SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 14

Por Saverio Ceri [1]

A ilustração da décima quarta capa do Tex Classic tem origens antigas.
Apareceu, numa primeira versão, como capa do número 19 da segunda série das “striscias” de Águia da Noite, em Abril de 1950.
Tex encontra-se numa posição inusitada para ele, está prestes a emboscar alguém, mas para sua (e nossa) surpresa, tem às suas costas um índio pronto a alvejá-lo com uma flecha.
.

Collana del Tex nº 19 – 2ª Série “La valle degli Spettri”

III Série Raccolta Tex – Série Rossa, nº 1

Esta ilustração, nitidamente embelezada, também foi usada para lançar a terceira colecção das “raccoltine” de Tex, a denominada série rossa (vermelha), em 1956.

Em 1953, por ocasião da publicação do 27° Albo d’oro Tex, Aurelio Galleppini, tinha redesenhado aquela situação com algumas variações, entre as quais a presença de um segundo adversário, desta vez um homem branco, o que torna a circunstância ainda mais inusitada:ser surpreendido por um índio, talvez perito em mover-se facilmente entre as rochas sem fazer barulho, ainda vá que não vá, mas ser surpreendido também por um qualquer rosto pálido… parece um pouco demais (ainda para mais com um chapéu fora de moda; os chapéus azuis ainda se aceitavam em 1950; até o Tex inicialmente com um chapéu azul, já tinha mudado a cor do chapéu).

Albo d’oro Tex #27

Na versão dos nossos dias, o caucasiano (apenas para usar um termo “politicamente correcto” de vez em quando), desapareceu novamente, mas por requisitos gráficos;  tendo havido um “zoom” enquadrar no formato das capas desta colecção, do pobre homem apenas seria visível o chapéu azul.

Tex Classic #14 – La Valle degli Spettri

Que o chapéu azul foi uma moda passageira, também é claramente perceptível na comparação entre as capas de uma striscia e de outro albo d’oro, contidas neste Tex Classic, que narram a mesma situação. Pode ser visto de seguida. Azul em 1950, castanho em 1953.

Collana del Tex nº 23 – 2ª Série “Avventura a Piedras Negras”

Albo d’oro Tex #28

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 03/10/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *