Tex, Carson, Kit e Jack Tigre por Beniamino Delvecchio

Por Afrânio Braga, criador do blogue Blueberry, Uma Lenda do Oeste: https://blueberrybr.blogspot.com

Kit Willer, Tex Willer, Kit Carson e Jack Tigre, por Beniamino Delvecchio

Beniamino Delvecchio

Beniamino Delvecchio

Nascido em Milão, Itália, em 1 de Dezembro de 1969, ele completou os estudos na Accademia di Belle Arti di Brera, em Milão, em 1992 com uma tese sobre a banda desenhada. Após ter completado o serviço militar em 1994, entrou no campo da banda desenhada com “Bad Moon” para a editora Xenia Edizioni, “Zona X” para a editora Sergio Bonelli Editore e “Lazarus Ledd” para a editora Star Comics.

Por seis anos, de 1999 a 2005, Beniamino Delvecchio foi contratado, por tempo indeterminado, pela editora Astorina como gráfico, colaborando, entre outros, na arte-final da prestigiada banda desenhada “Diabolik”.

Desde 2004, desenha também para a Associazione Culturale Cronaca di Topolinia diversas bandas desenhadas entre as quais a série western “Than Dai”.

Sempre desde 2004, ele inicia a publicar a mini-série western a cores, realizada com a técnica da aguarela, “Tokae”, onde se apresenta como autor completo. Beniamino Delvecchio já realizou cinco números (0, 1, 2, 3 e 4) dessa banda desenhada, com protagonista um jovem índio, cada uma composta por 16 páginas mais a capa. “Tokae” foi publicada também pela editora Eura Editoriale em “Skorpio”, em 2017.

Em 2008, ele assinou um número especial de “Anno Domini” publicado junto à Scuola del Fumetto di Milano. Sempre em 2008, para a editora Edizione Kassandra, desenhou um novo episódio de “Sadik” baseado em um guião de Nino Cannata.

Em 2009, desenhou um novo episódio de “Kinowa”, para a editora Mercury, uma banda desenhada western composta de 128 pranchas em preto e branco.

Desde 2010, recomeçou a trabalhar com a editora Star Comics a desenhar várias séries diversificadas como “Cornelio”, “The Doctor Morgue”, “Pinkerton”, “The Secret” e muitas outras.

Ele colabora também como ilustrador para o comité de Verona Pasque Veronesi, Itália, para o qual, desde 2012, realiza ilustrações realísticas, com Photoshop, ambientadas no fim dos anos 1700. Beniamino Delvecchio continua também a colaboração com a editora suíça Uchronia para a qual desenha vários tipos de banda desenhada – ficção científica, histórica e outras – a cores.

Em 2013, ele desenha para a banda desenhada “Don Camillo” para a editora ReNoir.

Em 2014, coloriu um episódio breve da edição especial “Color Tex” para a editora Bonelli. Em 2015, realizou os desenhos para a graphic novel “Medhelan” em 208 páginas de história da banda desenhada milanesa por publicar em Expo 2015.

Em 2016, colabora novamente com a editora Bonelli para colorir, com Photoshop, uma história especial de “Color Tex”.

Em 2017, ele colaborou com a editora Ferrogallico para o projecto da banda desenhada biográfica sobre Norma Cossetto. Beniamino Delvecchio trabalha também para a editora americana Kensai Production para desenhar o personagem Black Arrow a realizar os desenhos a lápis, arte-final e cores para uma banda desenhada de 28 páginas.

Em Setembro de 2017, colabora também com a editora Bonelli para arte-finalizar os desenhos a lápis de Daniele Statella em “Dampyr”. Em 2018, ele colaborou com diversas editoras americanas como Advent Comics, Kensai Production, Sonictrail, RCB Studios. Beniamino Delvecchio inicia também a colaboração com a editora francesa Petit à Petit para a qual desenha histórias breves de ambientação histórica medieval.

Além disso, ele colaborou com o roteirista Habib Zoko no rascunho de um volume sobre a vida de Zokou Gbeuly, político activo, nos primeiros anos de 1900, na Costa do Marfim. O volume foi publicado pela editora Yil em Junho de 2019.

Desde o início de 2019, ele desenha também para a editora Éditions du Rocher, a realizar em aguarela uma banda desenhada baseada no livro “The Forgotten Track” (“La Piste Oubliée”), “La rosa bianca” e outras bandas desenhadas. Ele trabalha também como arte-finalista para a prestigiada série Bonelli “Julia”, álbum nº 268 “Gelida Rabbia”.

Actualmente, continua a colaboração com a editora Éditions du Rocher.

Fonte: Beniamino Delvecchio.

A personagem Tex foi criada por Giovanni Luigi Bonelli e realizada graficamente por Aurelio Galleppini
Tex © Sergio Bonelli Editore

Eu agradeço a Beniamino Delvecchio os desenhos de Tex e os pards para o Tex Willer Blog.

Afrânio Braga

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *