O San Vincenzo de Paoli pintado por Galep

* Uma peça de altar, obra juvenil do mítico Galep (primeiro desenhador italiano do género western) está exposto em Piacenza, com a particularidade de São Vincenzo assemelhar-se a Kit Carson.

.
Antes de Tex Willer, nos lápis de Aurelio Galleppini, o mítico Galep, havia um outro personagem, um que no lugar de um colt exercia o Evangelho: San Vincenzo de Paoli, um grande apóstolo da caridade cristã. E antes do bife com a inegável montanha de batatas fritas com o inseparável Kit Carson, na imaginação do desenhador de banda desenhada, havia um prato de sopa, em troca de uma pintura (realizada em 1947) para a igreja das irmãs da ordem de San Vincenzo, em Cagliari.

A história da história ressurge no colégio Alberoni, em Piacenza, na exposição “As cores da caridade“, onde entre cerca de trinta pinturas e retratos do patrono universal dos pobres e dos marginalizados emerge uma obra do pai gráfico do imortal Ranger, nascido da escrita de Gianluigi Bonelli. É um San Vincenzo muito distante dos canyons e das pradarias do Oeste, que na Paris devastada do século XVII pela peste e pela fome se batia contra os abusos e as injustiças.


A mão de Galep é a mesma das primeiras tiras de Tex e em San Vincenzo há quem veja uma certa semelhança com Kit Carson. Na pintura não há revólveres ou espingardas, há crianças abandonadas, expostas, filhas de ninguém. De Tex não há vestígios, mas no quadro pintado por Galep há uma coisa que une o santo ao herói: a defesa dos mais fracos, aquele código moral que faz lutar contra as injustiças da vida. San Vincenzo traz a mensagem cristã de aceitação que não faz distinções de categorias entre os necessitados; Tex acrescenta a defesa dos mais fracos, um conceito aplicado por G. L. Bonelli nos textos das suas histórias…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Interessante o Cemic onde trabalho às segundas feiras é mantido pelas Vicentinas… devotas de São Vicente de Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *