Inauguração do Salão MOURABD2007

Realizou-se neste sábado, dia 26 de Maio, pelas 15.00 horas, a inauguração da  XVI Edição do Moura BD Salão Internacional de Banda Desenhada que tem atractivos que poderão fazer desta uma das melhores edições de sempre do certame. Desde logo pela presença inédita de Fabio Civitelli, conceituado banda desenhista italiano pertencente aos quadros da Sergio Bonelli Editore, que pela primeira vez se deslocará a Portugal, indo receber, no próximo dia 2 de Junho, o Troféu Balanito de Honra para autor estrangeiro.

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 1Inauguração do Salão MOURABD2007 - 2

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 3Inauguração do Salão MOURABD2007 - 4

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 5Inauguração do Salão MOURABD2007 - 6

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 7Inauguração do Salão MOURABD2007 - 9

Também a presença dos autores homenageados nacionais, Catherine Labey e José Abrantes, serão motivo de orgulho para o Moura BD dado que se trata de dois nomes incontornáveis na história da BD nacional dos últimos trinta anos. A entrega dos Troféus Balanito de Honra para autor nacional (a Abrantes) e Balanito Especial (a Catherine) é de um merecimento inquestionável.

O Gato é o tema base do salão e, como tal, uma panorâmica necessariamente breve (dado os inúmeros exemplos de personagens e séries com gatos existentes), fará recordar a uns e descobrir a outros autores das mais variadas escolas. Félix, Garfield, Blacksad ou Catwoman são apenas algumas séries a (re)ver…

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 8Inauguração do Salão MOURABD2007 - 10

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 11Inauguração do Salão MOURABD2007 - 12

Nesta “onda do gato” estão, como sempre, as exposições de trabalhos dos concursos promovidos (14º Concurso de BD & “Cartoon” e 11º Concurso Escolar de BD), subordinados, ambos, ao tema do salão. No primeiro caso, o Concurso confirmou-se como um dos de maior êxito do género no nosso país. Este ano, excedeu largamente as expectativas dos organizadores do salão: concorreram 70 autores (45 de Portugal, 22 do Brasil, 1 de Espanha, 1 da Argentina e 1 desde Kiev, na Ucrânia!).

“Nas Garras felinas da sátira“, exposição comissariada por Osvaldo de Sousa, procurou-se fazer uma retrospectiva sobre a figura do gato no “cartoon” político, social e desportivo no nosso país, durante os últimos 150 anos.

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 13Inauguração do Salão MOURABD2007 - 14

Susa Monteiro, jovem autora cheia de potencialidades, teve oportunidade de expor, pela primeira vez de modo individual, em Moura, depois de, nos últimos anos, o ter feito colectivamente, na companhia dos seus colegas do Toupeira Atelier de Banda Desenhada.

Finalmente, para fechar com chave de ouro, o espaço dedicado a Tex, o famoso cow-boy italiano (prestes a tornar-se sexagenário), com a exposição, em exclusivo mundial(!) sobre a nova vaga de desenhadores da personagem e uma mostra sobre a colecção de José Carlos Francisco, um dos maiores coleccionadores do mundo de Tex, onde se podem apreciar autênticas relíquias texianas…

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 15Inauguração do Salão MOURABD2007 - 16

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 17Inauguração do Salão MOURABD2007 - 18

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 19Inauguração do Salão MOURABD2007 - 20

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 21Inauguração do Salão MOURABD2007 - 22

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 23Inauguração do Salão MOURABD2007 - 24

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 25Inauguração do Salão MOURABD2007 - 26

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 27Inauguração do Salão MOURABD2007 - 28

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 29Inauguração do Salão MOURABD2007 - 30

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 31Inauguração do Salão MOURABD2007 - 32

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 33Inauguração do Salão MOURABD2007 - 34

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 35Inauguração do Salão MOURABD2007 - 36

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 37Inauguração do Salão MOURABD2007 - 38

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 39Inauguração do Salão MOURABD2007 - 40

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 41Inauguração do Salão MOURABD2007 - 42

A acrescentar a tudo isto, teremos os lançamentos das edições Moura BD, sessões de autógrafos com os homenageados, caricaturas ao vivo, sessões de cinema e o programa específico para as escolas do concelho (com actividades como a Hora do Conto, pinturas faciais, Jogo da Glória, etc.).

Um programa aliciante que entre 26 de Maio e 3 de Junho fará de Moura a capital da BD e que por isso o blogue português do Tex convida todos os amantes da Banda Desenhada a visitarem o evento, aguçando ainda mais a vontade, disponibilizando já hoje algumas fotografias tiradas por José Carlos Francisco e Mário Marques (devido à importância do evento, o blogue do Tex esteve representado ao seu mais alto nível) no dia da inauguração.

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 43Inauguração do Salão MOURABD2007 - 44

De seguida algumas fotos de agradáveis convívios Texianos:

José Carlos Francisco e Carlos Rico com as respectivas famílias:

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 45Inauguração do Salão MOURABD2007 - 46

José Carlos Francisco e Mário Marques na foto da direita e ambos acompanhados pelo Gustavo Carreira na da esquerda:

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 47Inauguração do Salão MOURABD2007 - 48

José Carlos Francisco e Tex e José Manuel Cristôvão e Tex:

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 49Inauguração do Salão MOURABD2007 - 50

José Eduardo Monteiro, Mário Marques e José Carlos Francisco na foto da esquerda e Carlos Rico e Mário Marques na foto da direita:

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 51Inauguração do Salão MOURABD2007 - 52

Finalizamos esta reportagem com a fotografia de José Carlos Francisco prestes a ser enforcado, mas que depois foi salvo no último intante por TEX WILLER, já que tinha sido alvo de uma armadilha descoberta pelo Ranger:

Inauguração do Salão MOURABD2007 - 53

Texto de Carlos Rico e José Carlos Francisco
Fotos de José Carlos Francisco e Mário Marques

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima clique nas mesmas)

19 Comentários

  1. Fixe Zeca. Mostra os alentejanos ao Dori e os prazeres da comida dessa terra maravilhosa.
    Caprichaste na exposiçao,sem ti não havia Tex
    Ahh nao tentes essa brincadeira da corda com o Dorival que a corda nao aguenta heehehehehhe….

  2. Zé Tex, estás de parabêns a todos os níveis.
    Graças essencialmente a ti é que tudo isto é possível nos nossos dias, pois nos anos 80′ e 90′ seria impensável realizar um evento como este.
    Mereces ser considerado o Tex português.
    Um abraço.
    Ivo.

  3. Parabéns TEX! Ops, Zeca! Um belo destaque a nosso ranger! Mil vezes parabéns!

  4. Fantástico Zeca. Um maravilhoso trabalho. Mais uma vez dá mostras da paixão e dedicação ao TEX! Parabéns pelos belos e raros itens mostrados!
    Um grande abraço!

  5. Beleza ZeCa, beleza de verdade!!!
    O lugar è maravilhoso, òtimo pela Mostra sobre Fumetti com dedicação ao nosso Tex e me lembra o mosteiro onde Tex e Carson ficaram uma noite, sonhando com um religioso que foi morto aì…
    Deve ser uma coisa de lamber os beiços, né? E ainda não chegou o melhor com a vinda do Civitelli… e o Dorival jà chegou?
    Um abraço para todos os amigos, você e Mário sobretudo.
    Gianni – Milano, Itália

  6. Caramba! Mal posso esperar por Sábado para também estar lá!
    Grandes fotos, como é habitual!
    Parabéns!

  7. Fantásticas fotos e reportagem. Não estava à espera de já ter acesso virtual ao Salão MouraBD, e tudo graças ao Blogue Português do Tex, ao Zeca e ao Mário. Obrigado e até Sábado!

  8. Zeca e Mário,

    Parabéns! Que fotos legais que já dão uma idéia do que vai ser, principalmente com a presença do Civitelli por aí. Queria muito poder estar e curtir com vocês. Mas, com teu nível de reportagem, a curtição daqui não deixará nada a perder!
    Leusden, Holanda
    Nanda

  9. Parabéns por mais esta honrosa mostra do Tex num dos mais agradáveis ambientes da BD em Portugal. O Carlos Rico é um grande amigo. Tive pena de não poder estar presente, mas não se pode acudir a tudo. Um grande abraço do pessoal do gicav e até breve.

  10. Apesar de eu não ser um fanático dos fumetti, agradou-me imenso a exposição das preciosidades texianas do José Carlos, das pranchas de Civitelli e dos novos desenhistas de Tex. Recomenda-se a todos uma visita à bela Moura. Viva a BD!
    Parabéns ao José Carlos e ao Carlos Rico.

  11. Zé Carlos, parabéns, pela excelente reportagem.
    Foi quase como estar em Moura.

  12. Parabéns Zeca e Mário pela excelente reportagem, ainda me aguçaram mais a vontade de estar em Moura no dia 2.

  13. ”ZEca e Mário“… que coisa linda… fántástico… parabéns… a vcs texianos Portugueses… por esta chance de participar de um evento que nos enche os olhos e alma texiana… sequer imagino semana que vem com Civitelli por lá… aproveitem… e mtos momentos texianos a todos vcs… Utaaaaaaaa…

  14. Prezados Amigos e Amigas,
    Muito obrigado pelas vossas palavras no que diz respeito a mim, mas os parabéns terão que ser endereçados em primeiro lugar ao nosso TEX WILLER, pois é ELE que está em Moura e é ele a figura central do Salão (os Gatos que me desculpem)… eu sou apenas um fã do Ranger, como vocês todos e se há mais alguém que mereça um grande agradecimento, só pode ser o Carlos Rico por ter permitido que este nosso sonho de ver um autor do Tex em Portugal tivesse virado uma realidade… e agora há que aguardar pela chegada do Civitelli ao fim da tarde da próxima quinta-feira e quem puder, que não deixe de ir visitar o Salão de Moura!!!!
    Abraços e beijinhos do vosso pard português!
    José Carlos Francisco (Zeca)

  15. Peço desculpa de te corrigir, Zeca, mas a vinda de Civitelli a Moura só foi possível devido a três factores:
    1) A vontade do próprio Civitelli em se deslocar a Portugal, a um salão que, pese embora tenha conquistado o seu espaço no panorama bedéfilo nacional, não é (ainda) uma referência a nível internacional. Há que agradecer ao sr. Civitelli por isso.
    2) À Câmara Municipal de Moura, nomeadamente ao seu presidente, Dr. José Maria Prazeres Pós-de-Mina, que, demonstrou mais uma vez, a sua grande sensibilidade para questões culturais, numa altura em que, como toda a gente sabe, as Câmaras do país não nadam em dinheiro.
    3) A ti, José Carlos Francisco, que, através da tua diplomacia e influência junto da Sergio Bonnelli Editore, conseguiste convencer os responsáveis da editora italiana a enviarem um representante como Civitelli!
    Eu simplesmente sugeri a vinda de um autor de Tex ao salão de Moura. De resto, o mérito é, por inteiro, de quem já referi.
    Já agora, aproveito para agradecer aos texianos que deixaram mensagens de apoio e incentivo e convido-os a visitarem o nosso salão até domingo, dia 3. Vale a pena!
    Grande abraço.

  16. A exposição está um show! Penso que o Tex é uma personagem de BD que já merecia uma exposição destas.

  17. Parabéns a todos que fazem este grandioso evento texiano!
    Pra mim, fã de carteirinha, um acontecimento desses é tão importante quanto a visita do Papa ao Brasil para os católicos ou tanto quanto a conquista da Copa do Mundo para os futebolistas.
    É mais, representa muito mais. Sintetiza os sonhos de G. L. Bonelli e A. Galleppini e todos os parceiros que vieram depois, com o ardor da labuta, os serões intermináveis nas noites frias, a correria para levar às bancas; motiva as milhares de pessoas que trabalham com o TEX nos diversos países, gerando emprego e renda; mas acima de tudo, no campo pessoal, dá-me a certeza de que fiz uma boa aposta, lá atrás, quando aos 10 anos comecei a colecionar, quando me vesti de TEX, quando decidi dedicar boa parte do meu tempo pra divulgar, quando resolvi transformar um quarto da minha residência na bibliotex, onde mergulho no mundo texiano sempre que tenho um tempo livre.
    Esse evento é mais uma prova de que TEX é grande e engrandece todos aqueles que se agitam em seu redor.
    Parabéns e sucesso. Ave TEX!

  18. Duque,
    está fixe, como disse o companheiro aí de cima!!
    E essa grande face do Tex! Eu gostaria de estar aí, para tirar uma foto bem ao lado desse desenho e fazer meu cunhado ficar com muita, muita inveja!!
    Besitos carinhosos e suerte, Duque.

  19. Eu estive lá! Com a minha mulher, a minha filha e os meus pais, com os amigos texianos e suas famílias, com os livros de banda desenhada no salão MouraBD, com os seus organizadores, com a colecção de Zé Carlos organizada com legendas, com Dorival Vitor Lopes-Director da Mythos Editora e sua esposa, com o Presidente da Câmara Municipal de Moura e com Fabio Civitelli!!!

    Fabio Civitelli é uma pessoa de uma simpatia imensa. Que enorme prazer foi conhecer este fantástico artista, ali, pertinho de nós, pedindo que nos sentássemos ao seu lado, para desenhar Tex e nos oferecer de presente.
    Sempre com uma palavra amável, sempre correspondendo a todas as solicitações, sempre cortés, amável, disponível, atencioso. Tentando dizer “laço” ou “chapéu” em português. Procurando saber mais das edições da Mythos, que lhe mostravamos. E autografando essas edições, parecendo estar tão satisfeito quanto nós!

    Não são palavras vãs, foi mesmo assim!!! Para quem lá não esteve, acreditem que Fabio Civitelli é mesmo uma pessoa fantástica! Já imaginaram um desenhador do calibre de Fabio Civitelli perguntar-vos se querem Tex com chapéu ou com a fita de Águia da Noite?!?! Sim, sim, podiamos escolher, dava uma sensação estranha, PODIAS ESCOLHER COMO QUERIAS TEX NO DESENHO QUE SERIA, DAÍ A UNS MINUTOS, TEU!!!

    E quando, depois da manhã no Salão MouraBD e do almoço, fomos no final do dia para a sessão de autógrafos oficial e Fabio tentava lembrar-se dos nossos nomes!! Não é demais?!?
    E tantas outras coisas, mas agora… vou dormir que já é tarde (quase 1 da manhã). E sonhar mais um pouco com os autógrafos em 6 revistas que levei, o desenho de Tex numa folha A3, o desenho autografado de Tex com a torre de Moura, o convívio fantástico, foi um dia imensamente bem passado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.