Os porta-chaves (oficiais) de Tex

Por José Carlos Francisco

Porta-chaves de Tex dos anos ’60

Um porta-chaves (chaveiro, no Brasil) é um objecto feito para guardar e facilitar o transporte de chaves. Muito frequentemente, têm função decorativa e utilitária, sendo também um dos objectos que ao longo dos tempos têm sido alvo de colecções a ponto de poderem se tornar extraordinariamente valiosos, como por exemplo acontece com os dois porta-chaves (oficiais) de Tex produzidos na Itália.

Porta-chaves de Tex de 1979

O primeiro, extremamente raro, em metal dourado e esmaltado com a imagem de Tex a cavalo numa medalha com fundo azul intenso e com um tamanho a rondar os 10 centímetros, foi produzido pelas  Edizioni Araldo (a actual Sergio Bonelli Editore) nos anos 60 do século passado e hoje em dia é extremamente valioso quando em bom estado originando valores entre os fãs e coleccionadores do Ranger que vão dos 800 aos 1800 Euros, dependendo precisamente do estado de conservação.

O segundo porta-chaves, igualmente em metal dourado e esmaltado, com o logótipo de Tex inserido numa medalha circular com o fundo em amarelo, tem um valor menor já que a produção, em 1979, pela Editoriale Daim Press (ao longo dos anos a actual Sergio Bonelli Editore chamou-se Edizioni Audace, Edizioni Araldo, Cepim, Daim Press, Altamira e SBE), foi maior tendo em conta que foi um brinde dado pela editora italiana aos leitores de Tex que respondessem às dez perguntas de um questionário realizado nas contra-capas das edições do Ranger publicadas nesse ano, mas mesmo assim os poucos porta-chaves que ainda se podem encontrar são negociados por cifras entre os 175 e os 350 Euros.

Tex Anual nº 6, da Mythos Editora, com porta-chaves de brinde

Mas os porta-chaves oficiais de Tex não são um exclusivo da Itália tendo em conta que a Mythos Editora, do Brasil, em Dezembro de 2004, ofereceu gratuitamente um porta-chaves de Tex na compra da edição Tex Anual nº 6. Um brinde bastante procurado por fãs e coleccionadores de Tex não somente do Brasil, mas de vários países do mundo, que o tornam também num objecto de colecção muito desejado, mas que devido a uma grande produção e ao facto de ser bem mais recente tem um preço bem mais modesto.

Porta-chaves brasileiro de Tex

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima clique nas mesmas)

8 Comentários

  1. Esses chaveiros de brinde vinham de um lado o logo do Tex e do outro o nome da Mythos e telefone ou são duas coisas em separado? Pergunto porque de acordo com a posição do logo do chaveiro que está na foto com o gibi, não confere com o que está na foto abaixo. Não sei se me fiz entender.

    • São dois chaveiros diferentes pard Glecio. Em Tex Anual apenas saiu o chaveiro com o logo do Tex (nas duas faces). O chaveiro com o nome da Mythos (nas duas faces) nunca foi comercializado…

  2. O sonho é a estrela de ranger, quem sabe a do Kit Carson e também a do Tex, em duas edições diferentes?

    Está lançada a idéia para a Mythos, colocar em edições especiais a estrela de ranger.
    Quem sabe se lançarem no Demian e Cassidy? Seria recorde de vendas!

  3. Interessante! Tenho o da Mythos, é claro, mas esses da Itália nem sabia da existência.

  4. Lindas preciosidades. Não tenho esse da Mythos, infelizmente quando foi lançado, ainda não conhecia o personagem. Seria interessante a Mythos relançar esse brinde, quem sabe agora em um dos gigantes-capadura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.