Palestra de Fabio Civitelli sobre As Cidades do Tex, na inauguração do 17º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu

Por José Carlos Francisco (texto) e José Machado (fotos e vídeo)

O 17º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, organizado pelo GICAV – Grupo de Intervenção Cultural e Artística de Viseu, que decorreu de 10 a 21 de Setembro, abriu as portas ao maravilhoso mundo das “Cidades na BD”, inclusive às “Cidades do Tex”, no passado dia 10 de Setembro, pelas 17.00 horas, no interior do Pavilhão Multiusos em plena Feira de São Mateus. Discursos, mas também muita animação fizeram parte do programa de abertura da única grande festa da BD que se realiza actualmente no nosso país a norte de Lisboa.

Foram muitas as pessoas, sobretudo fãs do cobói italiano Tex Willer, que escolheram Viseu para apreciar, durante os dois dias do fim-de-semana inaugural do Salão (que contou com a presença do consagradíssimo e simpaticíssimo Fabio Civitelli, ilustre desenhador italiano que esteve presente em Portugal pela quarta vez, depois de ter participado anteriormente nos eventos de Moura, Amadora e Beja), as histórias das cidades aos quadradinhos contadas nas diversas exposições da edição 2011 do 17º Salão Internacional de Banda Desenhada. Vieram, na sua maioria, de lugares distantes, inclusivamente de Espanha e Holanda, mas não quiseram perder a oportunidade de conviver com o seu autor favorito e de aproveitar para o rever ou até para o conhecer, caso de alguns “pards” que somente agora tiveram o prazer de privar pela primeira vez com Fabio Civitelli.

Civitelli aquando da cerimónia de inauguração foi chamado a dissertar, contando com a preciosa ajuda da tradutora Tizziana Giorgini, sobre a evolução das cidades do velho Oeste (e do próprio Tex) percorridas por Tex Willer no decorrer dos mais de 60 anos da saga, conforme se pode assistir no vídeo que ilustra este texto, assim como pelas inúmeras fotos publicadas e que referem a momentos da palestra de Fabio Civitelli, palestra essa que foi ouvida com a maior atenção por parte dos texianos (e não só) presentes, brindando o autor italiano com uma estrondosa salva de palmas no final.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. Nossa muito boa essa matéria, parabéns. Muito legal colocar a palestra, sempre coloquem esse tipo de material, é muito importante. Parabéns. Mas parece que não tem o início, ela está inteira?

    • Realmente, pard Nelson, faltam os segundos iniciais da palestra de Fabio Civitelli aquando da inauguração do Salão de Viseu deste ano, mas o essencial foi filmado e está realmente um belo e interessante vídeo. E em breve iremos publicar outros, um em especial com Civitelli comentando em português sobre as suas páginas expostas no Salão… aguarde 😉

  2. PARABÉNS aos “Josés” (Carlos e Machado) pela EXCELENTE matéria com vídeo. É FANTÁSTICO para quem não esteve lá, poder ver o vídeo do mestre, aprender e ‘sentir’ a ‘atmosfera’ do evento. E para quem teve a sorte de ter estado, rever os momentos também é muito gratificante.
    PARABÉNS, todos texianos esperam mais matérias/vídeos desse tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.