SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 19

Por Saverio Ceri [1]

Décimo nono apontamento com as origens (pouco) secretas das capas de Tex Classic. Como a estrutura de Tex Classic é diferente das reedições anteriores do personagem, para esta série foi necessário  recuperar algumas das capas históricas que não eram usadas há décadas. As capas da colecção albo d’oro, a primeira com as páginas montadas em três tiras, revelaram-se por agora as mais adaptadas. Assim por cada Classic, que tem 64 páginas, têm à sua disposição duas capas da colecção Tex albo d’oro, que tinha apenas 32 páginas, para escolherem. Desta vez a votação foi entre as capas dos números 37 e 38, que podem ver de seguida em todo o seu esplendor graçasao louvável trabalho do site www.collezionismofumetti.com que, entre outras coisas, propõe muitas imagens históricas das edições bonellianas e não só.

Albo d’oro Tex #37

Albo d’oro Tex #38

A escolha da redacção bonelliana recaiu nesta ocasião sobre a segunda capa, que apesar de inevitavelmente bela, devido ao grafismo particular desta colecção, se vê privada de um dos dois protagonistas. 

Tex Classic #19 – Il terrore di Durango

O que resta é o adversário de turno, que, se na capa original do Albo d’Oro teve de se ver com um Kit Carson armado, três anos depois na versão francesa, se vê caçado por Tex, mas desarmado. Provavelmente naquela época era considerado pouco educativo mostrar o herói a empunhar uma arma.

Edição francesa com um Tex caçador, mas desarmado

Muitos anos depois, a brasileira editora Globo reutilizou a mesma capa com Tex desarmado no 32º número de Tex Coleção.

Tex Coleção #32

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 22/11/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *