SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 10

Por Saverio Ceri [1] com a colaboração de Francesco Bosco e Mauro Scremin

Décimo encontro com as “origens secretas” das capas de Tex Classic.
Com os episódios contidos neste número, está concluída a reimpressão das tiras da primeira série das aventuras de Águia da Noite. Raciocinando em “albi d’oro“, ao invés, neste volume encontramos, a cores, os números 19 e 20 da primeira série, e como sempre acontece, a capa do Tex Classic provém de um dos dois números citados, ainda que neste caso, filtrado pela passagem em Tex Gigante 2ª série (ou seja a série na qual mensalmente encontramos as aventuras inéditas de Tex).
Mas vamos por ordem: a capa em questão apareceu pela primeira vez em Março de 1953, no vigésimo albo d’oro e pode ser vista de seguida:

Albo d’oro Tex #20

Em 1959, por ocasião do lançamento do quinto número do Tex actual, que na realidade contém as primeiras tiras da segunda série e não as republicadas neste Classic, foi escolhida precisamente esta ilustração para representar o álbum, mas limpa na parte esquerda da inexplicável presença do personagem na parte inferior, e com cores quase totalmente alteradas.

Tex nº 5, 1959

A imagem assim reformulada apareceu depois por ocasião das sucessivas republicações de Tex Tre Stelle a Tex Nuova Ristampa, com pequenas variações que deixamos aos nossos leitores o prazer de descobrir nas respectivas capas que mostramos de seguida:

Tex Tre Stelle nº 5

Tutto Tex nº 5

Tex Nuova Ristampa nº 5

A versão que desembarcou nos quiosques italianos em 2017, na realidade tem pouco a ver com a original e assemelha-se sobretudo com a última incarnação, ou seja com a publicada em Tex Nuova Ristampa. 

Tex Classic #10 – I sicari del Drago

Curiosamente as duas capas elegíveis para este número de Tex Classic, tiveram uma vida editorial “feliz”. Também a capa do número precedente, número 19 dos albi d’oro, foi escolhida pela redacção, no final dos Anos Cinquenta, para revestir o quarto número da série actual de Tex. 
De seguida mostramos a capa original de 1953:

Albo d’oro Tex #19

Graças ao arquivo de imagens recolhidas pelos incansáveis investigadores texianos Bosco e Scremin, descobrimos que a jovem em primeiro plano deve de alguma forma estar relacionada com a actriz Jennifer Jones, imortalizada por Walter Molino na capa do décimo segundo número de I romanzi di Grand Hotel, intitulado Sinfonia Selvaggia.

Sinfonia Selvaggia

As duas “gémeas” de Jennifer Jones apareceram nos quiosques italianos, com dezasseis meses de intervalo, em duas séries diferentes; abaixo podemos vê-las uma ao lado da outra e podemos apreciar as ligeiras diferenças a partir da cor dos olhos.

Tex e Sinfonia Selvaggia

A capa do 19° albo d’oro, como dissemos, foi depois reutilizada em 1959 para o quarto número da actual série de Tex, com o prevosível desaparecimento da “gémea Jones” e acrescida do disparo do revólver do adversário: Tex não pode disparar contra um inimigo que não dispare contra ele, evidentemente. De seguida descubra as variantes das edições sucessivas. Curioso como na mais recente foi adicionada uma caixilharia em madeira. Talvez não fosse claro para todos que se tratava de uma janela e não um quadro bizarro pendurado na parede?

Tex nº 4, 1959

Tutto Tex nº 4

Tex Nuova Ristampa nº 4

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rúbrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 22/07/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.