Por Saverio Ceri [1]
Vigésimo terceiro encontro com as capas do Tex Classic e as suas origens. Como em todos os números anteriores, este também contém a reimpressão de seis edições publicadas no formato striscia, neste caso as três últimas da segunda série e as primeiras três da terceira (publicadas entre Abril e Junho de 1951), que já tinham sido republicadas, em Abril de 1954, nos Albi d’Oro 45 e 46; e foi precisamente entre as duas capas destas últimas publicações, que a redacção de Tex teve de identificar aquela que seria a mais adequada ao Tex Classic 23. A escolha, como pode ser vista de seguida, recaiu sobre a ilustração do 46° Albo d’Oro.
Desta vez para adequar a ilustração de 1954 às exigências gráficas da série actual, foi necessário reduzir a cena e, consequentemente, redesenhar parcialmente o cenário. Sobretudo foi redimensionada a folha fixada na árvore com uma seta. Efectivamente o “aviso” original parecia um pouco fora de escala em relação ao resto da cena. A escolha de utilizar a capa do número 46, era quase obrigatória, porque a capa do volume precedente, que pode ser vista de seguida, estava um pouco inflacionada.
Esta entrada de rompante de Tex num saloon, já havia sido reutilizada no ano seguinte como capa do quinto número da primeira série gigante de Tex. A cena foi espelhada e os clientes parcialmente redesenhados, mas o desenho de Tex e do seu cavalo é o mesmo.
Após dez anos a mesma imagem, descontextualizada, é novamente utilizada pela redacção para compor a capa do número 42 da série actual de Tex, e consequentemente apareceu como capa também nos anos 80 em Tutto Tex e nos anos 90 em Tex Nuova Ristampa.
Divirtam-se como sempre a encontrar as pequenas e grandes mudanças entre as várias versões que podem ser vistas de seguida:
Uma curiosidade antes de concluir. Como mencionamos no início, este Tex Classic contém a reedição, entre outras, da primeira striscia da terceira série da Collana del Tex, que pode ser vista abaixo. Pois bem, a particularidade desta capa (publicada a 22 de Maio de 1951) é que marca a estreia, ainda que numa versão “primordial”, do logótipo de Tex tal como hoje o conhecemos, com o T e o X unidos.
Saverio Ceri
Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic
[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 06/02/2018; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2018 Saverio Ceri