Moebius e a histórica 300ª edição de Tex Coleção na revista Mundo dos Super-heróis #32

Por Ezequiel Guimarães

A renovada revista brasileira MUNDO DOS SUPER-HERÓIS, dedicada aos quadradinhos, cinema, TV e cultura pop em geral, já chegou às bancas brasileiras com a sua edição número 32.

Novamente a diversidade é a marca registada desta edição, seguindo a nova linha editorial amplamente já divulgada.

Nesta edição, a BD europeia está representada por dois grandes heróis: Tex e Moebius. E Moebius na capa!!!

Há uma grande reportagem dedicada ao mestre Moebius, cujo nome era Jean Giraud (e que nos deixou recentemente). Ele nasceu em 1938, e foi discípulo de outro mestre, o grande Joseph Gillain (também conhecido por Jijé), e assim como o mestre, tornou-se um dos maiores autores dos quadradinhos franco-belgas. Sendo um dos poucos a tornar-se lenda ainda em vida. Tenente Blueberry foi o seu maior êxito comercial, e como Moebius assinou uma linha surrealista, notadamente ficção científica.

Arzach e O Incal (com Alejandro Jodorowsky) são outras obras muito conhecidas desse renomadíssimo artista, que chegou a trabalhar também em Hollywood, nos filmes Alien e Tron.

Na parte bonelliana, a secção Mundo Bonelli, não poderia deixar de registar que, a desejada série texiana ´Tex Coleção´ chegou ao especialíssimo número 300. Série essa que foi a mais aguardada pelos fãs texianos de língua portuguesa na época, pois sempre se desejou uma série que seguisse cronologicamente a série italiana, embora os criadores de Tex, e seus sucessores, construíram uma obra que pode ser lida isoladamente, história por história, e sem grande preocupação cronológica.

Firme e forte nas bancas desde Novembro de 1986 quando estreou pela Rio Gráfica Editora (que já era Editora Globo, mas por questões legais ainda não podia usar esse nome), a série superou as diversidades e tempestades políticas e económicas tão comuns no “bananão tupiniquim” nas décadas finais do século passado (o XX), para se manter viva e com o mesmo nome e numeração (que a actual editora do ranger – Mythos Editora – fez muito bem em manter).

Mas a revista tem muito mais: Batman na ´Polémica na TV´ – O que está por trás das duas novas séries Beware the Batman e DC Nation. Também ´Guerra dos tronos´ – um guia para entender melhor a segunda temporada da série. Desafio brutal! – aqui você confere qual lutador da cultura pop seria páreo para enfrentar Anderson Silva. E muito, muito mais.

Não deixe de adquirir seu exemplar.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

11 Comentários

  1. Se a Mythos desde 1999 tivesse reiniciado o Tex Coleção quinzenal, teriamos uma autentica coleção do Tex, porque essa coleção é terrivel, a pior do Tex com várias capas repetidas e outros defeitos gráficos.
    A própria Mythos insistiu nos erros com aquelas edições de 100 páginas com capas genéricas e principalmente o maldito Tex número 200.
    Em todas republicões do Tex os erros se repetiam, não se sabe o motivo, é inacreditável que nenhuma editora ao longo de 41 anos pudesse lançar uma boa coleção do Tex, similar à italiana, com um personagem que tem boas vendas no Brasil…

  2. Gostei de saber que tem Tex e mais quadrinhos europeus nessa nova edição da Mundo dos Super-Heróis, vou comprar esse exemplar. Se continuar saindo Tex vou continuar comprando. O blog está de parabéns pois já tinha visto a capa em outro blog, mas não tinha visto nada que tinha quadrinhos europeus, se não vejo aqui, não ia ficar sabendo e não compraria a revista. Gosto muito da Tex Coleção mas ainda não tenho ela completa, mas um dia vou conseguir.

  3. Também gostei de saber que tem Tex, vou comprar também. E com Moebius melhor ainda. Na outra teve Tintim, agora Moebius. Essa revista está melhorando. Se continuar assim vou comprar todo mês. Também coleciono Tex Coleção e acho que a Mythos vem fazendo um bom trabalho. Não precisa ser tudo igualzinho a Itália, capa e tudo mais. Do jeito que está está muito bom. A única coisa que precisa melhorar é o tamanho, aí sim ser igual a Itália. Capa diferente ou errada pode ter, o que vale é a história e o tamanho do gibi. Nesse ponto, o do tamanho, ai sim a Mythos tá pecando feio. No resto tá muito bom.

  4. Sou colecionador de quadrinhos e assinante desta revista, recomendo-a a todos que gostam de ler gibis, independente de qualquer tipo e gênero, pois é a partir desta que pode surgir interesse de leitura de várias hqs e conhecer outros artistas. Quanto ao Tex, tenho edições diversas, mas só coleciono mesmo a Tex Gigante e especiais, mas concordo com o Pedro, a Mythos já deveria ter deixado a revista no mesmo tamanho da italiana, ia custar um pouco mais, mas ficaria muito mais bonita.

  5. Outro bom trabalho de Ezequiel Guimarães na divulgação de uma revista que em todos os números traz matérias interessantes, não só para os fãs dos super-heróis como para os outros (e são muitos também) que se deleitam com o universo de Tex e da Bonelli e com autores de grande gabarito como Moebius e Hergé.
    Continuo a lamentar que uma revista como a Mundo tenha deixado de ser distribuída em Portugal, por escassez de vendas, pois não temos por cá, infelizmente, nada do género.

  6. Prezados Afrânio e Josival, muito obrigado por recomendarem a MUNDO. Josival você viu muito bem o que tentamos fazer publicando textos bonellianos na MUNDO.

    Prezados Antônio, Nelson e Pedro, muito obrigado por participarem do blog expressando suas opiniões.

    Prezado Jorge Magalhães, muitíssimo obrigado pelas palavras, fico muito agradecido. Infelizmente realmente a MUNDO deixou as paragens portuguesas, mas nada impede que ela retorne um dia, vamos torcer para isso. E-mails de portugueses solicitando isso ao editor ajudaria bastante. Grande abraço, e muito obrigado por sua participação.

  7. Conmprei essa edição e achei a matéria muito boa mesmo. Não sabia que tinha faltado um número na sequência original. A revista está melhorando a cada dia, parabéns. Só falta falar do Ken Parker. Essa edição 300 deveria ter saido em formato italiano.

  8. Li essa matéria e não tinha comentado nada aqui pois tinha ido ver um fime na TV que estava começando. Mas agora após comprar a revista e ver que está muito, mas muito boa mesmo, tenho que escrever e agradecer pelo blog sempre noticiar o que vai sair nas edições. Muito bom a matéria Mundo Bonelli e a do Moebius também está muito boa. Valeu cada centavo gasto.

  9. Não deixem de sempre noticiar o que vai sair nas edições. E sugiro que coloquem na revista Mundo dos Super-Heróis, matérias sobre os outros personagens Bonelli. Tem alguns que tenho curiosidade de ler, mas medo de gastar e não gostar. Por isso seria bom ler sobre eles antes.

  10. Comprei essa edição. Muito boa, a parte da Mundo Bonelli está muito bom, gostei. Só a Mythos precisa fazer Tex em formato italiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.