Livros temáticos (italianos) da autoria de Antonio Mondillo

GUIDA BONELLI TUTTE LE EDIZIONI STRANIERENa Itália está eminente a publicação do segundo livro temático sobre as edições Bonelli, da autoria de Antonio Mondillo, nascido a 10 de Setembro de 1967, em Salerno, laureado em Ciências Agrárias e que desde 2006 colabora com Alessandro Tesauro.

Antonio Mondillo é um grande consumidor e apaixonado de banda desenhada e desde bem jovem que possui uma interminável colecção, onde as personagens Bonelli constituem o fulcro da sua colecção, em particular TEX, personagem da qual possui a colecção italiana completa e inclusive ao menos um número de quase todas as edições estrangeiras do Ranger.

Esta sua segunda obra, tem como título “GUIDA BONELLI TUTTE LE EDIZIONI STRANIERE” (Guia Bonelli de todas as edições estrangeiras). Trata-se de uma verdadeira e própria “enciclopédia” de cerca de 260 páginas, onde se pode encontrar, nos vários capítulos dedicados aos heróis bonellianos a história das diversas editoras e das várias colecções bonellianas nas respectivas nações onde foram publicadas, assim como a cronologia dos títulos na língua original e respectiva tradução para italiano e ainda milhares de capas a preto e branco na sua maioria, mas também a cores, com particular relevo para aquelas inéditas realizadas para o mercado externo.

Edições internacionais de TexInútil dizer que o espaço maior, cerca de 100 páginas,  será dedicado ao nosso Ranger, com imensas capas jamais vistas e vários desenhos inéditos da autoria de diversos autores estrangeiros, como por exemplo alguns desenhos publicados ORIGINALMENTE aqui no blogue português do Tex – da autoria de Adauto Silva, Alfonso Font, Antonio Moreira e Jean Okada – facto que muito nos orgulha e ainda alguns desenhos inéditos feitos propositadamente para este livro, como por exemplo uma magnífica ilustração da autoria do brasileiro Fred Macêdo.

Tex tra mito e storiaO livro concluí-se com a biografia dos autores estrangeiros que colaboraram com a Sergio Bonelli Editore ou que tenham interpretado Tex e outras personagens Bonelli no estrangeiro e terá um preço de 22,00 € (euros), tendo como brinde um póster dos 4 pards, da autoria de José Ortiz, produzido para o mercado brasileiro, tendo sido colorizado pelo perito Alexandre Jubran e publicado em 2001 pela Mythos Editora, com o título Revista Póster de Tex nº1.

Informa-se também, que está ainda disponível, o primeiro livro da autoria de Antonio Mondillo, publicado em 2008, intitulado “TEX TRA MITO E STORIA” (Tex entre o mito e a história), 192 páginas no formato 17 X 24, onde vem traçada uma biografia de Tex com datas e personagens históricas e um meticuloso texto sobre como reconhecer todas as edições originais e não censuradas da série regular italiana e ainda um guia sobre as edições estrangeiras e vários desenhos inéditos, em particular um desenho a cores de Aurelio Galleppini, onde Tex beija uma dama desconhecida.

Tex português na edição italianaEsta edição que é particularmente especial para os texianos portugueses, já que é a primeira obra temática que inclui a edição portuguesa do Ranger, publicada em 2005, no volume 8 da 2ª Série dos Clássicos da BD, rebaptizada com o nome “Colecção BD Série Ouro” do jornal Correio da Manhã, tem também um custo de 22,00 € (euros).

Ambas as edições poderão ser encomendadas ao autor italiano por quem as desejar, que acrescentará ao valor do(s) livro(s) os portes postais, através de um contacto para o seu e-mail: antmond@libero.it

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Apesar de ter o livro “TEX TRA MITO E STORIA“ essa informação (desenhador da edição de RODEO que está na capa) não consta da edição. E como houve vários desenhadores franceses a desenhar as capas de RODEO (J. Mitton, Darrow, Dzialowski, Lainé, Severin, etc.) é muito difícil descobrir o autor dessa bela capa francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *