INAUGURADA a ESTONTEANTE exposição “Tex e a BD de Pasquale Frisenda” do Amadora BD 2016


Por José Carlos Francisco (texto) e André Diniz (fotos)

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora abriu as portas ao “mundo dos quadradinhos”, inclusive ao Tex, ontem, dia 21 de Outubro, pelas 21.30 horas. Música, fogo de artifício e muita animação fizeram parte do programa de abertura do grande acontecimento português relacionado com a BD. Foi uma agradável festa de inauguração, a do 27º AMADORA BD, que terá as portas abertas ao público até  ao próximo dia 6 de Novembro, no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, naquele que é o maior festival do género em Portugal e um dos mais conceituados da Europa.


A 27ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), acolhe várias exposições e diversos autores nacionais e estrangeiros, mas para os fãs e coleccionadores do Ranger Tex, o destaque vai para a ESTONTEANTE exposição “Tex e a BD de Pasquale Frisenda, composta por uma selecção de pranchas originais das edições de Tex intituladas “Il segreto del giudice Bean” (” O segredo do juiz Bean“e “Trappola a San Antonio” (“Atentado em San Antonio“), assim como do recente álbum da série Le Storie, intitulado “Sangue e ghiaccio” (“Sangue e gelo“), e ainda de esboços, estudos e páginas inéditas de “Patagónia“, o Tex gigante de 2009, que a Polvo Editora, chancela de Rui Brito, publicou no nosso país, em 2015, durante a 2ª Mostra do Clube Tex Portugal.


Mas voltando à exposição em si, o trabalho da organização, sobretudo do cenógrafo Rui Mecha é verdadeiramente ESTONTEANTE, a ponto de receber os mais rasgados elogios por parte de inúmeros visitantes que já puderam apreciar ao vivo a fantástica decoração, assim como dos mais diversos autores italianos de Tex ao verem as maravilhosas fotografias que ilustram este nosso texto. Inclusive o próprio Pasquale Frisenda, que por motivos profissionais tinha declinado o convite para estar presente no fim de semana de 5 e 6 de Novembro, está a ponderar a vinda, como nos acabou de informar: “Cercherò di farcela, José, anche se il periodo è un po’ pieno di impegni.” (“Tentarei ainda estar presente, José, mesmo sendo este um período cheio de compromissos.“).


Quanto aos comentários, damos a conhecer já seguidamente alguns deles no belo idioma italiano, porque pensamos que são perfeitamente perceptíveis:  “Che bel lavoro, molto bella la sala tutta decorata!“; “Hanno dimostrato una particolare attenzione anche a scegliere gli sfondi.“; “Il pavimento con la mappa poi è spettacolare.“; “La vogliamo anche in italy una mostra cosi’!“; “Ma che meraviglia! Questa è una mostra, Frisenda devi essere molto orgoglioso!“; “Un allestimento davvero sontuoso. Onore agli organizzatori.“; “Ma che bello!!!“; “Uno dei rari casi in cui un allestimento fatto come si deve valorizza ed enfatizza il lavoro svolto da un autore… che siano tavole di un fumetto che siano quadri… soprattutto per quanto riguarda le luci…“; “Davvero una bella mostra, complimenti!“; “La mostra è bellissima, come pure l’allestimento. Sarebbe un vero peccato che pasquale non fosse presente.“; “Meraviglioso.“. Mas também há, obviamente elogios portugueses: “Muito bom. Bravo!“; “Realmente um belo trabalho.“; “Fantástico!“; “Grande trabalho… Parabéns!“; “Espectáculo!“.

Quanto a Pasquale Frisenda, eis as suas palavras referentes à surpresa que teve ao ver a sua exposição: “Uma prova da perfeição do que organizam em Portugal eu já tinha tido o ano passado, participando no evento de Anadia (2ª Mostra do Clube Tex Portugal) com  o editor da Polvo Editora, que começou a publicar o Tex em Portugal, mas não obstante isso, a atenção com que organizaram esta minha mostra surpreendeu-me.


Com todos estes atractivos (e ainda outras surpresas mais, que em breve divulgaremos), poderemos dizer sem medo de errar que esta é uma das maiores e mais importantes Exposições de Tex realizadas a nível mundial, por isso caro amante da Nona Arte, não deixe de comparecer na Amadora até ao dia 6 de Novembro e veja com os seus próprios olhos, um pouco mais do Mundo de Tex Willer!!!! Em breve daremos mais informações a respeito desta Exposição de Pasquale Frisenda, que decerto ficará gravada a letras de ouro no historial do Festival da Amadora, assim como na própria história de Tex Willer no nosso país!


(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *