Inaugurado, em Itália, um parque dedicado a Tex Willer

Por José Carlos Francisco


No passado dia 15 de Novembro, foi inaugurado na zona sul de Roma, mais precisamente no bairro romano de  Torrino Mezzocammino, a primeira parte do PARQUE DE TEX!


Um parque público de 5.000 metros quadrados dedicado ao Ranger criado por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini onde uma estátua do Tex com o seu fiel cavalo Dinamite foi colocada no centro da praça Guido Crepax e cuja principal porta de entrada é chamada de Tex Willer e é ornamentada por uma estátua do Ranger em arame, havendo uma segunda porta de entrada, chamada de Kit Carson e igualmente ornamentada por uma estátua do velho Carson.


A inaugurar o parque esteve o presidente do IX município romano, Andrea Santoro, na presença de Giorgio e Davide Bonelli, respectivamente irmão e filho do editor Sergio Bonelli, Mauro Marcheselli, autor e director da Sergio Bonelli editore, e de Maurizio Nicastro, presidente do Consorcio Unitário Torrino Mezzocammino.


Em Janeiro serão abertos ao público outros 6 hectares do parque com dois campos desportivos, áreas para pic-nics e ciclovia, sendo também inauguradas as outras duas entradas do parque, as portas Kit Willer e Jack Tigre, também elas embelezadas pelas respectivas estátuas de arame.


(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. Correções: 1) O parque é denominado Parco dei Fumetti (Parque das Histórias em Quadrinhos, Parque das Bandas Desenhadas – ou no singular para ambas as traduções).
    2) A ilustração de Tex e Jack Tigre (…) foi extraída da capa de Tex Nº 51 “Sangue Navajo“ (…) publicado, na Itália, em 01/01/1965, 1ª edição.
    A praça Guido Crepax está localizada em uma bonita avenida de uma grande área residencial romana. No Parco dei Fumetti é um ótimo local para ler e reler as aventuras do Ranger do Texas.

  2. Muito bom.
    Esse parque divulgará ainda mais a figura de Tex na Itália, e para turista de outros países que não o conheciam.

  3. Muito bonito, um dia quando for à Itália, tenho que visitar esse parque, é uma obra-prima, melhor que muitos que temos cá em Portugal.
    Estão de parabéns, muitas felicidades, Tex é como um Lenda, um Ícone na Itália, até pelo mundo fora. Estamos todos de parabéns, nós leitores de Bonelli.
    Um abraço amigo,
    Marco Avelar

  4. Simplesmente fenomenal. Um local maravilhoso para se conhecer. Já gostaria de visitar a Itália, com essa então nem se fala. Parabéns a todos que não deixam esta chama cair mesmo após sessenta e tantos anos de história…
    Parabéns para nós texianos.

  5. O parque é denominado Parco dei Fumetti (Parque das Histórias em Quadrinhos, Parque da Banda Desenhada).
    A ilustração de Tex e Jack Tigre, para fotografias com os rostos dos visitantes, foi extraída da capa de Tex Nº 51 “Sangue Navajo“, roteiro de Giovanni Luigi Bonelli, desenhos Aurelio Galleppini e Virgilio Muzzi e capa de Aurelio Galleppini, publicado, na Itália, em 01/01/1965.
    Na fotografia, com aquela ilustração, no fundo, à direita, vê-se um painel de Dylan Dog e outro de Valentina, famosa personagem de Guido Crepax, autor italiano que dá nome à praça romana.
    O texto da placa junto à estátua do Ranger: “Presente da Família Bonelli ao Presidente do Consorcio Unitario Torrino Mezzocammino”.
    Mais um local texiano para visitar pelos colecionadores do mundo inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.