Inspirações de Aurelio Galleppini para capas de “Tex”

Por Afrânio Braga, criador do blogue Blueberry, Uma Lenda do Oeste:
https://blueberrybr.blogspot.com

Aurelio Galleppini, em arte Galep, realizador gráfico de Tex e desenhador, nasceu em Casal di Pari (GR), Itália, em 28 de Agosto de 1917, de pais sardos, e viveu a maior parte da sua juventude na Sardenha, onde deixou os estudos no segundo ano do instituto industrial para dedicar-se ao desenho e à pintura, que estudou de forma autodidacta. Quando ele tinha dezoito anos, os seus desenhos apareceram em pequenos filmes animados executados por conta de uma empresa alemã fabricante de projectores em dois tempos.

Os primeiros desenhos de Galleppini, estampados sobre periódicos, remontam a 1936: eram fábulas ilustradas destinadas a “Mondo Fanciullo”. De 1937 a 1939, ele colabora em “Modellina” com as suas primeiras histórias ilustradas – “In terra straniera”, “La prova dei coccodrilli”, “All’ombra del tricolore”, “Le avventure di Pulcino” (essa última um grande álbum a cores em modo humorístico) –, além de desenhar algumas capas para “Il Mattino Illustrato” e de ilustrar “Il segreto del motore” de Andrea Lavezzolo. Nos mesmos anos, ele desenha para a editora Mondadori duas longas bandas desenhadas, escritas por Federico Pedrocchi: “Pino il mozzo” e “Le perle del mar d’Oman”.

Em 1940, Galep transfere-se para Firenze, onde inicia a colaboração com a editora Nerbini. Em “L’Avventuroso”, vêm à luz numerosas bandas desenhadas, algumas das quais ele cuida também do roteiro. A censura preventiva e outras absurdas disposições do regime que vinham a desnaturar o conteúdo e a forma das bandas desenhadas, induzem-no a suspender temporariamente cada actividade nesse campo. No imediato pós-guerra, Galep dedica-se à pintura – com lisonjeiro sucesso – ao cartazismo e ao ensino do desenho.

Em 1947, ele retoma a actividade de ilustrador com uma série de álbuns para “L’Intrepido”, entre os quais “Il clan dei vendicatori”, “Il corsaro gentiluomo”, “Il giustiziere invisibile”, “La perla azzurra”. Além disso, ele ilustra livros como “I Tre Moschettieri”, “La Maschera di Ferro”, “Le Mille e una Notte”, “Il Barone di Münchhausen” e “Pinocchio” (esse último em banda desenhada).

Rumo ao fim de 1947, Galep tem os primeiros contactos com a directora das edições L’Audace, de Milão, para uma nova colaboração. Para Tea Bonelli, ele ilustra o periódico quinzenal “Occhio Cupo” e o fascículo semanal “Tex”, ambos com textos de Giovanni Luigi Bonelli. Tex assinala uma reviravolta na actividade artística de Aurelio Galleppini, que a essa publicação dedica todo o seu empenho, salvo breves e excepcionais pausas como, por exemplo, a história “L’Uomo del Texas” realizada, em 1977, com textos de Guido Nolitta para a colecção “Un Uomo, um’Avventura”.

Galep desenha sozinho as histórias de Tex por alguns anos, até quando as dimensões da publicação requerem a mão de outros desenhadores. Entretanto, são suas todas as capas da série até o número 400. Uma dedicação (antes, quase uma simbiose), interrompida somente pelo seu falecimento, acontecido em Chiavari (GE), Itália, em 10 de Março de 1994.

Inspirações de Aurelio Galleppini para capas de “Tex”

(Titulo do livro – “Tex” italiano/“Tex” brasileiro)

“Buckaroo’s Code” – “Tex” nº 34 “Sinistri incontri”/“Tex” nº 9 “O Louco do Deserto”

“Top Man With a Gun” – “Tex” nº 61 “Morte nella neve”/ “Tex” nº 8 “Horda Selvagem”

“Gun Justice” – “Tex” nº 62 “Squali”/ “Tex” nº 19 “Cidade Sem Lei”

“Buchanan’s Revenge” – “Tex” nº 63 “Vigilantes!”/“Tex” nº 7 “Drama na Pradaria”

“Con el Dedo en el Gatillo” – “Tex” nº 70 “L’ultima carica”

“Savage Sierra” – “Tex” nº 81 “La banda dei lupi”/“Tex” nº 38 “Emboscada na Ilha Misteriosa”

“The Plunderers” – “Tex” nº 94 “Black Baron”/“Tex” nº 84 “Black Baron”

“Santa Fe Wagon Boss” – “Tex” nº 95 “La carovana dell’oro”/“Tex” nº 21 “Os Renegados de Virginia City”

“Taggart” – “Tex” nº 102 “Sierra Encantada”/“Tex” nº 41 “O Mistério das Pedras Venenosas”

“Back Trail to Danger” – “Tex” nº 110 “Chinatown”/“Tex” nº 86 “O Ás na Manga”

“White Warrior” – “Tex” nº 119 “Senza tregua”/“Tex” nº 90 “Sem Trégua”

“The Rider of the Ruby Hills” – “Tex” nº 120 “Sulle rive del Pecos”/“Tex” nº 91 “Às Margens do Pecos”

“The Peacemakers” – “Tex” nº 123 “Tamburi di guerra”/“Tex” nº 51 “Tambores de Guerra”

“Mad Morgan’s Hoard” – “Tex” nº 131 “«Wanted»”

“Helltown” – “Tex” nº 141 “La trappola”/“Tex” nº 107 “O Grande Golpe”

“The Staked Plain” – “Tex” nº 146 “Terra promessa”/“Tex” nº 95 “Terra Prometida”

“Think Fast, Ranger!” – “Tex” nº 160 “I killers”/“Tex” nº 75 “Pistoleiros de Laredo”

“Over on the Dry Side” – “Tex” nº 167 “La notte degli assassini”/“Tex” nº 50 “A Noite dos Assassinos”

“Apache Rampage” – “Tex” nº 175 “I cacciatori di scalpi”

“North Fork to Hell” – “Tex” nº 183 “Caccia all’uomo”/“Tex” nº 68 “Caçada Humana”

“Trouble Town” – “Tex” nº 186 “L’uomo dai cento volti”/“Tex” nº 119 “O Homem das Mil Caras”

“Shadow of a Gun” – “Tex” nº 192 “Il tesoro di Victorio”/“Tex” nº 81 “Na Pista do Kansas”

“Many Rivers to Cross” – “Tex” nº 202 “Grand Canyon”/“Tex” nº 130 “Grande Canyon”

“Adam Steele – Gun Run” – “Tex” nº “La rupe near”/“Tex” nº 132 “A Rocha Negra”

“Last Stand at Papago Wells” – “Tex” nº 234 “Gli eroi di Devil Pass”/“Tex” nº 152 “Cão Amarelo”

Fontes: O auto-retrato e  a biografia de Aurelio Galleppini, as capas de “Tex” italiano e a logomarca dos 75 anos de Tex: Sergio Bonelli Editore. As capas dos livros: Internet.

A personagem Tex foi criada por Giovanni Luigi Bonelli e realizada graficamente por Aurelio Galleppini.
Tex © Sergio Bonelli Editore
Sergio Bonelli Editore S.p.A., Milano, Italia.
Livros © Autores, editores e herdeiros legais

Afrânio Braga

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

5 Comentários

  1. Caro Mauro, la ricerca è stata fatta soltato sulle copertine di libri western. Infatti, la locandina italiana del film “Winchester ‘73” sembra essere un’ispirazione di Galep; chissà il Maestro ha mescolato la copertina del libro colla locandina del film per la copertina di “Vigilantes!” Io ti ringrazio per il link. Saluti texiani.
    Caro Mauro, a pesquisa foi feita somente em capas de livros western. De fato, o cartaz italiano do filme “Winchester ‘73” parece ser uma inspiração de Galep; quiçá o Mestre misturou a capa do livro com o cartaz do filme para a capa de “Vigilantes!”. Eu te agradeço pelo link. Saudações texianas.

    • Prezado José Carlos Alarca,
      eu pesquisei inspirações de Galep para capas de “Tex” ainda desconhecidas dos leitores; há muitas outras expostas em sites, blogues e fóruns sobre Tex. Certamente que mais descobertas sobre as 400 capas texianas, desenhadas pelo Mestre, surgirão com o tempo.
      Eu nunca li a respeito de algum processo contra Aurelio Galleppini pelo uso de trabalhos de outros desenhistas a inspirar várias de suas ilustrações para capas do Ranger do Texas. Os autores não tiveram conhecimento ou souberam e deixaram como estava sem considerar a hipóteses de processo por plágio – igualmente vale para os seus herdeiros porque a editora Bonelli, até onde se sabe, nunca foi notificada a respeito e os álbuns, com essas capas inspiradas em outras, continuam a ser publicadas nas reedições da série “Tex”.

  2. Vi num livro que mostra capas de revistas e livros policiais antigas a imagem que Galep usou para o Supertex (Tex nº 100). Se eu lembrar qual foi volto aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *