Tex em destaque no Boletim Municipal de Moura de Maio/Junho de 2007

Texto do Boletim Municipal de Moura nº 53, de Maio/Junho de 2007

MOURA BD 2007

* Exclusivos mundiais no Salão Internacional de Banda Desenhada

A homenagem a José Abrantes, Catherine Labey e a Fabio Civitelli, diversas exposições temáticas, com destaque para as pranchas inéditas do “cowboy” europeu Tex Willer, entrega de prémios dos concursos e dos troféus Balanito de Honra e Balanito Especial aos homenageados, cinema, animação pela Ludoteca Municipal e feira do livro de banda desenhada foram algumas das actividades do Moura BD 2007 – 16º Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura, que decorreu entre os dias 26 de Maio e 3 de Junho.

Tex em destaque no Boletim Municipal de Moura de Maio-Junho de 2007Subordinado ao tema “O Gato“, o Moura BD 2007 trouxe novidades, sendo de destacar a exposição de 30 pranchas inéditas do “cowboy” europeu, Tex Willer, que constituiu um exclusivo mundial. Esta mostra continha trabalho de 15 autores que compõem a nova vaga de desenhadores de Tex. Os trabalhos ainda não foram editados em nenhum país do mundo e não há uma data prevista para a sua edição, o que fez desta exposição um momento único para os apreciadores da personagem e da banda desenhada em geral.
Tex esteve também representado através de uma parte da colecção privada de José Carlos Francisco, com bonecos da personagem, objectos e livros, alguns dos quais primeiras edições.

Os gatos na BD, panorâmica geral sobre este tema na banda desenhada, trabalhos dos autores homenageados, os melhores trabalhos do 14º Concurso de Banda Desenhada e Cartoon e do 11º Concurso Escolar de Banda Desenhada, “Nas garras felinas do humor” – exposição comissariada por Osvaldo de Sousa, e uma mostra de Susa Monteiro foram as outras exposições que enriqueceram o evento.

Este ano a mostra teve também como inovação, a entrega dos Diplomas Moura BD, premiando o que de melhor se editou, no campo da BD, em 2006 nas categorias de Melhor Álbum Português; Melhor Álbum Estrangeiro; Melhor Álbum Traduzido para Português.

Como acontece anualmente, a Câmara de Moura, editou o Programa-catálogo com informação detalhada acerca das exposições, dos autores, do programa e do historial do salão, e de distribuição gratuita entre os visitantes, os Cadernos Moura BD (nº 7), “O Western na BD Portuguesa“, um estudo de Jorge Magalhães acerca da temática do “western” e “Nas Garras Felinas do Humor“, catálogo da exposição com o mesmo nome.

Homenagem a três grandes nomes da BD

Boletim Municipal de MouraO troféu Balanito de Honra foi este ano atribuído ao português José Abrantes e ao italiano Fabio Civitelli, enquanto que o Balanito Especial foi atribuído a Catherine Labey, francesa de naturalidade portuguesa.
Os três homenageados ficaram surpreendidos com esta distinção, que consideraram um motivo de orgulho e satisfação, sobretudo pela dificuldade que há em Portugal no reconhecimento dos banda desenhistas. O mesmo acontece em Itália, onde Fabio Civitelli se considera um desconhecido, salientando que é mais conhecido no estrangeiro do que no seu país.

De José Abrantes houve uma retrospectiva da sua obra, onde se incluíram trabalhos como as aventuras do Gato Zú e do Gato Hórus, entre outros, numa selecção feita pelo próprio banda desenhista, que já conta com mais de três décadas de carreira.

Fabio Civitelli, o homenageado estrangeiro deste ano, trouxe cerca de duas dezenas de pranchas também seleccionadas pelo próprio, que deram uma visão geral acerca da colaboração mais recente deste consagrado desenhador italiano para com a Sergio Bonelli Editore.
Puderam ser vistas pranchas de três histórias de Tex, nomeadamente, La banda dei tre (Tex italiano 554, acabada de sair na Itália e portanto inédita em Portugal), L’uomo venuto dal fiume (Tex italiano 476) e Il presagio (Tex italiano 475).

Catherine Labey é um nome incontornável na BD portuguesa dos últimos 30 anos. A sua obra estende-se em áreas tão diferentes como a legendagem, a tradução de álbuns, edição e paginação de fanzines, para além da ilustração do desenho.

Copyright: © 2007 Boletim Municipal de Moura; Jornal da Câmara de Moura
(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *