Tex em Praga, capital da República Checa

Por ocasião da Semana da Língua Italiana no Mundo, no passado dia 23 de Outubro, decorreu no Instituto Italiano da Cultura de Praga, um encontro intitulado “Tex Willer – Um fenómeno italiano“, com as presenças de Mauro Boselli e Giorgio Giusfredi.
.

Um dia dedicado à banda desenhada italiana caracterizou, no dia 23 de Outubro, a XIX Semana da Língua Italiana no mundo organizada pelo Instituto Italiano da Cultura de Praga. Diante do embaixador italiano Fancesco Saverio Nisio e da directora  do Instituto Italiano da Cultura de Praga Alberta Lai, o administrador da Sergio Bonelli Editore, Davide Bonelli, oficializou a doação da colecção completa de Tex Willer à Biblioteca do Instituto, além de outros títulos importantes da editora da via Buonarroti como Dylan Dog, Dampyr e Martin Mystère que enriqueceram o já substancial catálogo do sector. Além disso a Sergio Bonelli Editore doou ao Instituto uma ilustração exclusiva, realizada propositadamente pelo decano dos desenhadores de Tex: Giovanni Ticci.


 

Na cerimónia de inauguração da secção “Fumetti” estavam também presentes o empresário Giorgio Bonelli, o editor Mauro Boselli, o argumentista Giorgio Giusfredi, autores de histórias imortais do herói western nascido do lápis e da fantasia de Gianluigi Bonelli, e o cantor Giampiero Anelli, também conhecido por Drupi, amigo da família Bonelli e, em particular, de Gianluigi, protagonista da canção “La storia di Gianluigi B.”.

Um herói italiano que nos acompanha há 71 anos”, sublinhou na sua intervenção o embaixador Nisio a propósito de Tex Willer “e que continua a encantar várias gerações de leitores. Uma excelência italiana que demonstra como também a banda desenhada é arte e literatura digna de ter o seu espaço nos centros de cultura e nas bibliotecas”.

Após a cerimónia do corte da fita, na presença de quase 200 pessoas, a directora Lai abriu o debate com Boselli e Giusfredi, intercalado com perguntas do público. A conversa baseou-se sobretudo na produção da banda desenhada italiana, com os oradores a deliciarem os presentes com histórias de aspectos particulares, anedotas e curiosidades da história e dos personagens do universo bonelliano.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *