Por Saverio Ceri [1]
Tex Classic 15, como o volume precedente, possui uma ilustração de capa cuja ideia nasceu na série das “striscias” do Ranger. O primeiro esboço (e neste caso, para o protagonista, o termo não poderia ser mais apropriado) remonta ao número 30 da segunda série da Collana del Tex, intitulado, como o classic de 2017, Il covo sulla sierra. Tex jaz por terra, preso e vigiado por felinos ameaçadores. O seu dono, Raimundo el Loco, parece atrair a atenção de cúmplices que vêm de trás das rochas. Entre a edição de 1950 e o volume de 1957, diferenças gráficas à parte, é sobretudo a clássica camisa amarela, em vez da original vermelha.
Curiosamente, em comparação com o passado, hoje em dia não há mais a preocupação de mudar a cor da camisa do protagonista e assim a cor vermelha é quase um indicador do Tex das origens, comparativamente ao Tex maduro que elege a cor amarela na sua camisa. Um jovem Tex de camisa vermelha vestida apareceu também na capa de um Maxi Tex de posterior publicação, cuja capa mostramos mais abaixo. Nesse caso a cor da roupa não foi escolhida para contrastar com o fundo, mas deliberadamente para reiterar, como se houvesse necessidade, que o protagonista da história não é o ranger dos nossos dias, mas sim o jovem Tex Willer.
Saverio Ceri
Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic
[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 07/10/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri