Recordar Sergio Bonelli, por Antonio Mondillo

Há anos eu desejava conhecer Sergio Bonelli, várias vezes eu programei ir à redacção da rua Buonarroti, mas não fui. Até escrevi a Sergio há mais de dez anos, sem obter resposta. Até que, finalmente, em Março de 2010 Sergio veio a Nápoles quando da grande mostra Audace Bonelli. Eu saí às pressas do trabalho e, depois de quase perder o trem, cheguei a tempo para o encontro com Sergio e outros autores da Bonelli.

Depois de assistir, eu me apresentei e fiz-lhe algumas perguntas sobre os futuros autores dos Tex Gigantes, e depois perguntei se ele conhecia as minhas publicações. Imediatamente ele elogiou os dois livros que eu havia feito (Tex – Entre Mito e História e Guia Bonelli – Todas as Edições Estrangeiras) e mostrou uma particular surpresa pela volumosa obra sobre as edições estrangeiras, afirmando que nem ele se recordava de todas aquelas edições feitas no resto do mundo.


Ao final da sua participação, ele sentou-se na plateia, perto de mim, para ouvir os outros autores (Burattini, Castelli, Berardi, Ticci, etc.), quando foi tirada uma foto nossa. Continuamos a conversa e ele prometeu-me que logo falaria dos meus livros num editorial de Tex (e que saiu no Tex Tre Stelle n° 560, Setembro de 2010). Aquele momento foi inesquecível e eu sinto por não ter podido reencontrar esse homem de grande personalidade que marcou uma época.

Para mim, que considero os quadradinhos uma verdadeira forma de arte, Sergio Bonelli entrou a pleno direito entre os grandes da literatura italiana, criador de sonhos como o grande Emilio Salgari, com a diferença de que ele realmente visitou os lugares de suas narrativas. OBRIGADO, MÍTICO SERGIO!


Tradução e adaptação: Júlio Schneider

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Mais um belo relato sobre o Sergio Bonelli, pequenas jóias que se agregam para formar um conjunto único!
    Parabéns pards!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *