Inaugurada a exposição “60 anos de Tex” no FIBDA 2008

Texto: José Eduardo Ferreira
Fotos: José Carlos Francisco e Jorge Machado-Dias

Fogo de artifício na inauguração do FIBDAO Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora abriu as portas ao “mundo dos quadradinhos”, inclusive ao Tex, anteontem (dia 24 de Outubro), pelas 21.30 horas. Música, fogo de artifício e muita animação fizeram parte do programa de abertura da grande Festa da BD.
Na ocasião, a animação tomou conta do espaço com muitos figurantes, fogo de artifício, sons da Rádio Comercial e um espectáculo com os Space Boys, uma banda que tem na sua formação elementos dos Cool Hipnoise. Foi uma agradável festa de inauguração da 19ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

Interior do FIBDAA 19ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), irá acolher dezenas de exposições e diversos autores nacionais e estrangeiros. De entre os autores estrangeiros cuja presença na Amadora está confirmada estão Mauricio de Sousa (o criador da Turma da Mónica, que, agora, tem uma nova personagem – António Alfacinha, um português); Kevin O’Neill (colaborador da revista 2000 AD e de Alan Moore); Dave McKean (autor multifacetado que, entre outros trabalhos, colaborou com Neil Gaiman); Xulio das Pastoras (um dos desenhadores da série Metabarões) e muitos outros. Todos os autores recebidos no Festival (nacionais e estrangeiros) estarão aos fins-de-semana no Fórum Luís de Camões, na Brandoa (núcleo central do FIBDA) para participarem em sessões de autógrafos e outras iniciativas.

Exposições no FIBDAQuanto às exposições, o FIBDA irá apresentar diversas exposições, com especial destaque para a mostra central dedicada à Tecnologia e Ficção Científica, na qual serão expostos originais de Alex Raymond, Alberto Breccia, Kevin O’Neill, Ian Gibson, Mézières, e outros autores que trabalharam esta temática. Neste núcleo será, ainda, apresentada uma área dedicada aos autores portugueses que, também eles, criaram histórias subordinadas ao tema central do Festival.

Exposição 60 anos de TexO Festival de BD da Amadora, que se divide por dois pisos, com uma enorme área expositiva, irá apresentar, em parceria com o Star Wars Clube Portugal, uma exposição sobre a saga Star Wars, e outras mostras, fora do tema central: 60 anos do TEX (pela primeira vez originais de TEX são mostrados fora de Itália); STOP TBC by Luís Figo; mostras dos autores/álbuns galardoados o ano passado com os Prémios Nacionais de BD; Liberatore; BD e Música e Tara McPherson, entre muitas outras exposições que serão do agrado de todos os que visitarem este evento, quer sejam amantes da 9ª Arte ou não.

Música na inauguração do FIBDANeste primeiro fim-de-semana, o FIBDA irá receber os seguintes autores estrangeiros: Pat Mills, Kevin O’Neill, Liberatore, Esteban Maroto, Li Hong, Tara McPherson e Dave McKean. Todos estarão presentes em sessões de autógrafos e alguns deles em debates e workshops de bd.

Para entrar no “mundo dos quadradinhos” (núcleo central do FIBDA), o bilhete para o público maior de 12 anos custa 3 euros. Há, no entanto, redução de preço para estudantes e portadores do cartão-jovem e maiores de 65 anos. Os menores de 12 anos entram gratuitamente, desde que acompanhados por adultos.

De 24 de Outubro a 9 de Novembro, a Amadora está a ser “invadida” pelos quadradinhos, inclusive por TEX!

Inauguração - Foto 1Inauguração - Foto 2
.

Inauguração - Foto 3Inauguração - Foto 4
.

Fotos várias de Jorge Machado-DiasFotos várias de Jorge Machado-Dias
.

Pedro Bouça e um valioso original de MOEBIUSNas fotos acima, alguns aspectos gerais do Festival e na foto à esquerda, Pedro Bouça e um valioso original de MOEBIUS!

Nas fotos seguintes, à esquerda, José Carlos Francisco com o consagrado desenhador italiano Esteban Maroto e com o mítico desenhador português Augusto Trigo que recentemente ilustrou um conto de Tex escrito por Jorge Magalhães para o blogue do Tex e à direita, Esteban Maroto, olhando para a camisa comemorativa dos 60 anos de Tex envergada por José Carlos Francisco, com um magnífico desenho do autor italiano ao fundo.

Esteban Maroto, Augusto Trigo e José Carlos FranciscoJosé Carlos Francisco e Esteban Maroto
.

Na foto abaixo à esquerda, Mário João Marques acompanhado por Esteban Maroto e sua esposa e na foto da direita, José Carlos Francisco (com o BDjornal #24, que dedica amplo espaço ao Tex, nas mãos)  com Nelson Dona, o Presidente do Festival.

Esteban Maroto e sua esposa acompanhados por Mário João MarquesNelson Dona, o Presidente do Festival e José Carlos Francisco
.

Passamos agora à exposição dedicada ao Tex e a alguns dos ilustres visitantes e amigos Texianos que compareceram nestes primeiros momentos do FIBDA 2008…

Carlos Moreira e os 60 anos de TexVista parcial da exposição dedicada aos 60a nos de Tex
.

Tex dá as boas vindas aos visitantesJosé Carlos Francisco, o idealizador da exposição
.

Exposição dedicada aos 60a nos de TexPáginas originais de Tex
.

Tex e José Carlos FranciscoCapas originais de Tex
.

José Carlos Francisco60 anos do Tex
.

Inauguração da exposição dedicada aos 60 anos do TexIlustres Texianos
.

José Carlos Francisco com Geraldes Lino na foto abaixo à esquerda e com Pedro Bouça na foto abaixo à direita:

José Carlos Francisco e Geraldes LinoPedro Bouça e José Carlos Francisco
.

Na foto abaixo à esquerda José Carlos Francisco ladeado por José Manuel Cristóvão e José Vilela e na foto da direita, com Carlos Gonçalves.

José Carlos Francisco ladeado por José Manuel Cristóvão e José VilelaCarlos Gonçalves e José Carlos Francisco

Abaixo à esquerda, José Carlos Francisco com Rui Rolo e à direita, Carlos Moreira e algumas pranchas originais de Tex a seu lado.

José Carlos Francisco e Rui RoloCarlos Moreira
.

Abaixo à esquerda, José Carlos Francisco com Mário Marques e à direita, com Carlos Moreira.

José Carlos Francisco e Mário MarquesCarlos Moreira e José Carlos Francisco
.

Segue-se abaixo à esquerda o texiano Ricardo Leite entre Mário Marques e José Carlos Francisco e à direita, José Carlos Francisco, com um dos primeiros coleccionadores de Tex em Portugal, já que Manuel Mimo, colecciona o Ranger, desde 1971, mas tendo igualmente um dos maiores acervos de banda desenhada em Portugal, já que este idoso leitor (mas de espírito muito jovem) é acima de tudo, um fã e coleccionador de banda desenhada no seu todo.

Ricardo Leite entre Mário Marques e José Carlos FranciscoJosé Carlos Francisco e Manuel Mimo
.

Para quem se deslocar ao Festival, informamos que já se encontra á venda, o BDjornal #24, que dedica um amplo destaque ao Tex, inclusive com chamada na capa e a publicação de uma história de Tex, autorizada pela Sergio Bonelli Editore, que passará a ser oficialmente, a segunda história de Tex editada em Portugal e o feito pertence ao editor Jorge Machado-Dias, que está ao lado de José Carlos Francisco na foto abaixo. Para quem se deslocar nos próximos dias à Amadora, informamos que em breve teremos também um crachá (há quem chame pin ou botton) alusivo à presença do Tex no Festival Internacional da Amadora 2008, tendo como base, um desenho da autoria de Joe Kubert.

BDJornal dedicado aos 60 anos de TexJosé Carlos Francisco e Jorge Machado-Dias
.

Esteja atento ao blogue do Tex, porque nos próximos dias, teremos mais novidades (e fotos) referentes à exposição dedicada ao Tex, começando por dar um destaque especial às pranchas originais de Tex, expostas no Festival!

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

7 Comentários

  1. Buenas…
    Belo trabalho. Belas imagens. Parabéns Zeca. Seu trabalho é admirável. Abraço, Ary Otávio

  2. Olá, caros amigos Texianos! Reitero aqui o que disse para o Zeca por e-mail. O Festival da Amadora parece estar sendo um espetáculo belíssimo. Nem de longe vi algo tão bonito e animado por aqui. E olha que brasileiro é conhecido por gostar de farra. Parabéns pelo evento tão significativo para o mundo dos quadrinhos (bom, como o evento é aí parabéns pelo evento tão significativo para o mundo da BD). Portugal está de fato em festa! Zeca, você e seus colaboradores/parceiros sempre nos surpreendem com o esmero de seu trabalho.

    Abraços!!!

    Fred Macêdo

  3. Parabéns!! E muito obrigado mesmo, caros amigos Zeca e Jorge, por divulgarem também a Nona Arte Brasileira; principalmente os nossos trabalhos (Vieira/Macedo) e que o FIBDA seja realmente uma grande festa dos Quadrinhos/Bandas Desenhadas.

    Abração

    Wilson

  4. Ora aí está, o excelente trabalho do José Carlos e colaboradores a dar os merecidos frutos. Já era tempo do FIDBA receber o maravilhoso mundo de Tex Willer. Excelente leque de trabalhos expostos no pequeno espaço dedicado ao “nosso” herói. Talvez numa futura exposição o cenário possa ser mais trabalhado e criar um espaço temático mais envolvente. De qualquer modo, as pranchas expostas rápidamente nos fazem esquecer esse pequeno detalhe proporcionando uma agradável experiência a todos os visitantes, e em especial aos “pards” que por lá passam , atrevo-me a dizer que deve ter havido alguns a sair de lá com água na boca.
    Para mim o prazer foi a quadriplicar, pois além de poder apreciar a exposição, tive finalmente a oportunidade de conhecer pessoalmente o José Carlos Francisco, o Carlos Moreira (obrigado pelo marcador ) e o Mário Marques. Escusado será dizer que foi um imenso prazer que excedeu em muito as expectativas que tinha. Claro está que ficou combinado novo encontro para o fim-de-semana de 8/11. Até lá
    Um abraço,

    Rui Rolo

  5. Fantástico! Parabéns ao nosso TEX… e VCS que lá estiveram… e puderam ver este show de bola texiano!!
    Parabéns Zeca, editores… e colaboradores.
    Mário e Carlos Moreira… meus conhecidos… um grande abraço… e que venha o PIN de Portugal! SUCESSO…
    Edna Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.