SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 24

Por Saverio Ceri [1]

A mais recente (à época) colecção bonelliana de Tex entrou no ano do 70° aniversario com a sua vigésima quarta edição. Como sempre aproveitamos a publicação para percorrer a história das capas de 1948 até hoje. 
Entre as duas capas elegíveis para este número a redacção escolheu mais uma vez a ilustração menos conhecida das duas, a do Albo d’Oro n°48. Abaixo pode conferir-se a capa de 2018 e, graças ao site www.collezionismofumetti.com, a vintage de 1954; no confronto a segunda ganha de longe em charme.

Tex Classic #24 – Gros-Jean, il meticcio

Albo d’oro Tex #48

Note-se como na capa do Classic Tex, apesar de ter uma arma na mão, Tex não atira nos índios, como fazia com os dois revólveres na capa de 1954.
A mudança de sensibilidade da opinião pública em relação aos nativos e ao seu quase extermínio no século XIX provavelmente levaram a Bonelli a fazer esta mudança.
Esta capa de Tex, no entanto, não é novidade para este tipo de modificações; o desenho de Galleppini já havia sido alterado em Maio de 1955, poucos meses após a sua publicação em Itália, para a capa do número 9 da série francesa Pampa. Nesse caso, acreditamos que a mudança foi ditada pelo facto de ser ainda uma jovem colecção e não ser bom mostrar que o herói atirava do alto da sua montaria nos índios apeados, ainda que armados e prontos para o matarem. Naquele caso Tex tentou deter os índios apenas com o uso das mãos! É um milagre que tenha sobrevivido.

Pampa nº 9

A mesma, improvável, versão com Tex desarmado, também foi utilizada pela editora brasileira Globo muitos anos depois, por ocasião do número 18 de Tex Coleção.

Tex Coleção #18

A capa “descartada”, a mais famosa, narra-nos a intervenção do mestiço Gros-Jean, um dos coadjuvantes recorrentes da saga, em socorro do Ranger que está para ser atacado pelas costas por um índio. Galep usou essa situação na capa pela primeira vez em 1952 para a décima raccoltina da segunda série, a denominada série bianca (branca). 

‘Cerchio di Morte’, con Tex Willer

Em Maio de 1954, o episódio de Gros-Jean foi reimpresso, pela primeira vez recomposto em três tiras, na colecção Albo d’Oro e Galep escolhe para a capa a intervenção do mestiço em favor de Águia da Noite, mudando a “telecâmara”. O cenário vertical da capa leva o ilustrador a optar por este enquadramento: com os três protagonistas vistos de frente, a cena é definitivamente de um impacto completamente diferente.

Albo d’oro Tex #47

A ilustração torna-se familiar aos leitores de Tex devido ao facto de ter sido escolhida em Janeiro de 1960, para ilustrar a capa do Tex Gigante nº 7 da 2ª série, ou seja a actual, e consequentementeem todas as republicações sucessivas. Para a ocasião desapareceu o Gros-Jean, tornando a situação ainda mais perigosa para Tex. Na redacção também decidem transformar o tipo de árvores da floresta, e fazer com que Tex vestisse uma vistosa camisa vermelha (após aquela laranja e amarela das duas precedentes versões), e um elegante chapéu branco, este último sem motivações cromáticas aparentes. Divirta-se descobrindo as outras pequenas diferenças curiosas.

Tex #7

Tutto Tex #7

Tex Nuova Ristampa #7

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 13/02/2018; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2018 Saverio Ceri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *