SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 23

Por Saverio Ceri [1]

Vigésimo terceiro encontro com as capas do Tex Classic e as suas origens. Como em todos os números anteriores, este também contém a reimpressão de seis edições publicadas no formato striscia, neste caso as três últimas da segunda série e as primeiras três da terceira (publicadas entre Abril e Junho de 1951), que já tinham sido republicadas, em Abril de 1954, nos Albi d’Oro 45 e 46; e foi precisamente entre as duas capas destas últimas publicações, que a redacção de Tex teve de identificar aquela que seria a mais adequada ao Tex Classic 23. A escolha, como pode ser vista de seguida, recaiu sobre a ilustração do 46° Albo d’Oro.

Tex Classic #23 – La mano scarlatta

Albo d’oro Tex #46

Desta vez para adequar a ilustração de 1954 às exigências gráficas da série actual, foi necessário reduzir a cena e, consequentemente, redesenhar parcialmente o cenário. Sobretudo foi redimensionada a folha fixada na árvore com uma seta. Efectivamente o “aviso” original parecia um pouco fora de escala em relação ao resto da cena. A escolha de utilizar a capa do número 46, era quase obrigatória, porque a capa do volume precedente, que pode ser vista de seguida, estava um pouco inflacionada.

Albo d’oro Tex #45

Esta entrada de rompante de Tex num saloon, já havia sido reutilizada no ano seguinte como capa do quinto número da primeira série gigante de Tex. A cena foi espelhada e os clientes parcialmente redesenhados, mas o desenho de Tex e do seu cavalo é o mesmo.

Tex nº 5; Primeira Série Gigante

Após dez anos a mesma imagem, descontextualizada, é novamente utilizada pela redacção para compor a capa do número 42 da série actual de Tex, e consequentemente apareceu como capa também nos anos 80 em Tutto Tex e nos anos 90 em Tex Nuova Ristampa.
Divirtam-se como sempre a encontrar as pequenas e grandes mudanças entre as várias versões que podem ser vistas de seguida:

Tex #42 – Incendio allo Star-O

Tutto Tex #42 – Incendio allo Star-O

Tex Nuova Ristampa #42 – Incendio allo Star-O

Uma curiosidade antes de concluir. Como mencionamos no início, este Tex Classic contém a reedição, entre outras, da primeira striscia da terceira série da Collana del Tex, que pode ser vista abaixo. Pois bem, a particularidade desta capa (publicada a 22 de Maio de 1951) é que marca a estreia, ainda que numa versão “primordial”, do logótipo de Tex tal como hoje o conhecemos, com o T e o X unidos.

Collana del Tex; Nº 1 – Nova série

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 06/02/2018; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2018 Saverio Ceri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *