Primeira Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, a GIBICON, é notícia no site da Sergio Bonelli Editore

Por José Carlos Francisco

A primeira Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, a GIBICON (se bem que oficialmente seja a edição número zero, como uma espécie de preliminar para os eventos que comemorarão em 2012 os 30 anos da Gibiteca de Curitiba, a mais antiga de toda a América Latina) a realizar na capital do Estado do Paraná, entre os dias 15 e 17 de Julho de 2011, é esta semana notícia no site da Sergio Bonelli Editore, na sua rubrica das notícias flash na Agenda integrada na secção Comics News.

Tal facto não é alheio à presença dos consagrado desenhadores Fabio Civitelli (que retorna ao Brasil depois do estrondoso êxito que foi a sua participação no 17º Fest Comix de São Paulo realizado em Outubro passado) e Lucio Filippucci (desenhador do fantástico Tex Gigante “Seminoles” escrito pelo falecido Gino D’Antonio ), mas também à mega exposição vinda da Itália sobre o TEX,  assim como à exposição tributo ao TEX com trabalhos feitos por desenhadores brasileiros.

O texto publicado no idioma italiano pode ser lido de seguida em português:

15 de Julho

Banda Desenhada em Curitiba

De 15 a 17 de Julho será realizada em Curitiba, no Brasil, a primeira edição da Gibicon, Convenção Internacional de Banda Desenhada. Denominada Edição Número Zero – para deixar a honra de conceder o Número Um ao próximo evento (a de 2012, que celebrará o trigésimo aniversário da primeira bedeteca – biblioteca de banda desenhada – da América Latina), verá a participação de diversos desenhadores brasileiros que trabalham para as editoras norte-americanas DC e Marvel, mas também de autores estrangeiros provenientes da França, Alemanha e Itália. Convidados especiais os nossos Fabio Civitelli e Lucio Filippucci. Cursos de banda desenhada, mesas redondas, debates com o público, sessões de autógrafos e uma versão especial da exposição “A lenda de Tex” serão alojados em diversos palácios do centro histórico citadino.

Quanto aos principais destaques e momentos relacionados a Tex na Gibicon de 2011, teremos então a Mostra inédita no Brasil, cedida pela Editora Bonelli, vinda directamente da Itália, “A Lenda de Tex” que conta com diversas páginas de histórias e releituras de Tex feitas por artistas de diversas nacionalidades e cuja exposição pode ser visitada no Memorial de Curitiba. A abertura acontecerá em 15 de Julho, às 20 horas.

Tex Brasileiro“, a exposição colectiva de releituras da personagem Tex feitas por autores de todo o Brasil como Mike Deodato Jr, Pablo Meyer, Odyr, Sama, Bira Dantas, Fulvio Pacheco, José Aguiar, Paixão, entre outros e cuja mostra decorrerá no Memorial de Curitiba. A abertura acontecerá em 15 de Julho, às 20 horas.

Na sexta-feira, dia 15 de Julho, pelas 14 horas: Debate: Tex – Caubói Italiano (Memorial de Curitiba) onde dois dos principais desenhadores de Tex (Fabio Civitelli e Lucio Filippucci) falam sobre a mítica personagem criada por G. L. Bonelli e Aurelio Galleppini em 1948 e o seu processo de criação,  com a mediação do tradutor dos títulos da Bonelli no Brasil, Júlio Schneider, da Mythos.

Sábado, 16 de Julho, pelas 10 horas: Debate: Publicando Na Europa (artistas de diferentes nacionalidades debatem a realidade de trabalho em seus países) com Hervé Bourhis (França), Jens Harder (Alemanha), Fabio Civitelli (Itália), Lucio Filippucci (Itália) e Ricardo Manhães (Brasil).

Além das sessões individuais de autógrafos de sexta e sábado, no domingo (17 de Julho) os visitantes poderão encontrar os seus artistas predilectos reunidos no Memorial de Curitiba. A partir das 15 horas, acontecerá uma “Jam Session”   de autógrafos, com todos os artistas brasileiros e estrangeiros da Gibicon. Será sem dúvida alguma uma óptima oportunidade para o público interagir com os artistas.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Informamos nossos amigos e leitores que o artista FABIO CIVITELLI estará presente na Mythos no dia 18/07 das 9 às 12 horas. Quem quiser comparecer para conhecer a Mythos e o Civitelli e ainda ganhar um autógrafo e tirar fotos, será muito bem-vindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.