Por José Carlos Francisco (texto) e Orlando Santos Silva (fotos)
A 7ª Mostra do Clube Tex Portugal, organizada pelo Clube português com o mesmo nome e com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, abriu as portas ao maravilhoso mundo do Ranger, no passado dia 30 de Abril, pelas 15.00 horas, no Museu do Vinho Bairrada, em plena Anadia e com as mui nobres e importantes presenças do Vereador Sr. Dr. Lino Pintado, do Presidente da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, Sr. Fernando Adelino Pina Fernandes e do director do Museu do Vinho Bairrada, Exmº Sr. Dr. Pedro Dias, que com estas suas presenças vieram dignificar e ao mesmo tempo mostrar a consideração e relevo dado pelo Município de Anadia a esta 7ª Mostra do Clube Tex Portugal.

José Carlos Francisco, Presidente do Clube Tex Portugal, no discurso de inauguração da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal

José Carlos Francisco, Presidente do Clube Tex Portugal, no discurso de inauguração da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal
Mas este ano o evento começou de maneira inovadora… com a presença da primeira mulher a desenhar oficialmente o Ranger Tex Willer no decurso da sua História Editorial com mais de sete décadas de existência, LAURA ZUCCHERI de seu nome. Discursos, mas também muita animação e sobretudo uma grande afluência de público, fizeram parte do programa de abertura do evento, levado a cabo na região bairradina, pelo Clube Tex Portugal, que congrega os fãs de Tex Willer, criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, sendo o único clube português dedicado exclusivamente a um herói da BD, e o primeiro clube oficial de Tex no mundo, devidamente autorizado pela Sergio Bonelli Editore.
Durante a cerimónia de inauguração que decorreu no auditório do espaço museológico municipal, os responsáveis do Clube Tex Portugal atribuíu a Laura Zuccheri o título de sócia honorária, assim como galardoaram a autora com o Troféu Tex/Anadia 2022. Também houve entrega do troféu Tex/Anadia 2022 ao Sr. Dr. Pedro Dias, ao editor Dorival Vitor Lopes e ao tradutor/intérprete Júlio Schneider, o primeiro (Dr. Pedro Dias) pelo apoio, entusiasmo e empenho constantes e desde a primeira hora, em engrandecer os eventos do Clube e os segundos (Dorival Vitor Lopes e Júlio Schneider) pelo constante apoio à causa texiana e pelas consecutivas presenças nas Mostras do Clube.
O vereador Dr. Lino Pintado desejou ainda a todos os participantes que pudessem aproveitar a oportunidade para desfrutar o muito que Anadia oferece aos visitantes. Deixou ainda uma mensagem de agradecimento aos responsáveis do clube por, uma vez mais,terem escolhido o concelho para realizarem a Mostra do Clube Tex Portugal.

Entrega, pelo Sr. Dr. Lino Pintado, das t-shirts oficiais de Anadia Capital Portuguesa de Tex a Laura Zuccheri e a Júlio Schneider

José Carlos Francisco, Laura Zuccheri e Dr. Pedro Dias junto da Arte do Tex nas Vinhas Bairradinas, da autoria da Laura Zuccheri
A aposta da Câmara Municipal de Anadia em Tex é cada vez maior, tendo no passado adoptado oficialmente o estatuto de Capital Portuguesa do Tex, acto este que reconhece a importância que o município bairradino atribui à mais popular e carismática personagem dos fumetti. Decorrente desse acto e também como prova da consideração e apreço do município, realce para uma exposição permanente dedicada a Tex, numa ala inaugurada na 4.ª Mostra, no Museu do Vinho Bairrada, tratando-se da única exposição permanente que não está relacionada com o vinho, mas que exibe as belíssimas artes com que os desenhadores de Tex agraciaram Anadia e a sua região nestes últimos 7 anos, tendo em conta que já estavam expostas as artes que Laura Zuccheri e Roberto Diso (que infelizmente por motivos alheios à sua vontade teve de cancelar à última da hora a sua presença em Anadia) realizaram para este ano.

Laura Zuccheri e a Direcção do Clube Tex Portugal no local de inspiração para a arte de Tex nas Vinhas de São Lourenço do Bairro
Seguiu-se a abertura das exposições propriamente ditas de Laura Zuccheri e Roberto Diso, onde estavam expostas mais de duas dezenas de pranchas das suas histórias feitas para Tex, pranchas essas que geraram múltiplos elogios. Foi também o primeiro momento para alguns autógrafos sobretudo por parte das principais autoridades municipais e também para o já habitual espumante de honra que contou, como sempre, com a abertura das garrafas de espumante por parte da autora presente, mas também das principais individualidades da cidade bairradina assim como dos directores do Clube Tex Portugal.
O acontecimento bairradino, apresentou um programa diversificado e muito rico que incluiu conferências com Laura Zuccheri e com João Amaral (autor português que lançou a sua mais recente obra, um western, em Anadia), conversas, aulas de desenho, sessões de autógrafos e de desenho ao vivo, assim como o lançamento de “Justiça em Corpus Cristhi“, o quarto volume da colecção cartonada de Tex publicado no nosso país e com o selo da Editora A Seita, uma edição altamente elogiada, sobretudo pela qualidade do papel usado, da magnífica impressão, dos fantásticos extras e de um texto exclusivo da autoria de Mauro Boselli.
Mas este ano o público presente foi brindado com mais uma inovação… o Museu do Vinho Bairrada e o Município de Anadia ofereceram aos sócios do Clube Tex Portugal, belas t-shirts que associam o Museu do Vinho Bairrada, o Clube Tex Portugal, Anadia capital portuguesa do Tex e o próprio Tex, para além dos já habituais 200 pósteres no formato A1 (594 × 841) de Tex (100 de Laura Zuccheri e 100 de Roberto Diso) a todos os visitantes da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal!!!!! Fabulosos itens que muitos felizardos conseguiram em Anadia e que tornaram a presença no evento ainda mais especial e valiosa!
Para além de tudo isso houve ainda várias tertúlias à mesa igualmente com a presença de Laura Zuccheri e numerosa participação como as fotografias que ilustram este texto o documentam. E de modo a dar mais cor e brilho à exposição, foram também expostos inúmeros itens, raros e valiosos, relacionados a Tex e ao seu mundo, das colecções particulares de Carlos Moreira, Hernâni Portovedo, José Carlos Francisco e Mário Marques.
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)