SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 15

Por Saverio Ceri [1]

Tex Classic 15, como o volume precedente, possui uma ilustração de capa cuja ideia nasceu na série das “striscias” do Ranger. O primeiro esboço (e neste caso, para o protagonista, o termo não poderia ser mais apropriado) remonta ao número 30 da segunda série da Collana del Tex, intitulado, como o classic de 2017, Il covo sulla sierra. Tex jaz por terra, preso e vigiado por felinos ameaçadores. O seu dono, Raimundo el Loco, parece atrair a atenção de cúmplices que vêm de trás das rochas. Entre a edição de 1950 e o volume de 1957, diferenças gráficas à parte, é sobretudo a clássica camisa amarela, em vez da original vermelha.

Collana del Tex nº 20 – 2ª Série “Il covo sulla sierra”

III Série Raccolta Tex – Série Rossa, nº 13

Em 1953, porém, quando a aventura foi publicada no trigésimo albo d’oro, a cor vermelha ainda estava no auge; nessa ocasião Galep, podendo contar com uma dimensão tripla, faz a capa de forma diversa, Tex está numa posição frontal, embora ainda deitado e imobilizado e além da fera do eremita louco, paira sobre Tex um par de abutres. Adquirem maior evidência os personagens que surgem de trás das rochas, mas em vez de serem cúmplices do bizarro personagem em primeiro plano, desta vez vêm em auxílio do Ranger, tanto que “el loco” parece surpreso.
A mais recente versão, a do Tex Classic, apresenta a mesma cena, embora perdendo, como sempre, muito fascínio, sobretudo cromático, comparativamente ao albo d’oro de 1953. 

Albo d’oro Tex #30

Tex Classic #15 – Il covo sulla sierra

Curiosamente, em comparação com o passado, hoje em dia não há mais a preocupação de mudar a cor da camisa do protagonista e assim a cor vermelha é quase um indicador do Tex das origens, comparativamente ao Tex maduro que elege a cor amarela na sua camisa. Um jovem Tex de camisa vermelha vestida apareceu também na capa de um Maxi Tex de posterior publicação, cuja capa mostramos mais abaixo. Nesse caso a cor da roupa não foi escolhida para contrastar com o fundo, mas deliberadamente para reiterar, como se houvesse necessidade, que o protagonista da história não é o ranger dos nossos dias, mas sim o jovem Tex Willer.

Nueces Valley – Maxi Tex 31

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 07/10/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *