Por José Carlos Francisco e Júlio Schneider
Hoje, dia 11 de Setembro de 2012, será inaugurado o X Festival Internacional de Historieta “Viñetas con Altura”, em La Paz, capital administrativa da Bolívia e a abrir a manifestação será uma mostra sobre Mister No: “Mister No e Mister Nolitta, 30 anos de viagens e aventuras de um herói anti-herói e do seu criador“.
A mostra é uma homenagem à histórica personagem de banda desenhada criada em 1975 pela fervorosa imaginação de Guido Nolitta, aliás Sergio Bonelli, editor e escritor italiano falecido em 2011. A exposição, comissariada por Graziano Frediani e Stefano Marzorati e patrocinada pela Sergio Bonelli Editore, ficará hospedada no Instituto Francês de Cultura daquela cidade até ao dia 27 de Setembro.
De La Paz desloca-se depois nos meses sucessivos numa turnê itinerante por toda a Bolívia, mas a vontade da embaixada italiana é levar também a mostra para a Argentina e Peru. A exposição consiste em 49 painéis, com textos e desenhos que explicam a história da banda desenhada, mas não faltam fotografias de Sergio Bonelli e das suas viagens nos anos 50 na Amazónia, não só no Brasil, mas também na Bolívia e no Peru.
Essa mostra poderia ser exposta em Manaus, capital do Amazonas, palco de tantas aventuras de Mister No e muito amada por Guido Nolitta.
Saudações bonellianas.
Enquanto isso no BRasil…. cri cri cri cri, ops o grilo foi embora!