O Editorial (e o Sumário) da Revista nº 18 do Clube Tex Portugal

O Sumário da Revista Clube Tex Portugal #18

EDITORIAL

Na mitologia, Némesis é a deusa que personifica o destino, equilíbrio e vingança divina. Na língua portuguesa, a palavra “Némesis” designa uma ação de retaliação ou vingança, pessoa que se vinga ou quer vingança, adversário ou obstáculo difícil de derrotar. Na cultura inglesa moderna, o termo assumiu o significado de “inimigo” ou o pior inimigo de alguém, tal como na saga texiana, onde o mal tem um nome: Mefisto, o arqui-inimigo de Tex. O seu contínuo regresso representa uma poderosa ameaça e tem sido sempre aguardado com crescente interesse por parte de gerações de leitores, que veem nesta personagem uma das chaves do sucesso da série, uma vez que os heróis afirmam-se principalmente perante grandes adversários. 2022 foi marcado por mais um regresso de Mefisto, tendo sido publicada em Itália uma extensa aventura que constitui o arco mais longo de toda a série. Nesse sentido, a revista do Clube Tex Portugal não quis ficar de fora da efeméride, reunindo neste número alguns artigos que, de modo mais ou menos direto, focam esta personagem carismática.

Mário João Marques debruça-se sobre esta nova aventura, tentando dar uma explicação para o suposto triunfo de Mefisto, mas nos seus artigos, o Sérgio Madeira de Sousa e o Antonio Mondillo também lhe dão especial protagonismo. Para uma informação mais completa e detalhada sobre Mefisto, remetemos o leitor para o excelente artigo de Moreno Burattini publicado, em 2017, no nº 6 da revista.

Por fim, duas excelentes capas com a Némesis de Tex (qual delas a melhor), realizadas propositadamente pelo enorme artista Bruno Brindisi, a quem o Sandro Palmas dedica um excelente artigo. Neste número, realcemos ainda a prancha escolhida pelo Moreno Burattini e o “Cantinho do Sócio” cujo texto, apesar dos seus tons melancólicos, é sobretudo um hino de amor e paixão da Fernanda Martins ao seu querido Athos.

Os nossos agradecimentos a todos, assim como ao Fabio Civitelli e ao Andrea Venturi que nos presentearam com material, sem esquecer, claro está, a Sergio Bonelli Editore que, continuamente, nos tem dado sempre o seu carinho e atenção.

O Editorial da Revista Clube Tex Portugal #18

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *