SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 17

Por Saverio Ceri [1]

O evento imortalizado na capa da Tex Classic 17 é fundamental na história do protagonista da série e consequentemente tem sido tema de muitas capas e enquadrado sob muitos pontos de vista.
Tudo começou em Agosto de 1950, no nonagésimo oitavo álbum de striscias de Tex (ou seja o trigésimo oitavo da segunda série) intitulado Il patto di sangue (O pacto de sangue). Na sexta das trinta e duas tiras que compõe o volume, Lilyth a filha do chefe Flecha Vermelha, estraga a festa aos seus companheiros Navajos, prontos para torturar o nosso herói: Tex tornar-se-á o seu homem! A sensacional reviravolta desse acontecimento terá repercussões inimagináveis para a série.

A bela Lilyth anunciando aos Navajos que Tex será o seu homem

Obviamente a capa daquele pequeno volume não podia ignorar o acontecimento,mas enganou-se no protagonista: No centro da cena está Tex e não a Lilyth. Obviamente mesmo no interior da redacção ninguém poderia saber o quão memorável e importante seria a intervenção de Lilyth no decurso da saga.

Collana del Tex nº 38 – 2ª Série “Il patto di sangue”

Entretanto em Outubro de 1953, com o lançamento do trigésimo terceiro albo d’oro, que republicou a história em questão, houve a decisão de focar na capa a entrada em cena da Lilyth, em auxílio do futuro Águia da Noite. E é precisamente esta a capa escolhida para o décimo sétimo Classic a cores. Seguem-se as duas versões:

Albo d’oro Tex #33

Tex Classic #17 – Il patto di sangue

Apenas um ano depois, em 1954, por ocasião do lançamento das reencadernações dos albi d’oro, colecção conhecida como Tex Gigante 1ª série, é proposta como capa inédita do terceiro volume, a corajosa acção de Lilyth visando salvar o seu futuro marido. Dessa vez a jovem navajo é enquadrada de frente e é consagrada definitivamente como protagonista deste acontecimento na vida de Tex (personagem e colecção).

Tex Gigante 1ª série – Volume 3

Façamos agora um salto de quarenta anos! Tex  é agora o embaixador da banda desenhada popular italiana no mundo. No Brasil, onde o Ranger tem um grande sucesso, é decidido começar uma republicação dos primeiros volumes de Tex, com a especificidade de serem publicadas as histórias completas. A Bonelli empenha-se em apoiar esta iniciativa ao fazer com que Claudio Villa, que acabara de substituir Galep como capista da série principal, as ilustrações inéditas que servirão para capas de Tex Edição Histórica. Foi inevitável para o quinto número escolher a jovem Lilyth que com o seu próprio corpo faz de escudo ao jovem cara-pálido em dificuldade por estar amarrado ao poste da tortura. Os desenhos realizados por Villa para esta colecção concebida no outro lado do oceano são tão bonitos que seria um pecado negá-los ao público italiano. É decidido então inseri-los como mini-pósteres, publicados no interior da série Tex Nuova Ristampa, a mais recente encarnação itálica  de Tex em rampa de lançamento precisamente por aquela altura. É esta a primeira aparição italiana desta ilustração que será explorada nos anos sucessivos também para um volume da Mondadori e para a mais recente colecção agregada ao La Repubblica dedicada ao Ranger Bonelliano. De seguida mostramos, em sequência, as quatro encarnações da capa.

Tex Edição Histórica nº 5

Póster Tex Nuova Ristampa nº 3

Tex Story – “Il patto di sangue”

Le Grandi Stori di Tex

Fechemos o círculo, em todos os sentidos, com a quarta capa da Collezione Storica a Colori do periódico La Repubblica realizada por Claudio Villa em 2006. O ilustrador de Lomazzo inspira-se directamente na vinheta de 1950, aquela que usamos na abertura deste texto, e imortaliza a esposa índia de Tex com o braço esquerdo levantado para suster os seus, e com o jovem protagonista marcado no peito pelo feiticeiro navajo com uma brasa, o sinal da tortura em curso, escondido em todas as versões posteriores à primeira edição publicada na striscia.

Collezione storica a colori, nº 4 – Il rapimento di Lilyth

Curiosamente este acontecimento fundamental na vida do Ranger Bonelliano, nunca apareceu numa capa da actual série principal. Os leitores de Tex tiveram de esperar até 2008 para verem a Lilyth numa capa, graças à aventura em flashback, Sul sentiero dei ricordi, narrada no volume comemorativo dos 60 anos, o Tex nº 575! 

Tex nº 575 – Sul sentiero dei ricordi

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 26/10/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *