Jornal Região Bairradina noticia a 2ª Mostra do Clube Tex Portugal no Museu do Vinho Bairrada

Jornal Região Bairradina, de 08/04/2015
Texto de Inês Maia de Almeida; secção Bairrada
Anadia

Segunda mostra do Clube Tex Portugal prevê trazer 500 pessoas a Anadia

Jornal Região Bairradina noticia a 2ª Mostra do Clube Tex Portugal no Museu do Vinho Bairrada

O Clube Tex Portugal vai realizar a sua segunda Mostra no Museu do Vinho Bairrada já nos próximos dias 9 e 10 de Maio. À semelhança do que ocorreu no ano passado, o clube nacional fez de Anadia o ponto de encontro dos aficionados da banda desenhada.

Em conversa com o Região Bairradina, o responsável pelo clube, José Carlos Francisco, explicou que “a ideia inicial do Clube Tex Portugal era ter a cada ano uma Mostra itinerante para levar o Tex aos sócios espalhados pelo país, mas depois do estrondoso sucesso do ano passado, o município de Anadia propôs a ideia de realizarmos sempre o evento na nossa cidade, disponibilizando para tal todas as infraestruturas necessárias para a realização dos eventos a realizar pelo Clube de modo a colocar a cidade de Anadia na rota da banda desenhada em Portugal”.

NOVIDADES

A segunda mostra terá como novidade de destaque a presença de dois dos mais consagrados desenhadores italianos de banda desenhada, Pasquale Frisenda e Stefano Biglia, que vão expor os seus trabalhos relacionados com a banda desenhada Tex, sendo inaugurada também uma exposição dedicada a Stefano Biglia. Esta trata-se “ de uma história em produção (Bad Hand é o seu título provisório) e com lançamento previsto apenas para o Verão de 2016 e da qual temos o privilégio de expor uma dezena de páginas em antestreia mundial nesta 2ª Mostra do Clube Tex Portugal”.

Os dois dias da mostra vão ainda contar com a presença do editor brasileiro de Tex, Dorival Vítor Lopes, que desde 1971 envia para Portugal as revistas da banda desenhada. Esta presença representa, no entender de José Carlos Francisco, “o apreço e consideração que os responsáveis pela publicação no Brasil têm pelos seus leitores portugueses”.

Com previsão de atingir cerca de cinco centenas de visitantes, a presença dos dois desenhadores vai ser “sem dúvida um marco que ficará na história do Clube, que vive exclusivamente da quotização dos sócios e que mostra bem a confiança e credibilidade que o Clube português tem junto dos melhores autores de banda desenhada italiana e da própria editora que publica esta mítica personagem há mais de 66 anos”.

PLANOS A CURTO E MÉDIO PRAZO

Os planos do clube passam por divulgar e continuar a estudar a série de banda desenhada. Para que este trabalho seja feito, vão continuar a ser organizadas actividades como encontros, reuniões, exposições, conferências e publicações.

Outro dos planos é a admissão de sócios não residentes em Portugal, intenção que surgiu devido ao crescente número de pedidos para aderir ao clube. Também está a ser ponderada a hipótese de organizar duas mostras por ano e “tornar a Revista anual do Clube numa publicação semestral e com maior quantidade de páginas, mantendo o alto padrão de qualidade para os próximos números, com uma cada vez maior colaboração por parte dos mais consagrados artistas de Tex”.

SOBRE O CLUBE TEX

A criação do Clube Tex Portugal ocorreu na presença de Andrea Venturi no 18º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, mais precisamente no dia 10 de Agosto de 2013. A ideia já germinava há cerca de dois anos e foi então oficializada com a devida autorização da Sergio Bonelli Editore na pessoa do seu director geral, Davide Bonelli, que deu o apoio incondicional ao Clube desde o anúncio da sua criação.

O Clube Tex Portugal é caso único em Portugal por ser um clube dedicado em exclusivo a um herói da BD e é inclusive o primeiro Clube Oficial de Tex no mundo. Trata-se de uma iniciativa destinadas aos fãs e coleccionadores de Tex Willer e que visa um maior convívio não somente entre os admiradores da carismática personagem, mas também, entre outras coisas, proporcionar a vinda a Portugal e consequente convívio com autores de Tex que se mostrem disponíveis para se deslocarem ao nosso país e também uma publicação periódica devidamente autorizada pela editora detentora dos direitos e destinada em exclusivo aos sócios do clube. Apesar de neófito, o clube conta já com mais de nove dezenas de associados augurando uma longa vida ao Clube e consequentemente ao Tex.

Copyright: © 2015 –  Inês Maia de Almeida; Jornal Região Bairradina

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *