Tex em 2010: um olhar à programação OFICIAL

Tex em 2010Hoje no blogue do Tex vamos lançar um olhar à programação OFICIAL* das edições de Tex em 2010 para descobrir em antestreia, através de uma viagem de várias etapas, o que Tex oferecerá aos seus leitores nos próximos doze meses.

Depois da Argentina, Cuba!

No Texone (Tex Gigante) deste ano, o nosso inoxidável Ranger andará de novo em viagem, desta vez na pátria do desenhador de turno,  o cubano Orestes Suarez numa aventura tropical entre a guerrilha e a magia negra, na qual terá a seu lado o amigo Montales!

E 2010 é também o ano da edição número 600, desenhada por Giovanni Ticci que para a ocasião exibe a sua mestria no interpretar as paisagens do Grande Norte, onde, numa área inexplorada de tundra, Tex, seus pards e Jim Brandon enfrentam os implacáveis “guerreiros da névoa”!
(De seguida em antestreia, no lado esquerdo, página do cubano Orestes Suarez e no lado direito, página do italiano Giovanni Ticci – para aproveitar a extensão completa das imagens abaixo, clique nas mesmas)

Página do cubano Orestes SuarezPágina Giovanni Ticci

Mas, por todo o 2010, não faltarão as aventuras no ensolarado  Sudoeste: uma longa caça a misteriosos assassinos levará os nossos heróis do Arizona ao Dakota, para resolver o enigma ligado ao assassinato de um lendário herói do Oeste! Tex e Kit conhecerão um singular escritor tão hábil com a caneta como com a pistola. Tex tentará parar um Ranger que, por ânsia de vingança, transformou-se num cruel justiceiro. E meter-se-á nos rastos dos raptores de um dos seus mais caros amigos, o general Davis!

“100 anni di fumetto italiano” - TEXEntretanto precisamente hoje, dia 20 de Janeiro, teremos na Itália um novo volume da série “100 anni di fumetto italiano” (100 anos de banda desenhada italiana), a colecção proposta semanalmente associada aos quotidianos “La Gazzetta dello Sport” e “Corriere della Sera”, mais exactamente o décimo sétimo volume, intitulado “Western à italiana“.

E quando se fala de banda desenhada ligada ao western, na Itália não se pode não pensar em Tex. De facto, é precisamente o Ranger, criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, o protagonista deste número com a reproposta de uma importante história. Trata-se de “Oklahoma!” que não só, em 1991, representou a estreia da série  Maxi Tex (se bem que só a partir de 1997, é que o Tex Anual passou a ser assim denominado), mas constitui também um exclusivo entre as tantas aventuras de Tex: é o único episódio escrito por Giancarlo Berardi, o criador, juntamente com Ivo Milazzo, do anti-herói Ken Parker. A acompanhar Berardi temos no desenho, Guglielmo Letteri, nome histórico da banda desenhada italiana, por mais de quarenta anos ligado indissoluvelmente a Tex.

A completar o volume (cuja capa vimos acima), um brevíssimo, mas emocionante extracto do Kit Carson de Rino Albertarelli que, mesmo depois de setenta anos da sua primeira publicação, transmite ainda a força, o dinamismo e a extraordinária técnica do seu autor. Tudo, como sempre, é acompanhado pelos textos assinados pelos experts no tema: Fabio Licari, Gianni Bono, Davide Barzi e Claudio Riva.

*Texto apresentado no sítio da Sergio Bonelli Editore em 20 de Janeiro de 2010.
Tradução e adaptação a cargo de José Carlos Francisco.
Copyright: © 2010, Sergio Bonelli Editore S.p.A.

4 Comentários

  1. Mais um ano que promete!

    Esse traçado de Orestes Suarez está muito bom e do traço de Ticci nem vale a pena falar!

    Longa vida ao Ranger

    Pedro Pereira

  2. É isso! Tex está com tudo em 2010… Já foi ótimo 2009… Imagine agora com TEX em Cuba, Tex 600 dentre outras que estão a sair.
    Esse desenhista da história “CUBA”, só pela prancha acima, lembra um pouco o nosso saudoso Eugênio Colonnese.
    Que venha mais TEX!

  3. Ok!
    Pards, estamos a esperar por essas preciosidades…
    2010 já está sendo um ano promissor no que diz respeito a
    TEX, esperamos que não pare por aí (em relação a edição colorida de TEX que está no 2º volume…uma utopia: chegarmos também aos 200 números da série italiana que sai semanalmente)…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.