do José Carlos, o espaço do Civitelli, o espaço dos 14 novos desenhadores do Tex e, eventualmente, um espaço para a “velha  guarda” dos desenhadores do Tex – se ainda sobrar espaço (…)”.

Copyright: © 2007 BDJornal; J. Machado-Dias
(Para aproveitar a extensão completa da foto acima, clique na mesma)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.