PATAGÓNIA publicada em França numa prestigiosa colecção

Por José Carlos Francisco

Pode datar-se de 1948, a estreia de Tex num país estrangeiro, mais precisamente em França, no dia 29 de Novembro, apenas dois meses depois da sua estreia na pátria italiana, com o nome “Texas Boy” e no formato apelidado de striscia (tira, em italiano), semelhante a uma caderneta de cheques. Com o decorrer dos anos, Tex foi publicado em variados formatos e em diversas séries, destacando-se cinco Tex Gigantes no formato habitual italiano, entre 2000 e 2003 e sobretudo o Tex Gigante “O Cavaleiro Solitário“, publicado em 4 luxuosos álbuns coloridos.

Tex também dividiu o espaço com outras personagens dedicadas à aventura, como aconteceu por exemplo nas revistas Mustang ou Rodeo, para retornar em grande estilo em 2008, depois de uma ausência de alguns anos dos quiosques franceses, numa aposta das Editions Clair de Lune, com venda exclusiva em livrarias.

Em 2010 a editora francesa resolveu apostar ainda mais forte em Tex e começou uma luxuosa colecção de prestígio, em  grande formato e capa cartonada, com um preço de 19,90 €, inaugurada em Março com “Seminoles“, de Gino d’Antonio e Lucio Filippucci, edição que teve um grande sucesso de vendas a ponto de se encontrar esgotada no presente.

Segue-se a 7 de Outubro, o segundo álbum desta prestigiosa colecção francesa de Tex, trazendo a aclamada história “Patagónia“, a obra-prima publicada na série italiana Tex Albo Speciale (nº 23) popularmente designada no nosso país por Tex Gigante, da autoria de Mauro Boselli no texto e Pasquale Frisenda na arte,  ilustres vencedores do prémio Ayaaaak entregues aquando da Cartoomics 2010, na categoria dedicada à melhor história de banda desenhada produzida em 2009 na Itália.

Para saber tudo sobre os bastidores de “Patagónia“, não deixe de ler a entrevista que Mauro Boselli e Pasquale Frisenda concederam em exclusivo ao nosso blogue, precisamente a propósito desta aventura ocorrida nos confins do Mundo austral.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *