Presença de Alfonso Font no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora é DESTAQUE no Sítio Internet da Sergio Bonelli Editore

Presença de Alfonso Font no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora é DESTAQUE no Sítio Internet da Sergio Bonelli Editore

O Sitio Internet da Sergio Bonelli Editore, destacou ontem, quarta-feira, dia 23 de Outubro, a ilustre presença do consagrado desenhador Alfonso Font no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, o maior evento da Nona Arte no nosso país e que abre as suas portas nesta quinta-feira, dia 24, estendendo-se até domingo, dia 3 de Novembro.

Trata-se de um texto da autoria de Alberto Cassani intitulado “Alfonso Font em Portugal“, texto esse que damos a conhecer em seguida e que mostra assim que a editora italiana continua atenta a tudo que diga respeito a Tex em Portugal.

[1] Artigo publicado no sítio Internet Sergio Bonelli Editore em 23 de Outubro de 2019, por Alberto Cassani:

Alfonso Font em Portugal [1]

Amadora BD, a mais importante manifestação relacionada com a banda desenhada de Portogallo, hospeda para a edição deste ano o grande Alfonso Font, um dos primeiros autores ibéricos a saber dar cunho internacional ao próprio trabalho.

Alfonso Font em Portugal

Seria injusto reduzir a longa carreira de Alfonso Font apenas à colaboração exclusiva com o nosso Tex, mas, por outro lado, também seria injusto não dar a devida importância ao seu trabalho com o Ranger bonelliano. Digamos, portanto, que a presença do desenhador espanhol como convidado de honra da edição 2019 do Amadora BD enriquece a já extensa lista de autores texianos que ao longo dos anos foram convidados em terras lusitanas.

A edição de 2019 é a trigésima edição do Amadora BD, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, a mais importante manifestação relacionada com a banda desenhada, de Portugal. Realiza-se de 24 de Outubro a 3 de Novembro na cidade da Amadora, nos arredores de Lisboa, e é como sempre construído em torno de um tema específico e de um convidado de honra. O anfitrião, como mencionado, é Alfonso Font.

Capaz de se mover facilmente entre os géneros e as diferentes latitudes do mundo, o septuagenário catalão viu publicada, até agora, em Portugal, apenas uma pequena parte da sua produção artística, mas num momento em que a banda desenhada espanhola parece particularmente brilhante é fácil pensar que o trabalho de um dos percursores da actual banda desenhada ibérica possa receber a atenção que merece. Neste sentido, a presença de Font na Amadora pode certamente ser um evento importante.

Obviamente, seja na mostra a ele dedicada (da qual se pode ver uma pequena parte na fotografia que ilustra este texto) seja nos vários encontros que o vêem como protagonista, a personagem Tex – muito amado em Portugal – tem um papel principal. Por isso, se é um leitor apaixonado do Herói criado por Gianluigi Bonelli e se por acaso passarem pelo sul de Portugal em finais de Outubro, não deixem de dar um salto à 30ª edição do Amadora BD!

Para ulteriores informações, podem visitar o sítio internet oficial da manifestação.

[1] (Artigo publicado originalmente no Sítio Internet Sergio Bonelli Editore, em 23 de Outubro de 2019) – Copyright: © 2019 Sergio Bonelli Editore & Alberto Cassani.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

    • Obrigado pela sugestão, pard Banzé!
      Trata-se efectivamente de um acontecimento épico… no fim de semana escreverei algo a propósito deste projecto de crossovers de personagens de editoras diferentes, com destaque para a nossa Bonelli Editora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.