Collezione Storica a Colori rumo ao número 200

Tex continua...Continua na Itália o grande sucesso da “Collezione Storica a Colori” (Colecção Histórica a Cores) de Tex: a colecção continuará a acompanhar-nos ainda por quase todo o 2010, concluindo-se com o ducentésimo volume.

A “Collezione Storica a Colori”, apresentada semanalmente em associação com o “La Repubblica” e o “L’espresso”, prossegue a sua corrida nos quiosques italianos. Continua, portanto, a reproposta das aventuras de Tex, pela primeira vez integralmente em “technicolor”, enriquecida por uma capa inédita, criada para a ocasião por Claudio Villa, e complementada pelos artigos e comentários assinados pelo crítico Luca Raffaelli e pelo próprio editor Sergio Bonelli.

cop TEX V156O centésimo quinquagésimo sexto volume, cuja capa e duas páginas interiores podemos ver a ilustrar este texto, será posto à venda a partir desta quinta-feira, 21 de Janeiro, agregada ao quotidiano “La Repubblica” ou ao semanário “L’espresso”, e terá como título “La cripta dei misteri” (A cripta dos mistérios).

De seguida propomos o texto com o qual, na edição mensal de Tex publicada neste mês de Janeiro, Sergio Bonelli informa os leitores da continuação desta importante iniciativa até ao ducentésimo número:

Caros amigos,
não hesito em reconhecer que o nosso Tex representa um fenómeno único e seguramente inimitável no mundo da banda desenhada. Somente os mais calejados coleccionistas poderão dizer com exactidão em quantas edições (e em quantos formatos diversos) tenha sido proposta a obra do meu pai Gianluigi Bonelli e de Aurelio Galleppini nos quase sessenta e dois longos anos de presença nas bancas. E o recente sucesso retumbante da última série a cores proposto a cada semana pelo quotidiano La Repubblica e pelo semanário L’espresso só pode confirmar a minha afirmação inicial.

Página 1 de Collezione Storica a ColoriFoi precisamente a dimensão deste sucesso que levou os editores Gruppo Espresso assim como a nós próprios a andar bem além do limite de cinquenta números pré anunciados originariamente, na ocasião da publicação do primeiro volume, no já longínquo mês de Fevereiro de 2007. Se o prolongar da série encontrou a aprovação do público, não posso esconder-vos que muitos leitores me comunicaram uma sua legítima preocupação.

Qual livraria, qual casa (talvez já “congestionada” da miríade de banda desenhada) estaria em condições de acolher a avalanche de papel constituída das milhares de páginas futuras?

Ninguém mais do que eu poderia partilhar essa dúvida angustiante; ninguém mais do que eu que, desde há anos vivo entre paredes de livros nas quais também a inclusão de um único fascículo poderia causar uma catastrófica “explosão”; todavia sabe-se que quando a paixão é cega e irremediável, sempre se consegue encontrar um pequeno espaço livre.

Página 2 de Collezione Storica a ColoriDe qualquer forma, hoje estamos em condições de estabelecer com exactidão qual o número em que concluirá aquela que é justamente definida “Collezione Storica a Colori”. Podem assim preparar os vossos armários, os vossos sótãos ou as vossas caves para empilhar mais um ano de volumes. A palavra “fim”, de facto, por alguns invocada, mas por tantos outros temida, aparecerá seguramente na última semana de Novembro de 2010, em consonância com a saída do ducentésimo volume. E os números finais acolherão uma aventura considerada memorável seja pelo enredo urdido pelo argumentista Claudio Nizzi seja pelos retumbantes desenhos realizados pelo autor de todas as capas, Claudio Villa. Estou a falar, como já devem ter intuído, da história que, pela enésima vez vê o nosso Ranger confrontar-se com os diabólicos poderes do seu Inimigo número Um, o necromante Mefisto.

Nada mais me resta do que augurar-vos boa leitura!

Sergio Bonelli

* Texto de Sergio Bonelli, apresentado no sítio da Sergio Bonelli Editore em 21 de Janeiro de 2010.
Tradução e adaptação a cargo de José Carlos Francisco.
Copyright: © 2010, Sergio Bonelli Editore S.p.A.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *